Outubro chegou trazendo uma importante mobilização em Maceió: a Campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a doença que mais atinge mulheres no Brasil.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminfra) e o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental(Iplam) se uniram para engajar servidores e técnicos em atividades voltadas à saúde e à solidariedade. O lançamento da campanha aconteceu neste 1º de outubro, com a participação do vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha, e do secretário do Iplam, Antonio Carvalho.
Durante a abertura, Rodrigo Cunha ressaltou a importância do acolhimento e da rede de apoio. “Estamos aqui para chamar a atenção e, literalmente, salvar vidas. Muitas vezes, não é com você, mas com alguém da sua família. Nessas horas, uma rede de apoio pode confortar, mostrar novas saídas e lembrar que a vida é bela, apesar dos desafios. Cada pessoa enfrenta seus próprios problemas, e para cada um, eles sempre parecem os maiores. Por isso, campanhas como essa fazem diferença.”
Entre as atividades programadas, estão gincanas, campanhas de doação de roupas, coleta de mechas de cabelo, exames preventivos como mamografias e incentivo à doação de sangue.
O secretário do Iplam, Antonio Carvalho, também destacou a importância da união em torno da causa. “Nos juntamos para conscientizar. O autocuidado é fundamental para salvar vidas. Aqui, temos exemplos inspiradores, como a Ju, que venceu o câncer e está há dois anos em quimioterapia. Que essa conscientização se espalhe para nossas famílias, mães, avós, tias… Essa é uma gincana do bem: competimos, mas com um objetivo nobre.”
A programação do Outubro Rosa da Seminfra e do Iplam segue até o dia 31, reforçando a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e da solidariedade, com atividades para os servidores em todas as sextas-feiras:
Fonte: Ascom Seminfra