Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Brasil Solidário vai fortalecer a aprendizagem da educação financeira entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Por meio do programa “Jogar e Aprender”, as escolas estaduais receberão kits com jogos educativos e os professores participarão de formações. A expectativa é que mais de 172 mil estudantes da Rede Estadual sejam impactados pelo programa que, em todo o Brasil, já beneficia mais de 1,8 milhão de estudantes.
A proposta do programa é levar aos jovens alagoanos noções sobre educação financeira, ajudando-os a terem um melhor planejamento e mais autonomia em suas vidas financeiras. São sete jogos de cartas e tabuleiros que abordam conceitos como poupança, endividamento, organização residencial, empreendedorismo e negócios.
O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc-AL, Ricardo Lisboa, conta que a parceria nasceu a partir de uma articulação da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e que ajudará a fortalecer as iniciativas voltadas à educação financeira já realizadas na Rede Estadual de Ensino.
“A gente entende que essa parceria é muito bem-vinda, pois atende a nossa perspectiva de aprendizagem criativa por meio destes jogos que poderão ser trabalhados pelos professores em sala de aula de diversas formas. Além disso, ela nos possibilita aprofundar a abordagem da educação financeira em nossas escolas, algo que já trabalhávamos com as turmas de 1ª série do ensino médio e também por meio dos Temas de Aprofundamento Curricular, onde, a cada bimestre, uma temática é trabalhada”, explica Ricardo.
O presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, explana como se dará a aplicação dos jogos nas escolas e a oferta de formação para professores. “Esses jogos chegarão em todas as escolas estaduais e serão distribuídos de acordo com o quantitativo de alunos e salas de cada instituição, além da faixa etária dos estudantes. Já a formação com professores será online com momentos presenciais, contando com mentoria e certificação. Inicialmente a oferta será focada na educação financeira, mas, posteriormente, também ofereceremos cursos de fotografia, arte e cultura, educação ambiental, educação inclusiva, dentre outros”, adianta Luís.
Prévia
Uma amostra de como os jogos podem ser aplicados de modo didático aconteceu na Escola Estadual Deodoro da Fonseca, em Marechal Deodoro. Na ocasião, todas as turmas participaram de oficinas e disputas onde puderam aprender mais sobre educação financeira.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Gostei muito de participar. Por meio dos jogos aprendi sobre empreendedorismo e a trazer para a prática o que está nas ideias. É algo que vou levar para a minha vida”, diz Luiz Gabriel Santos, aluno da 3ª série do ensino médio.
“Achei experiência muito boa, os jogos nos ensinam como a gente pode, por exemplo, investir melhor nosso dinheiro, economizar, poupar. Ensinamentos que também aproveitarei para o Enem, pois me ajudam a assimilar melhor a matemática”, complementa sua colega Maria Cleriane da Silva.
O diretor-geral da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, Eurico Santos, lembra que a educação financeira já era uma realidade do dia a dia da escola e que a parceria Seduc/Instituto Brasil Solidário fortalece ainda mais esta prática na instituição.
“Desde o ano passado, a nossa escola desenvolve um trabalho voltado para a educação financeira e tivemos estudantes premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, a OLITEF. Essas ações também estão presentes como disciplina eletiva, projeto de vida do estudante, e já promoveram mudanças no comportamento de nossos alunos. Hoje, por exemplo, eles já refletem sobre o uso consciente do benefício pago por programas como Escola 10 e Pé de Meia”, revela o gestor.
Engajamento
A parceria com o Instituto Brasil Solidário se soma a uma série de ações que a Seduc-AL já desenvolve para fomentar a educação financeira entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino.
No último dia 06, o órgão foi duplamente premiado no 2º Evento de Educação Financeira, que reuniu entidades do mercado financeiro e empreendedorismo, em São Paulo. A premiação se deu pela implementação do Programa Aprender Valor na Rede Estadual e também pela Escola Estadual Indígena Tingui Botó, de Feira Grande, única unidade escolar indígena reconhecida em todo o país pela execução do programa.
O Aprender Valor é um programa gratuito do Banco Central que ajuda professores, escolas e redes de ensino a desenvolverem atividades de educação financeira entre estudantes do ensino fundamental. Na Rede Estadual Alagoas, a adesão ao programa foi 100% das escolas de ensino fundamental.
Outra frente de fomento à educação financeira está na OLITEF/Tesouros do Amanhã. Maior olimpíada de educação financeira do país, a OLITEF é promovida pela B3, a bolsa de valores do Brasil, e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda.
Voltada para estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3a série do ensino médio, a OLITEF visa estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica, promovendo aprendizagem sobre planejamento financeiro, finanças pessoais e investimentos. Em 2024, 142 escolas da Rede Estadual participaram da olimpíada e 566 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.
Fonte: Ascom Seduc, com informações do Instituto Brasil Solidário