Mais de 160 estudantes do ensino público estadual irão visitar a sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), localizada no Centro de Maceió, durante este mês de novembro. A visita guiada trata-se de uma das atividades do Projeto Embaixadores do Planejamento — uma iniciativa piloto da Seplag, em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa aproximar os jovens da gestão pública.
Os estudantes têm entre 15 e 17 anos e são das Escolas Estaduais Dom Otávio Aguiar, do Benedito Bentes, e José Maria Correia das Neves, localizada no Prado. Eles serão divididos em grupos com cerca de 50 alunos que irão visitar a Seplag nesta terça (11) e quarta-feira (12) e também nos dias 18 e 19 de novembro, das 8h às 11h.
“A visita faz parte do processo de envolver os estudantes na política pública. A ideia é que a gente mostre para eles como funciona a máquina pública, onde são organizadas as políticas que chegam até eles no dia a dia”, informa Genildo Silva, superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag.
O Projeto Embaixadores do Planejamento foi lançado em março deste ano e, desde então, os 165 estudantes participantes, alocados em 4 turmas, tiveram acesso às oficinas de planejamento ministradas por servidores da Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan/Seplag). As oficinas abordaram temas como: ética e cidadania; ciclo de políticas públicas; uso de dados nas políticas públicas e elaboração de políticas públicas.
Com o encerramento das oficinas, a visita guiada à sede da Seplag foi organizada para que os estudantes conheçam de perto a rotina dos servidores que trabalham com gestão.
E ao final do ciclo de atividades referente ao projeto, um hackathon de políticas públicas será organizado para que os estudantes criem e apresentem soluções para os desafios de suas escolas. O evento ainda não tem data definida, mas deverá ser realizado ainda neste ano.
Fonte: Carol Amorim / Ascom Seplag