A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (17), o Seminário de Formação do Programa Saúde na Escola, voltado para os coordenadores dos 56 municípios que integram a I Macrorregião de Saúde de Alagoas. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no bairro do Centro, em Maceió, e teve como objetivo formalizar a adesão para o biênio 2025-2026.
Segundo o coordenador estadual do programa, Eloy Yanes, o objetivo principal é promover a articulação entre saúde e educação. Por meio desta ação integrada, o Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipais de saúde buscam o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino.
“O Programa Saúde na Escola está presente em todos os 102 municípios alagoanos e promove ações importantes, como incentivo e promoção de vacinação. Ele também garante a capacitação de professores sobre temas como educação sexual, combate ao uso de drogas que podem trazer males à saúde, como o tabaco, e momentos educativos para os alunos, sempre em parceria com o Governo Federal, municípios e gestão estadual”, destacou Eloy Yanes.
A iniciativa também tem se destacado pela abordagem de temas como racismo, misoginia e democracia. “Atuamos juntos aos profissionais de educação, incentivando a participação dos estudantes para juntos formarmos a base para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, reforçou o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola.
Momento de aprendizagem
Presente ao evento, a coordenadora de Atenção Primária do município de Jacuípe, Elaine Meury Santos, ressaltou que o momento é de aprendizagem. “É muito importante que eventos assim aconteçam e pessoas de diferentes cidades possam compartilhar os desafios de cada região, bem como, suas experiências exitosas”, reforçou.
Fonte: Fabiano Di Pace / Ascom Sesau