Estão abertas as inscrições para o evento Pretas nas Ciências, evento que celebra o trabalho realizado por mulheres negras em diversas áreas de conhecimentos tradicionais e científicos, em um espaço de visibilidade, discussão e aclamação. Este ano, o encontro presencial acontece nos dias 28 e 29 de agosto, nos campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) localizados em Maceió.
Quem se interessar em submeter propostas para um dos grupos de trabalho (GTs) tem até a segunda-feira (4), devendo também realizar inscrição para o evento, que é gratuito. O trabalho deve ser formatado conforme o modelo disponibilizado pela organização e enviado para o e-mail [email protected] . No assunto, deve-se indicar o GT que deseja participar.
Organizado por pesquisadoras dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) da Ufal, do Ifal, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Centro Universitário Cesmac, a 2ª edição traz como tema 'Ancestralidade, Política e Futuro', enaltecendo mulheres e demais identidades que não seguem padrões normativos por meio de sua arte, pesquisa e memória.
Serão dois dias de atividades voltadas ao conhecimento, luta e resistência, com mesas-redondas, exposição de fotos, feira de expositores e apresentações artístico-culturais. Entre as novidades desta edição estão a realização de oficinas, que abordam desde autocuidado ancestral até tecnologias afrocentradas, e os grupos de trabalho (GTs), organizados em cinco eixos que contemplam saúde, educação, inovação, arte e justiça social.
Para se inscrever, obter mais informações sobre a programação, requisitos para a apresentação e as temáticas abordadas nos GTs, acesse o link . Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram https://www.instagram.com/pretasnasciencias/.
Julho das Pretas
Realizado em agosto, o evento Pretas nas Ciências celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. A data é um reconhecimento à luta contra o racismo e a favor de mais respeito e políticas públicas voltadas para mulheres negras.
Fonte: Ascom Ufal