O Fórum Permanente de Direito da Mulher foi aberto, nesta quarta-feira (19), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), com a presença de inúmeras advogadas e homenagens a mulheres alagoanas que fizeram história na advocacia e em outras áreas. Entre elas, estão Nise da Silveira e Almerinda Farias Gama.
O evento foi aberto pela presidente em exercício da OAB Alagoas, Cláudia Medeiros, que destacou a união de esforços das mulheres advogadas que integram o sistema da Ordem para que o Fórum pudesse se tornar realidade e entrar, a partir de agora, no calendário anual da OAB/AL no mês de março.
"Esse fórum nasceu de uma construção coletiva para fazermos um único evento neste mês da mulher, reunindo todos os braços da OAB Alagoas, em torno de um único objetivo, que é discutir os direitos das mulheres. Ao final do evento, queremos trazer uma carta de proposições a serem seguidas pela gestão pelos próximos vinte e quatro meses", ressaltou Cláudia Medeiros.
Além da médica psiquiatra Nise da Silveira e da advogada e militante Almerinda Farias Gama, também foram homenageadas as primeiras advogadas formadas em Alagoas, Alda Pinheiro e Antonieta Duarte; a primeira bacharel em Direito do Brasil, Anna Alves Vieira Sampaio, e a médica e primeira mulher eleita deputada estadual de Alagoas, Lily Lages.
A diretora geral em exercício da Escola Superior de Advocacia (ESA), Ingrid Dantas, falou em seu discurso sobre os direitos das mulheres, citando a escritora francesa Simone de Beauvoir. "Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida. Todos os dias temos que lutar e ainda tenho muito a conquistar", afirmou.
A presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAAAL), Ianara Saldanha, disse esperar que o fórum seja um marco para que se avance rumo a uma advocacia mais justa e igualitária. "Antes de nós, vieram muitas mulheres, muitas advogadas, e elas abriram muitos caminhos que facilitaram a nossa jornada hoje. E é para falarmos sobre o pioneirismo delas que estamos aqui. Esse fórum simboliza os avanços que queremos ter. Um evento construído por mulheres e para mulheres", pontuou.
O Fórum Permanente de Direito da Mulher acontece até esta quinta-feira (20), com a realização de diversas palestras, que foram divididas nos seguintes eixos: Jurídico e Reformas Legislativas; Empreendedorismo Feminino; Participação da Mulher na Política e Liderança Feminina; Violência e Segurança Pública: da estatística à proteção real, e Educação, Comunicação e cultura. O evento tem início às 14h e prossegue até as 20 horas. A programação completa pode ser conferida no Instagram da OAB Alagoas (@oabalagoas).
Fonte: Assessoria