A direção do Hospital Ib Gatto Falcão, localizado no município de Rio largo, divulgou, nesta segunda-feira (4), o balanço de atendimentos não emergenciais registrados pela unidade. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o hospital é referência em casos de urgência e emergência.
Só no primeiro semestre deste ano, foram 5.744 atendimentos pediátricos, a maioria de casos de febre baixa ou início de quadro gripal, cuja assistência deve ser realizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mantidas pelas Secretarias Municipais.
De acordo com o diretor-geral da unidade, Graciliano Ramos, todos os casos pediátricos que chegam à unidade são atendidos, mas a prioridade são os atendimentos de urgência e emergência. “Muitos pais ainda procuram o hospital diante de sintomas leves, como febre baixa ou início de quadro gripal, que deveriam ser acompanhados na Atenção Básica”, ressalta o diretor.
A coordenadora médica Ariadna Reis reforça o papel fundamental das equipes da rede municipal na condução dos casos clínicos comuns da infância. “Infecções respiratórias leves, alergias, dores de garganta e outros sintomas mais brandos devem ser acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família”, pontua Ariadna.
Fonte: Ascom Hospital Ib Gatto Falcão