Para garantir uma educação de qualidade e avançar nos indicadores de aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) tem intensificado as ações do projeto “Se Liga no IDEB”, que mobiliza escolas, professores e estudantes no período que antecede as avaliações externas.
Uma dessas iniciativas foi a mediação de leitura realizada na Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, no Tabuleiro do Martins, com a escritora e articuladora de ensino do programa Escola 10, Márcia Portela. A atividade, que aconteceu no final de setembro, reuniu cerca de 50 estudantes dos quintos anos, no turno da tarde, e teve como propósito principal fortalecer a competência leitora e incentivar a produção autoral.
Márcia explica que a promoção da mediação de leitura, sobretudo no período que antecede a aplicação da prova SAEB, é de grande importância:
“Além de favorecer a aprendizagem em Língua Portuguesa, a leitura impacta diretamente em outras áreas, como Matemática, ao auxiliar na interpretação de enunciados. Essa prática também promove maior engajamento, protagonismo e confiança, reduzindo a ansiedade frente a avaliação e criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e interdisciplinar, o que potencializa o desempenho escolar e contribui para a formação integral do estudante”.
Durante a atividade, Márcia compartilhou com os estudantes detalhes sobre o processo de criação literária e destacou a leitura como um caminho essencial para desenvolver o pensamento crítico e a imaginação. O encontro teve como obra mediada o livro “O gato e o casarão”, além da exposição de outros títulos, como “Era uma vez uma joaninha”, “Linhas e entrelinhas” e “De conto em conto com a Matemática podemos contar”.
Os estudantes participaram ativamente, levantando perguntas e comentários, o que tornou a atividade um espaço de troca e construção coletiva. A mediação de leitura fez parte do conjunto de ações voltadas à preparação para as avaliações externas, mas também teve caráter formativo, reforçando o compromisso da escola com a formação integral de seus estudantes.
Fonte: Ascom Semed