A secretarias de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e do Estado de Alagoas (Secom/AL) firmaram acordo de cooperação técnica para a execução conjunta do Programa Integrado de Integridade da Informação e das Comunicações.
O secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, afirmou que a cooperação com o governo federal fortalece um compromisso estratégico com a verdade e a cidadania.
“Estamos firmando um pacto institucional para que a comunicação pública se torne uma política de Estado, voltada para proteger a população. A desinformação custa vidas, sabota políticas públicas e enfraquece a democracia. Em Alagoas, desde março, temos liderado iniciativas que buscam educar, proteger e qualificar o ambiente comunicacional, para que ele sirva à verdade e à vida em sociedade”, afirmou Palhares.
O objetivo da parceria é colaborar em ações voltadas à promoção da integridade da informação e ao enfrentamento à desinformação, inclusive com ações relacionadas à educação midiática, promoção de direitos na rede e sustentabilidade do jornalismo.
Entre as ações do plano de trabalho estão uma Incubadora de Soluções para o Jornalismo Negro, Periférico e Independente, que vai fomentar a criação, sustentabilidade e profissionalização de empreendimentos jornalísticos de pequeno porte em territórios periféricos, com formação técnica e apoio institucional para a produção de conteúdo local confiável, diverso e com integridade informacional.
Neste primeiro momento, três centros para produção e gravação de comunicação comunitária estão sendo preparados para uso pelos cidadãos e profissionais do jornalismo, como apoio para promoção da diversidade e pluralidade midiática.
Saúde com Ciência no Território
Outro projeto é o Saúde com Ciência no Território, que pretende fortalecer a comunicação pública em saúde com foco na ciência, para ampliar a cobertura vacinal infantil, por meio da formação de profissionais do SUS e campanhas de comunicação comunitária contra fake news vacinais.
“Fortalecer a integridade da informação exige atuação em múltiplas frentes. Estamos falando de valorizar o jornalismo local, apoiar a comunicação pública e investir na formação de crianças, jovens e adultos. Essa parceria com o governo de Alagoas nos ajuda a mostrar, na prática, como políticas públicas podem chegar na ponta, perto do dia-a-dia das pessoas e gerar resultados concretos”, afirma Nina Santos, Secretária-Adjunta de Políticas Digitais da Secom/PR.
Cidadania digital
Também será implementado um projeto de Cidadania Digital que formará educadores e estudantes em competências de educação midiática e digital, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de leitura crítica, interpretação e produção de conteúdo com responsabilidade no ambiente informacional contemporâneo.
Pelo acordo de cooperação técnica, a Secom/PR prestará apoio institucional, metodológico e técnico para a execução dos planos de trabalho e acompanhará tecnicamente a execução das ações previstas.
O prazo de vigência do acordo será de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.
Fonte: Secom/PR e Agência Alagoas