Após três semanas de preparação, a segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT) concluiu as atividades práticas e teóricas. A formação voltada à Guarda Civil de Maceió (GCMM) possibilita o porte funcional de arma de fogo aos agentes da corporação.
O secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho, ressaltou que o investimento da prefeitura na proteção dos maceioenses é fundamental. Ele ainda destacou o sentimento de orgulho por fazer parte dos avanços da Guarda.
“A formação é voltada para promover melhorias e capacitação à Guarda, consequentemente, gerando mais proteção à população de Maceió. Esse é o compromisso dessa gestão com a segurança, para que a gente possa caminhar e evoluir cada vez mais”, frisou o secretário.
O guarda municipal, Fernando Santos Porto, demonstrou sua gratidão diante da turma e afirmou estar feliz pela conquista do porte de arma. “Eu fiquei muito feliz com essa formação porque com o porte de arma vamos dar continuidade ao serviço de segurança dentro da legalidade”, pontuou.
Realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), a capacitação é requisito obrigatório para a manutenção do porte de arma. Durante a formação as turmas têm aulas teóricas e práticas de conteúdos que instruem sobre técnicas, acessórios, fundamentos e aspectos legais de armamento e tiro.
Para cada turma, o curso dura aproximadamente três semanas e segue um cronograma com aulas pela manhã e à tarde. Os 224 agentes da GCMM foram divididos em seis turmas e o último grupo encerrará as atividades em dezembro de 2025.
Fonte: Ascom Semsc