O Programa Saúde no Porto, criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), atendeu, nesta quinta-feira (24), os passageiros que desembarcaram do navio Costa Diadema, no Porto de Maceió.
Esta foi a última edição da temporada de cruzeiros marítimos, onde cerca de 100 mil turistas chegaram à capital alagoana por meio de transatlânticos.
A cada edição do Saúde no Porto foram realizados, em média, 40 atendimentos. Entre os serviços ofertados estão à aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, teste rápidos de HIV e sífilis, além de encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas do Porto de Maceió, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que Alagoas está preparada para atender plenamente seus habitantes, bem como, seus visitantes.
“Alagoas possui uma rede de assistência à saúde estruturada, graças a investimentos da gestão estadual, capaz de atender casos de baixa, média e alta complexidade com qualidade técnica e humanização”, ressaltou o gestor.
Presente à ação, a superintendente de Acesso à Saúde da Sesau, Sayonara Gomes, ressaltou a importância da iniciativa para garantir segurança para os visitantes da capital alagoana.
“Ao longo desta temporada de cruzeiros marítimos, a Sesau atuou para que nossos turistas recebessem um primeiro atendimento adequado e os encaminhamentos corretos para terem sua saúde preservada”, reforçou.
Fonte: Fabiano Di Pace / Ascom Sesau