A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ganha mais um destaque com a aluna Lays Isabelle Santos Oliveira, selecionada para representar Alagoas no evento de A Model UE Brazil, evento organizado pela Delegação da União Europeia no país.
Lays é aluna do terceiro período do curso de Direito e foi selecionada para a compor a equipe de 27 representantes, um por estado, incluindo ainda um representante do Distrito Federal, para a experiência imersiva que reproduz os debates e processos de tomada de decisão no Conselho da União Europeia. O evento está na oitava edição, abordará o tema central Capítulo de Comércio e Desenvolvimento Sustentável no Acordo UE-Mercosul e tem como local a Universidade de Brasília (UNB), Campus Darcy Ribeiro, localizado na capital federal.
O Model UE Brasil é uma simulação do funcionamento da União Europeia que visa engajar jovens em discussões sobre temas relevantes para a relação entre a UE e o Brasil. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência prática de negociação internacional, diplomacia e debate sobre questões como comércio, desenvolvimento sustentável, e outros temas da agenda UE-Brasil, inspirando jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades e no mundo. Lays explica que os selecionados se tornam delegados que passam a representar um país-membro da União Europeia negociando e encontrando soluções para a temática.
Sobre a sua seleção para o renomado evento, ela destaca que o foco da Model UE Brazil são estudantes de graduação e pós-graduação aptos a representar suas instituições de ensino, e enfatiza: "foi a minha primeira vez participando da seleção, e apesar de ser algo novo pra mim, o processo em si não foi tão complicado. Enviei um currículo acadêmico detalhado, reunindo todas as experiências de liderança e atividades extracurriculares que venho desenvolvendo desde o ensino médio, especialmente voltadas para simulações da ONU e estudos sobre segurança internacional, que são temas pelos quais tenho bastante interesse".
Além do currículo, a estudante também elaborou uma carta de intenção, na qual explicou os motivos que a levaram a querer participar da Model UE Brazil. "Por fim, respondi a algumas perguntas sobre meu nível de inglês, minhas vivências na Universidade e o que já aprendi sobre a União Europeia ao longo da minha trajetória. Foi uma experiência muito enriquecedora desde o processo seletivo", comemora Lays a conquista e a oportunidade de viver a experiência.
Sobre o que despertou seu interesse em participar da seleção, segundo Lays, foi a possibilidade de fazer parte de algo maior, que conecta jovens de diferentes lugares do Brasil com temas tão relevantes para o presente e futuro. Enfatizou que sempre teve curiosidade e vontade de entender melhor como funcionam as relações internacionais.
"A União Europeia é um exemplo muito interessante de integração e cooperação entre países. Por isso, ser selecionada para as ações da UE no Brasil representa, para mim, uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. É também um reconhecimento do meu interesse em participar ativamente da sociedade, buscando soluções coletivas e pensando de forma mais global. Sinto-me honrada e empolgada em poder contribuir e aprender nesse espaço". Aproveitou para destacar que sempre teve muito interesse na área de Direito Internacional, principalmente, pela forma como dialoga com diferentes culturas, sistemas jurídicos e questões globais.
Vida acadêmica e futuro
Lays Oliveira é alagoana do município de Santana do Ipanema, a aproximadamente a 202 quilômetros da capital, mas passou a maior parte de sua vida residindo na cidade de Osasco (SP). A dinâmica vida acadêmica como estudante de graduação da Ufal tem trazido valiosas experiências, somando aprendizados que contribuem para a sua formação e vivências. Atualmente ela preside a Liga Acadêmica de Direito e Relações Internacionais (LADRIN) e atua como consultora na LEGIS: Consultoria Jurídica, que é a Empresa Júnior da Faculdade de Direito (FDA) e diz considerar um importante espaço de aprendizado na prática sobre organização, trabalho em equipe e atendimento jurídico.
Lays também ocupa o cargo de secretária-geral do Centro Acadêmico Guedes de Miranda (CAGM), e diz que esse espaço de atuação a permite estar próxima das demandas estudantis e contribuir ativamente para a vida acadêmica. Ela ainda faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Direito Internacional e Meio Ambiente (NEDIMA), coordenado pela professora Alessandra Marchioni e diz ter no núcleo a oportunidade de aprofundar seus estudos e reflexões sobre temas globais e ambientais.
Sobre o seu futuro profissional, enaltece o curso escolhido e no planejamento futuro, pós- graduação, na continuidade de seu processo de formação. "Gosto da ideia de pensar o Direito para além das fronteiras nacionais e entender como ele pode ser uma ferramenta de cooperação entre os povos. Ao mesmo tempo, também me interesso por áreas como o Direito Administrativo e Empresarial, porque acredito que elas têm um papel importante no funcionamento eficiente do Estado e no fortalecimento da iniciativa privada de forma ética e responsável".
E adianta em qual espaço de trabalho pretende atuar: "No meu planejamento de futuro, penso em seguir com uma pós-graduação e me preparar para o concurso de admissão à carreira de diplomata. Acredito que essa carreira reúne muitos dos meus interesses: o estudo contínuo, o contato com diferentes realidades e a possibilidade de representar o Brasil no cenário internacional", afirma, com convicção, a estudante que vai representar este ano Alagoas na ação da União Europeia no Brasil.
Fonte: Ascom Ufal