11 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete pela trama golpista
11/09/2025 às 21h30

Geral

7º Encontro Comemorativo ao Dia Nacional do Surdo será realizado nesta sexta-feira (12) em Maceió

Foto: Divulgação

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e o Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) promovem, nesta sexta-feira (12), o 7º Encontro Comemorativo ao Dia Nacional do Surdo, no auditório do IRES, localizado na Avenida Amélia Rosa, bairro Jatiúca, em Maceió.

O evento, que acontece das 13h às 17h, terá palestras e rodas de conversa temáticas sobre inclusão, valorização da pessoa surda, cidadania e o protagonismo de mulheres surdas. 

Entre os destaques da programação está a participação de Valdo Nóbrega, chefe da Divisão de Acessibilidade do Ministério da Cultura, e de Sergio da Silva, representante da Central de Intérpretes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF/AL). O evento também receberá a influenciadora surda Maria Rita Alcanfor.

Para a professora surda, ativista e liderança do movimento de mulheres surdas, Larissa Oliveira, o encontro é um momento decisivo para ampliar a pauta da comunidade surda na vida econômica, social e política de Alagoas.  “Queremos cada vez mais falar sobre a importância da formação em Libras, da empregabilidade da pessoa surda, de sua formação acadêmica, profissional e cultural. Teremos um amplo debate sobre experiências, casos de sucesso e histórias de superação, além da contribuição do Ministério da Cultura por meio do setor de acessibilidade”, destacou.

O Setembro Surdo é uma iniciativa promovida pela AAPPE e pelo IRES, duas instituições de referência na defesa de direitos, inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência e surdez. Neste ano, além do encontro, será realizado um ato público em celebração à data no próximo domingo (21), na orla de Maceió (Rua Fechada), com apresentações culturais, capoeira, dança, panfletagem e interação com a comunidade em geral.

O Dia Nacional do Surdo é celebrado em todo o país em 26 de setembro, reforçando a importância da luta por direitos, acessibilidade e oportunidades iguais para as pessoas surdas.

Com 38 anos de atuação em Alagoas, a AAPPE tem papel fundamental na formação de profissionais intérpretes de Libras, na oferta de cursos e na democratização do ensino da língua de sinais em diversos espaços sociais.  A entrada para o evento é gratuita.

 Mais informações: compareça ao auditório do IRES nesta sexta-feira, das 13h às 17h, ou entre em contato pelo telefone da instituição  (82) 99331-0048.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]