A cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, se prepara para receber uma nova experiência cinematográfica ao ar livre: o "Cine na Rede". O projeto, idealizado pela produtora cultural e atriz Dayane Teles, transforma redes de balanço em telas de cinema, levando a magia da sétima arte para locais ao ar livre, onde a brisa da noite arapiraquense substitui o ar-condicionado dos cinemas convencionais.
O Cine na Rede faz parte da trajetória de Dayane nas coberturas colaborativas das Teias Nacionais, incluindo eventos culturais como os encontros dos Pontos de Cultura, promovidos pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Inspirada nessas vivências, Dayane busca resgatar a memória dos cinemas de Arapiraca e oferecer uma experiência cinematográfica acessível e gratuita à comunidade. Com uma programação que inclui documentários, animações e filmes de ficção, o projeto também incentiva o diálogo com o público local, que poderá assistir às exibições em diferentes espaços da cidade, incluindo a Praça José Marques da Silva e o Bosque das Arapiracas.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa.
"O Cine na Rede é uma proposta inovadora que aproxima a cultura do cotidiano das pessoas, valorizando a memória local e criando novas oportunidades de acesso à arte. Essa iniciativa reafirma o compromisso da nossa gestão em apoiar projetos que dialogam diretamente com as comunidades e ampliam o alcance da cultura em Alagoas”, disse.
O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Confira abaixo o calendário de exibições:
29/11/24 – 18h - Abertura - Praça José Marques da Silva em frente ao antigo Cine Trianon
27/12/24- 18h - No bairro Manoel Teles
31/01/ 25 - 18h - Bosque das Arapiracas
21/02/25 – 18 h - Praça Luiz Pereira Lima ( Tenda Afrísio Acácio - Antingos Cine Triunfo e Cine Plaza)
28/03/25 – 18h - Encerramento - Tenda Afrísio Acácio
Fonte: Ascom Secult