22 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
22/10/2025 às 11h13

Cultura

Jornalista lança na Bienal livro sobre memória e infância

Em Olhos de jabuticaba, Elen Oliveira recompõe o sítio de sua infância, num tempo em que ausências eram sublimadas pela contemplação e os livros abriam janelas à imaginação

Autora abre as portas de sua memória e conduz o leitor a uma viagem terna e intensa ao Barro Preto da sua infância - Ilustrações: Ed Oliveira

A jornalista alagoana Elen Oliveira lança, no dia 8 de novembro, o livro Olhos de Jabuticaba. A obra, ilustrada pelo artista plástico Ed Oliveira (1968-2025), reconstitui memórias da infância vivida nos anos 1970, no sítio Barro Preto, em Paulo Jacinto (AL), abordando as dificuldades próprias de um tempo/lugar desprovido de estruturas necessárias ao desenvolvimento humano, mas enfeitado pela percepção infantil regada à leitura e imaginação.

A obra faz uma imersão regressiva à infância da autora para compor, com o olhar de hoje, um mosaico socioemocional no qual os livros empilhados numa sala de aula multisseriada e o antigo rádio instalado na sala de estar eram as principais vias de acesso à informação, uma janela que se abria a universos imaginários.

 

“Em Olhos de jabuticaba, Elen Oliveira abre as portas de sua memória e nos conduz a uma viagem terna e intensa ao Barro Preto de sua infância. Elen revela a beleza das pequenas histórias que moldam quem somos”, pontua o também jornalista Fábio Costa, que revisa e apresenta o livro.

Na tentativa de apresentar a sua filha de 4 anos como foi sua infância naquele lugar de casas sem banheiro nem eletricidade, Elen recorre às próprias lembranças, ao irmão mais velho, à mãe, tios e primas, suas queridas ‘pariceiras’ desde a infância.

Nessa reconstrução, além das notadas ausências, surgem memórias de nascimentos celebrados com fogos de artifício, noites embaladas pelo coro dos sapos nos barreiros e contos de assombração; brincadeiras inventadas para passar o tempo, cores, aromas, sabores e até campanhas sanitárias, passando pela sonoplastia confusa das radionovelas.

“Esse livro é uma coletânea de fatos e vivências rememorados, contados e enfeitados pela minha família e pessoas que conviveram conosco 50 anos atrás. As palavras que se juntam aqui formam uma colagem composta por conversas em volta da mesa, e se desvelaram ao longo dos últimos 20 anos. É um memorial costurado a muitas mãos, iluminado pela saudade e valorizado pela trajetória de cada um dos personagens que me acenderam lembranças e validaram seu compartilhamento”, conta a jornalista.

Para Elen, Olhos de jabuticaba é como um relicário de coisas simples e duradouras. "Por meio do olhar de uma criança dos anos 1970, desvelam-se a uma criança dos anos 2000 personagens, modos de viver, costumes e expressões de um tempo e um lugar marcados pela dificuldade e até pela migração, mas embelezados e redimensionados pelo olhar curioso e fantasioso da infância revisitada".

 

Edição e ilustração

Editado na GrafMarques, pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Olhos de Jabuticaba é ilustrado pelo artista plástico Ed Oliveira, falecido em junho deste ano. Irmão mais velho da autora, ele transita pelas páginas como personagem e farol a iluminar suas memórias mais remotas. Em imagens em xilogravuras, bico de pena, pastel e acrílico em papel, ele reconfigura os cenários descritos, compondo a dinâmica iconografia da publicação, seu último trabalho autoral.

11ª Bienal

O livro Olhos de jabuticaba será lançado no dia 8 de novembro, às 16h, no estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento será aberta no dia de 31 de outubro e segue até o dia 9 de novembro no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.

A autora

Elen Oliveira [Elenilda Silva de Oliveira] nasceu em Paulo Jacinto, interior de Alagoas. É jornalista graduada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1995, com especialização em processos midiáticos pela mesma instituição. Em 2021, assinou, com o saudoso professor Luiz Sávio de Almeida (1942 - 2023), em colaboração com 22 jornalistas alagoanos, a organização do livro “Jornalistas e a Pandemia - memória da pandemia em Alagoas”, editado pela Eduneal.

Agenda:

O quê: lançamento do livro Olhos de Jabuticaba

Quem: Elen Oliveira

Ilustração: Ed Oliveira

Editora: Grafmarques, 252 p.

Onde: Estande da Secom na Bienal Internacional do Livro de Alagoas – Centro de Convenções - Jaraguá

Quando: Dia 8 de novembro, às 16h


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]