Em clima de muita emoção e celebração, aconteceu, na manhã desta quinta-feira (24), o lançamento do documentário “Ipaseal – A segurança da Família”. O média-metragem foi exibido na tela do Centro Cultural Arte Pajuçara para uma plateia formada por convidados, antigos e atuais e gestores, servidores e usuários da instituição
Em 37 minutos de narrativa, a história do Ipaseal, ao longo dos últimos 62 anos, foi contada por meio de material fotográfico, gravações atuais e do depoimento de alguns dos protagonistas que fizeram parte da trajetória da autarquia. Entre eles, Eduardo Uchôa, Raimundo Tavares; Rutneide Pereira, Tereza Laranjeiras, Nelson Menezes, Ediberto de Omena e o atual diretor-presidente, Adeilson Bezerra.
"Fizemos um feito inédito: resgatar a memória do Ipaseal nestes mais de 60 anos, através de um documentário sobre as transformações, os investimentos e ações realizadas durante esse período, como os condomínios residências e farmácias populares, creches, assistência à saúde e social. Deixamos isso como uma grande e importante realização para o futuro dessa instituição", afirma Adeilson Bezerra.
O filme, dirigido e roteirizado pelo cineasta Paulo Memória Alli faz um resumo da dimensão e da importância do órgão para o estado de Alagoas durante seis décadas.
"É um momento extremamente feliz para mim, tenho o prazer de contar e registrar essa história para o hoje, mas fundamentalmente para a posteridade. Aqui aproveito para a agradecer a Adeílson Bezerra, pela sensibilidade; ao meu diretor de fotografia e montagem, Benival Farias. E especialmente ao servidor aposentado, Alfredo Ramos, que sem a sua contribuição nada disso seria possível", explica Memória.
"Estamos diante de um momento histórico, pois se trata dos 62 anos de existência do Ipaseal, pelo qual trouxe vários benefícios para os alagoanos, conforme relatos dos ex e atuais gestores, servidores e usuários da entidade. Como produtor executivo, me sinto realizado e muito satisfeito em poder mostrar através deste documentário", diz Alfredo Ramos.
Segundo Paulo Memória, o título do documentário: “Ipaseal: A segurança da Família” - remete à criação da instituição, quando o slogan foi utilizado pela primeira vez, com a finalidade de passar a ideia de confiança, seguridade e acolhimento aos servidores assistidos pela instituição e seus familiares.
Em março de 2005, por meio da promulgação de Lei Estadual nº 6.584, foi extinto o antigo Ipaseal. Em seu lugar foi fundado o atual Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), que funciona até os dias atuais, ofertando serviços médicos e hospitalares como plano de saúde.
O documentário será disponibilizado, na íntegra, a partir da desta sexta-feira (25), na rede social e no site institucional do Ipaseal Saúde.
Fonte: Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal Saúde