O Restaurante Popular de Maceió, unidade Centro, realizou nesta sexta-feira (10), uma ação de conscientização alusiva ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que será lembrado, neste sábado (11) em todo o Brasil.
A nutricionista do restaurante, Maria dos Prazeres, ensinou aos usuários da unidade como identificar nos rótulos de alimentos industrializados, a quantidade de sódio e açúcares para a prevenção da obesidade e a promoção de uma alimentação mais equilibrada todos os dias.
“Aqui no restaurante, nosso público maior são idosos. Então, todas as vezes que a gente conversa, eles passam para mim que não praticam esporte, não têm esse hábito de fazer nenhum tipo de exercício. Por isso, hoje falamos da importância de praticar uma atividade física e de lerem os rótulos, porque muitos são diabéticos e hipertensos ”, explicou a nutricionista.
Durante a ação, a educadora física Gabi Santos e idosos do Serviço de Convivência do Cras Sônia Sampaio, incentivaram os outros idosos, que estavam no restaurante, para se exercitarem fazendo uma aula de alongamento.
Para a diretora de Segurança Alimentar da Semdes, Kledja Queiroz, além de fornecer uma alimentação saudável, a equipe de nutrição do restaurante pensa na saúde dos usuários quando estão fora do equipamento. “Essas orientações são muito importantes para que em casa, os idosos possam aplicar e ter uma vida mais saudável, por saber o que estão realmente se alimentando “, pontuou.
Dona Maria Lúcia, ficou impressionada com a quantidade de açúcar e sódio que certos produtos têm. “ Agora vou ficar mais atenta e prestarei mais atenção aos rótulos, para não comer tantas coisas que só prejudicam nossa saúde”, assegurou.
O Restaurante Popular do Centro fica localizado na Rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió, e atende nas modalidades presencial e pague e leve.
As fichas para o café da manhã, no valor de R$ 1,00, começam a ser vendidas às 7h e dão direito a dois pães com manteiga, uma fruta da estação e um copo de café.
As fichas do almoço estão disponíveis a partir das 10h30. A quentinha, no valor de R$ 3,00, contém arroz, feijão, macarrão, proteína, sobremesa e suco.
Fonte: Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes