05 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde debate fortalecimento da atenção às crianças vítimas do Zika
05/11/2025 às 17h00

Geral

Vigilância Sanitária promove curso sobre padrões sanitários na hotelaria

Formação foi destinada a 40 funcionários de hotéis e pousadas de Maceió

Curso aconteceu na sede da Visa Maceió. - Cortesia

Com o intuito de proporcionar segurança à saúde do consumidor e conscientizar os comerciantes da rede hoteleira sobre as adulterações de bebidas alcoólicas e também os cuidados na comercialização de alimentos nesses estabelecimentos, a Vigilância Sanitária de Maceió(Visa) promoveu, nesta quarta-feira(5), uma capacitação sobre adulteração e clandestinidade de bebidas alcóolicas e padrões sanitários na venda de alimentos. O curso foi destinado a 40 funcionários de hotéis e pousadas de Maceió.

A capital alagoana recebe turistas o ano todo e a Visa está sempre promovendo a capacitação e atualização dos trabalhadores do setor hoteleito. Mas este ano, diante dos acontecimentos no Brasil envolvendo contaminação de bebidas por metanol, as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) ficaram mais rígidas. Por isso, com a chegada da temporada turística do verão na capital alagoana, os cuidados com o  consumo de bebidas alcoólicas e alimentos comercializados na rede hoteleira estão recebendo um olhar mais sensível, em benefício ao consumidor.

A capacitação aconteceu na sede do órgão, em Jaraguá, e pretendeu  atualizar os representantes e funcionários do ramo hoteleiro sobre as adequações referente à bebidas clandestinas e reforçar a fiscalização na comercialização, a fim de evitar bebidas contaminadas por metanol. 

Além disso, foram reforçadas boas práticas sanitárias no que se refere a manipulação de alimentos, uso de Equipamentos de Proteção Individual(EPIs), organização e limpeza adequada dos utensílios e maquinários de cozinha, conforme preconizado pela Resolução de Diretoria Colegiada(RDC) nº 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa). 

O curso foi ministrado por Airton Santos, chefe especial da Visa e Rita Vieira, bióloga e fiscal sanitária da Gerência da Inspetoria de Alimentos.

“Na ocasião, enfatizamos a importância da comercialização de bebidas de fabricantes legalmente autorizados, com o intuito de prevenir a ocorrência de casos de intoxicação por metanol, à fim de preparar e conscientizar os representantes de redes hoteleira na venda de bebidas alcoólicas e reforçamos os padrões sanitários exigidos pela Anvisa. A segurança do consumidor é um compromisso conjunto”, destacou Airton Santos.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]