A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e o Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) promovem, nesta sexta-feira (12), o 7º Encontro Comemorativo ao Dia Nacional do Surdo, no auditório do IRES, localizado na Avenida Amélia Rosa, bairro Jatiúca, em Maceió.
O evento, que acontece das 13h às 17h, terá palestras e rodas de conversa temáticas sobre inclusão, valorização da pessoa surda, cidadania e o protagonismo de mulheres surdas.
Entre os destaques da programação está a participação de Valdo Nóbrega, chefe da Divisão de Acessibilidade do Ministério da Cultura, e de Sergio da Silva, representante da Central de Intérpretes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF/AL). O evento também receberá a influenciadora surda Maria Rita Alcanfor.
Para a professora surda, ativista e liderança do movimento de mulheres surdas, Larissa Oliveira, o encontro é um momento decisivo para ampliar a pauta da comunidade surda na vida econômica, social e política de Alagoas. “Queremos cada vez mais falar sobre a importância da formação em Libras, da empregabilidade da pessoa surda, de sua formação acadêmica, profissional e cultural. Teremos um amplo debate sobre experiências, casos de sucesso e histórias de superação, além da contribuição do Ministério da Cultura por meio do setor de acessibilidade”, destacou.
O Setembro Surdo é uma iniciativa promovida pela AAPPE e pelo IRES, duas instituições de referência na defesa de direitos, inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência e surdez. Neste ano, além do encontro, será realizado um ato público em celebração à data no próximo domingo (21), na orla de Maceió (Rua Fechada), com apresentações culturais, capoeira, dança, panfletagem e interação com a comunidade em geral.
O Dia Nacional do Surdo é celebrado em todo o país em 26 de setembro, reforçando a importância da luta por direitos, acessibilidade e oportunidades iguais para as pessoas surdas.
Com 38 anos de atuação em Alagoas, a AAPPE tem papel fundamental na formação de profissionais intérpretes de Libras, na oferta de cursos e na democratização do ensino da língua de sinais em diversos espaços sociais. A entrada para o evento é gratuita.
Mais informações: compareça ao auditório do IRES nesta sexta-feira, das 13h às 17h, ou entre em contato pelo telefone da instituição (82) 99331-0048.
Fonte: Assessoria