01 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Sindicato orienta clubes a suspender venda de bebidas destiladas
01/10/2025 às 17h00

Geral

Selo Alagoas pelo Clima prorroga prazo de inscrições até 13 de outubro

Reconhecimento estadual valoriza empresas e instituições que promovem práticas sustentáveis e registram emissões de GEE

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/ AL) prorrogou, até o dia 13 de outubro de 2025, as inscrições para o Selo Alagoas Pelo Clima. A iniciativa foi lançada oficialmente durante a 2ª edição do ESTOPIM, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a iniciativa Território Sustentável. 

O objetivo é promover e engajar as organizações na adoção de boas práticas e no fortalecimento de suas agendas de ESG (ambiental, social e governança) e de descarbonização, por meio da medição das emissões de gases de efeito estufa e, posteriormente, da redução e compensação dessas emissões.

O selo, que possui validade de um ano, poderá ser concedido a organizações públicas e privadas sediadas em Alagoas que demonstrarem compromisso com a sustentabilidade por meio da entrega de documentação como a planilha GHG Protocol, relatório simplificado de emissões, licença ambiental, certidões e outros documentos obrigatórios.

Segundo o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, a prorrogação é uma oportunidade a mais para que mais instituições se juntem à causa.

“A adesão ao selo é um passo concreto rumo a um Alagoas mais sustentável. Ao reconhecer os esforços em reduzir emissões, valorizamos quem faz a diferença e incentivamos novas ações em prol do clima”, destacou.

Portal IMA +

A adesão deve ser feita por meio do Portal IMA+. De acordo com a gerente de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do IMA, Marianna Farias, o processo é simples e totalmente online.

“Basta acessar o Portal IMA+, fazer o login, clicar em 'Novo Requerimento', depois em 'Solicitações Diversas', selecionar ‘Não possui’, e no item 5 indicar a opção ‘Selo Alagoas Pelo Clima’”, explicou.

O selo adota a metodologia internacional GHG Protocol e contempla três categorias de reconhecimento nas categorias bronze, prata e ouro; a depender dos escopos de emissões reportados.

A premiação acontecerá no dia 9 de dezembro de 2025, com divulgação dos contemplados no Diário Oficial do Estado e nas redes sociais do Instituto do IMA/ AL.


Fonte: Ascom IMA/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]