15 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço
14/08/2025 às 22h30

Geral

Controladoria Geral do Estado adere à política pública “Alagoas Lilás

Iniciativa é pioneira no Brasil no enfrentamento à violência doméstica; adesão do órgão reafirma seu papel na promoção do controle social e no fortalecimento de políticas públicas

Foto: Ascom CGE

A Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE) aderiu, na quarta-feira (11), à “Alagoas Lilás”, primeira política pública estadual permanente de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. 

Lançada pelo Governo de Alagoas, a iniciativa reuniu órgãos públicos, sociedade civil e entidades parceiras para proteger, acolher e garantir justiça de gênero para todas as mulheres alagoanas.

A formalização da adesão ocorreu por meio da assinatura da controladora-geral, Sâmara Suruagy, ao Termo de Adesão, instituído pelo Decreto Estadual nº 103.602, em 1º de agosto de 2025. “O documento confirma o compromisso institucional com os princípios, diretrizes e objetivos da iniciativa, reconhecendo-a como prioridade estratégica intersetorial no enfrentamento às violências contra as mulheres”, disse a controladora. 

Para garantir a implementação, o acompanhamento e o monitoramento das ações de competência do órgão de controle, foi instituída via Portaria a Comissão Interna Lilás. 

O objetivo é disseminar a cultura de enfrentamento às violências, sensibilizar servidores e promover práticas institucionais alinhadas à equidade de gênero, ao cuidado e à não discriminação. 

A violência contra a mulher é uma questão que exige resposta imediata e integrada. Ao aderir ao Alagoas Lilás, a Controladoria reafirma seu compromisso com a justiça social, a igualdade de gênero e o fortalecimento das redes de proteção, atuando para que nenhuma mulher seja deixada para trás”.

Política de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar 

A política conta com governança intersetorial e a colaboração de entidades como o Instituto Natura, Ministério Público Estadual, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim-AL). 

Todos os 102 municípios do estado são convidados a aderir formalmente, assegurando que a rede de proteção esteja presente em todo o território.

Com foco na qualificação e fortalecimento da rede de atendimento, a política se estrutura em seis eixos estratégicos: formação, gestão de dados, resposta coordenada em rede, mobilização social, regime de colaboração municipal e uso de tecnologia social inovadora. 

Entre as inovações, destaca-se a Navegação da Rota Crítica, ferramenta que acompanha a mulher em todas as etapas, desde a percepção da violência até a reconstrução segura de sua vida.

Com o Alagoas Lilás, o Estado se torna referência nacional no combate à violência doméstica, assumindo o compromisso de proteger mais mulheres, salvar vidas e conscientizar a sociedade de que esse tipo de violência não pode ser tolerado nem invisibilizado.


Fonte: Heitor Teles / Ascom CGE

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]