Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/08/2020 às 20h00

Geral

Programa Criança Alagoana apoia Centro de Parto Normal em Marechal Deodoro

Estado vai garantir que mais gestantes recebam atendimento humanizado

Apoiar investimentos na saúde que incentivem o parto natural e humanizado faz parte da política de cuidados com a primeira infância em Alagoas, e por isso o Programa Criança Alagoana (CRIA) está presente no novo Centro de Parto Normal Imaculada Conceição, inaugurado nesta quarta-feira (5) em Marechal Deodoro. Com o apoio do Governo do Estado, o centro vai possibilitar que as gestantes tenham assistência acolhedora do pré-parto até os primeiros contatos com o bebê.

A maternidade de Marechal Deodoro dispõe de três quartos PPP, um espaço destinado ao pré-parto, parto e puerpério, privativo para cada mulher e seu acompanhante, onde a atenção aos períodos clínicos do parto e do nascimento ocorre no mesmo ambiente, da internação à alta. No total, o Estado investiu R$ 970 mil na reestruturação na casa maternal.

Além disso, as pacientes contam com uma equipe especializada de obstetras, enfermeiros obstetras e tutores do Método Canguru e técnicos de enfermagem assistência ao pré-parto, parto, pós-parto e recém-nascido.

A coordenadora do núcleo da saúde do Programa CRIA, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alessandra Viana, afirma que o novo Centro de Parto Normal reforça os pilares do programa da primeira infância de Alagoas, o qual incentiva o parto e o nascimento humanizado.

“Os equipamentos fornecidos pelo Estado, além de possibilitar a livre escolha da gestante de como quer parir, garante segurança ao ato de nascer. É nesse padrão de cuidados com a gestante e o bebê que o CRIA quer incentivar a abertura de novos centros de parto normal, assim como já acontece no Hospital da Mulher”, disse Alessandra.

O parto normal e humanizado baseia-se nos princípios de levar em consideração as experiências pessoais, culturais e sexuais da mulher, dando-lhe autonomia e protagonismo no parto e nascimento do bebê. Essas boas práticas adotadas nos centros de Alagoas baseiam-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Rede Cegonha.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]