03 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 7ª parcela
02/10/2025 às 23h30

Geral

Esposa de paciente celebra tratamento e alta médica no Hospital da Cidade em Maceió

Com atendimento humanizado e tecnologia avançada, Hospital da Cidade em Maceió salva a vida de paciente com infecção grave e emociona familiares

Foto: Ascom SMS

O alívio e a gratidão tomaram conta de Maria José, nesta quarta-feira (1º), quando seu esposo, Antônio Carlos dos Santos Pereira, recebeu alta médica após semanas de internação no Hospital da Cidade, o primeiro hospital municipal de Maceió. Acompanhante dedicada, ela comemora não apenas a recuperação do marido, mas também a qualidade do tratamento que ele recebeu na unidade, que une tecnologia de ponta e atendimento humanizado.

"Ele chegou aqui muito debilitado e foi uma luta até chegarmos neste ponto. A situação era desesperadora, mas quando ele foi internado aqui, recebeu um tratamento humanizado. Assim que chegou, foi diagnosticado com infecção generalizada", contou Maria José, visivelmente emocionada. "Ele é um milagre de Deus nas nossas vidas", acrescentou.

Terapia por Pressão Negativa (TPNP) foi essencial na recuperação do paciente, técnica moderna acelera a cicatrização de feridas graves com uso de curativo a vácuo. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Terapia por Pressão Negativa (TPNP) foi essencial na recuperação do paciente, técnica moderna acelera a cicatrização de feridas graves com uso de curativo a vácuo. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Durante o período de internação, Antônio Carlos foi submetido a um tratamento inovador conhecido como Terapia por Pressão Negativa (TPNP), ou curativo a vácuo. Trata-se de um procedimento moderno e eficaz para o tratamento de feridas complexas. Com o uso de uma esponja especial aplicada diretamente sobre a ferida e vedada por uma película, o sistema de sucção retira fluidos, bactérias e reduz o inchaço, acelerando a cicatrização.

"Esse tratamento é uma novidade para muitos. Seria caríssimo se tivéssemos que custear por fora. Foi um cuidado que salvou a vida do meu marido, e de forma gratuita, pelo SUS. Aqui, eu encontrei gente que tem empatia, que se coloca no lugar do outro, que sente a dor do outro", relatou Maria José.

A cuidadora também fez questão de destacar o acolhimento recebido em todas as etapas da internação. "Nossa gratidão a toda equipe médica e de assistência, da UCI, da limpeza. Todo o hospital nos acolheu de uma forma maravilhosa. Não tenho palavras para agradecer", disse.

Maria José ainda reforçou a importância de manter os investimentos públicos na saúde. "Quero agradecer também ao prefeito e pedir que ele continue investindo nesse hospital e na capacitação dos profissionais. Esse lugar salvou a vida do meu marido", frisou.

O Hospital da Cidade é referência no atendimento humanizado e no uso de tecnologias avançadas no SUS em Maceió. Desde a inauguração, a unidade tem sido símbolo de uma nova fase para a saúde pública na capital alagoana, oferecendo atendimento gratuito com padrão de excelência.

Sobre a Terapia por Pressão Negativa (TPNP)

Também conhecida como curativo a vácuo, a TPNP é uma técnica que utiliza uma bomba de sucção conectada a um curativo especial para retirar fluidos da ferida, reduzir infecções e estimular a regeneração dos tecidos. É considerada uma alternativa eficiente para feridas de difícil cicatrização e já é aplicada em hospitais de ponta no Brasil e no mundo.

O Hospital da Cidade é gerido pelo Maceió Saúde, organização privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e modernizar a administração das unidades de saúde municipais. A instituição visa oferecer uma gestão eficiente, com foco na qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas do setor.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]