Com o objetivo de qualificar o cuidado em saúde mental na atenção básica, a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou, nesta terça-feira (22), a formação pedagógica dos tutores-docentes do curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental.
A iniciativa é fruto da parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz) e marca o início de uma nova etapa formativa voltada a profissionais das Equipes de Saúde da Família, Equipes Multiprofissionais e de Promoção da Equidade em Saúde.
A formação antecede o início das turmas, programado para os dias 5 e 8 de maio, e com abrangência nas dez regiões de saúde do estado de Alagoas. O curso será ofertado em formato híbrido, com 96 horas de atividades a distância e 24 horas presenciais, totalizando 120 horas de capacitação.
Para a coordenadora pedagógica do curso, Rejane Calheiros, a ação representa um avanço importante na qualificação da atenção primária em saúde no estado.
“A Etsal está chegando novamente aos municípios, agora em parceria com a Fiocruz e a Uncisal. É um curso que começa com o cuidado de si, do profissional, para que ele possa estender esse cuidado à sua equipe e, posteriormente, à comunidade”, afirma.
“Foi um olhar sensível dos idealizadores pensar esse curso no pós-pandemia, considerando o impacto emocional tanto para os trabalhadores quanto para os usuários do SUS”, acrescenta.
Segundo a tutora Juliana Maria dos Santos Maia Vieira, que atuará junto às regiões 7ª, 8ª e 10ª de saúde, as expectativas são altas.
“É uma oportunidade muito esperada por quem atua na atenção primária. Precisamos avançar na política de práticas integrativas em Alagoas e acreditamos que esse curso será transformador. A proposta começa pelo autocuidado e se expande para o cuidado coletivo”, ressalta.
Com referencial pedagógico baseado na educação permanente em saúde e nas metodologias ativas de aprendizagem, o curso propõe uma construção colaborativa do conhecimento, ancorada nas vivências do território e nas práticas de cuidado com o outro.
A proposta é fortalecer o vínculo entre profissionais e comunidades, promovendo estratégias de cuidado integral com base nos saberes tradicionais e nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Fonte: Ascom Uncisal