A segurança da partida no domingo (22) entre Estados Unidos e Portugal, na Arena da Amazônia, em Manaus, vai ganhar um reforço com um caminhão anti-tumulto com capacidade para transportar até 30 homens da Polícia Militar (PM). O veículo foi entregue na sexta-feira (20) ao Batalhão de Choque da PM do Amazonas.
O carro, que custou R$ 1,7 milhão, é blindado e também vai possuir um arsenal como guardar armas de munições dentro dele, segundo a Secretaria de Grandes de Eventos. Ele também terá câmeras para monitorar a movimentação no perímetro indicado e jatos d’águas que poderão ser usados contra multidões.
O caminhão anti-tumulto será usado no terceiro dos quatro jogos da Copa do Mundo, em Manaus. O secretário de Segurança de Grandes Eventos coroel Dan Câmara explicou que os dois primeiros não tiveram o veículo a disposição por causa de atrasos no transporte de São Paulo até Manaus. “Ele saiu antes de iniciar a Copa, mas como o caminhão veio por terra e água, já prevíamos para a terceira partida do Mundial”, justificou.
A prioridade é usar o veículo no entorno do estádio Arena da Amazônia em dias de jogos e grandes eventos, conforme afirmou o coronel, que classificou como mínima a possibilidade de haver qualquer tumulto de grande proporção às proximidades do jogo. “Nosso setor de inteligência está monitorando e por enquanto não existe uma chance de ter uma grande manifestação”, disse.
Além de ser usado contra possíveis revoltas de grandes aglomerações, caminhão poderá ser utilizado em incursões a locais de difícil acesso, a exemplo de terrenos com relevo.
Fonte: G1 AM