Dólar com. 5.6901
IBovespa 1
23 de outubro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel 5 em cada 10 brasileiros pretendem comprar itens de tecnologia na Black Friday
22/10/2024 às 23h20

Geral

Gestantes atendidas no HUPAA contam com protocolo de analgesia de parto normal

Hospital utiliza primeiro protocolo interprofissional da rede Ebserh com métodos farmacológicos e não farmacológicos

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade de Alagoas (HUPAA-UFAL), disponibiliza para as gestantes um protocolo interprofissional de analgesia do parto normal. Em vigor desde fevereiro deste ano, o protocolo é inédito na Rede Ebserh e possibilita um parto mais humanizado. Por meio dele, as parturientes podem contar com métodos farmacológicos e não farmacológicos para alívio da dor, como banho de água morna, musicoterapia, exercícios perineais, além de anestesia.

Mayana de Souza Silva, 25 anos, fez uso da analgesia de parto normal para a chegada do seu primeiro bebê no HUPAA. A paciente ficou sabendo do método pela equipe que estava prestando a assistência obstétrica no momento. "A dilatação estava demorada e eu estava com muita dor. Depois da aplicação desse protocolo minha dor diminuiu bastante. Fiquei muito satisfeita", reforçou. Para a implantação dessa técnica no HUPAA, foram realizadas capacitações voltadas para atualizações em analgesia de parto e apresentação do protocolo interprofissional de cuidados e gerenciamento em analgesia do parto normal. Com isso, cerca de 100 profissionais, entre médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem, gestores, residentes de obstetrícia e anestesiologia, estão prontos para oferecer a técnica no HUPAA.

Além disso, foi realizado um treinamento para os anestesiologistas e residentes de anestesiologia para uso das bombas de infusão de anestésico local que serão utilizadas nas parturientes a partir do momento que optarem pelo recurso do alívio da dor com método farmacológico. "Estamos com todo o fluxo amadurecido para proporcionar a humanização com o alívio da dor do parto e uma experiência satisfatória", reforça a anestesiologista do HUPAA, Roberta Brandão.

Analgesia do parto normal

A analgesia de parto normal é um direito das gestantes e parturientes, oficializado pela Lei Ordinária nº 8.518, do Estado de Alagoas, e consiste em uma anestesia, que utiliza as mesmas técnicas aplicadas em qualquer cirurgia. Contudo, na analgesia são administradas doses apropriadas para que haja o alívio da dor, sem impedir a movimentação. As parturientes interessadas em utilizar o protocolo devem informar o desejo aos profissionais.

No modelo utilizado no HUPAA são utilizados métodos não farmacológicos para o alívio da dor e, havendo falha destes, as parturientes terão a oportunidade de receber uma analgesia farmacológica. "Na Ebserh não existe um protocolo interprofissional como esse, com uso de métodos farmacológicos e não farmacológicos com validação de especialistas. Somos o primeiro hospital da rede a utilizar as bombas CADD solis para alívio da dor do parto", enfatiza Roberta Brandão.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]