Dólar com. 5.8576
IBovespa 9
13 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
12/04/2025 às 16h00

Geral

Vila de Páscoa no Parque Centenário incentiva pequenos negócios

Iniciativa gera renda para mulheres que empreendem em família

Vila de Páscoa no Parque Centenário. - Alisson Frazão/ Secom Maceió

A artesã Geane Alcântara participa pela primeira vez da exposição na Vila de Páscoa do Parque Centenário, ao expor peças feitas de crochê, retalho e filé. A iniciativa da Prefeitura de Maceió leva para o local artesãos e empreendedores do ramo de alimentos que fazem parte do projeto Economia Solidária do município.

O pequeno negócio reúne, além de Geane, a irmã e a sobrinha. Elas pretendem resgatar uma tradição familiar e ainda visam obter renda extra para a família. “Essa arte vem da nossa família desde bisavós, avós, mães, mas foi esquecida por um tempo. Agora resolvemos voltar e despertar nos alagoanos esse amor pela cultura do estado”, afirma.

Geane conta que quis participar da Economia Solidária por conta dos valores promovidos pelo programa. “É muito gratificante, porque a economia solidária tem esses pilares que é a justiça social, a autogestão e a solidariedade”, diz.

A Vila de Páscoa do Parque Centenário possui quatro barraquinhas dedicadas aos empreendedores da área gastronômica.

Angelita da Silva é a matriarca da família e fundadora do Cordel Encantado, empreendimento de comidas regionais que tem sido fonte de renda para ela, a irmã, a filha e a neta. Participante da Economia Solidária desde outubro do ano passado.

A comerciante conta que desde que entrou no programa, sente-se muito mais segura em relação às vendas, que antes se limitavam aos dias de evento na cidade. “Agora temos um apoio financeiro maior, porque trabalhamos sempre. Além disso, temos uma estrutura preparada para receber nosso negócio. Nos eventos sempre temos que chegar mais cedo para garantir um lugar”, relata.

A loja de artesanato da família de Aline Barros tem 50 anos de história. Tudo começou quando sua avó transformou o talento com as mãos em uma fonte de renda extra, ao produzir esculturas de barro e outros materiais. Após a morte do pai, Aline assumiu a administração do negócio e, desde então, dedica-se diariamente a manter viva a memória de sua família por meio de cada peça produzida.

“Faço isso com muito amor, porque era a vida da minha avó, quando meu pai faleceu, meus irmãos queriam vender, por não terem tempo. Eu resolvi assumir e descobri um talento para as vendas que estava escondido. Tá no sangue!”, enfatiza Aline. 

Há 18 anos à frente da loja, que está localizada no Mercado do Artesanato, no bairro Levada, ela notou o volume de vendas aumentar após se inscrever na Economia Solidária e passar a participar das feiras. “O local aqui é excelente, tem muito movimento e é bem iluminado. Impulsionou muito as vendas”, revela.

A Vila de Páscoa foi montada em dois pontos da cidade dedicados à valorização do artesanato e da gastronomia local. A iniciativa vai funcionar até o dia 27 de abril, todos os dias da semana, no Parque Centenário, no bairro Farol, e na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, das 16h às 22h.

No Parque do Centenário, os visitantes encontrarão tanto artesanato quanto gastronomia, enquanto a estrutura montada na Praça Gogó da Ema será voltada, de forma exclusiva, para a venda de produtos manuais.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]