Outubro é o mês das crianças e, no Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), os corredores do órgão ganharam cor, movimento e brincadeiras. Isso porque, nesta quarta-feira (01), o órgão estadual promoveu uma visita guiada das crianças selecionadas na 4ª Edição do Botânico Mirim - projeto conduzido pelo Herbário MAC.
Os participantes conheceram as gerências de educação ambiental, laboratório, mudanças climáticas e das unidades de conservação. A visita guiada integra a série de atividades do projeto nesta 4ª edição.
Para a Consultora Ambiental, Giullia Magalhães, o projeto tem a importância de promover a sensibilização ambiental e apresentar as ações do IMA, multiplicando o acesso a essas informações. “É só o começo de uma grande jornada com as crianças e nós estamos muito empolgados em poder compartilhar todo esse conhecimento com eles”, destacou.
Para o pequeno Asafe Miguel, de 9 anos, visitar o laboratório do IMA foi o ponto alto da visita guiada. “Foi a parte mais legal porque conheci muitas coisas científicas, aprendi muita coisa. Tenho certeza de que um dia vou trabalhar lá e ser um cientista também”, afirmou empolgado.
Os conhecimentos compartilhados pela equipe de educação ambiental chamaram a atenção da mais nova botânica mirim, Laís Rufino, também de 9 anos. “Conheci várias plantas e sementes e não sabia que elas tinham nomes científicos e também nomes populares”, ressaltou.
Sobre o Botânico Mirim
A iniciativa, que contempla crianças de 8 a 12 anos, é realizada pelo Herbário do IMA em Maceió (Herbário MAC), com o propósito de sensibilizar e incentivar boas práticas ambientais desde a infância, preparando uma geração mais interessada na preservação do meio ambiente.
Ao longo de três meses, os selecionados vão participar de diversas atividades lúdicas e imersivas, aprendendo sobre os biomas, espécies em extinção, tipos de plantas e muito mais.
Fonte: Ascom IMA