O acesso à água tratada já é uma realidade para os moradores dos povoados Lagoa dos Ranchos e Lagoa do Mato dos Lopes, na zona rural de Palmeira dos Índios. É que o Governo de Alagoas, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), firmou um acordo de cooperação com a Prefeitura do município implantando a rede de abastecimento nas duas comunidades, que por muitos anos dependeram de caminhões-pipa.
A iniciativa transformou a rotina de aproximadamente 1.400 moradores, ao garantir água encanada, tratada e de qualidade. Para tornar o projeto possível, a Casal investiu cerca de R$ 200 mil na aquisição de 7 mil metros de tubulação, enquanto a Prefeitura assumiu a execução da obra, o custeio dos serviços e a mão de obra. A inauguração oficial do sistema vai ocorrer na terça-feira (25), às 11h, em uma solenidade que contará com a presença do governador Paulo Dantas, da prefeita Luísa Júlia, do vice-presidente Corporativo da Casal, Diego Gaia, além de parlamentares e demais autoridades locais.
A programação inclui a abertura simbólica de um ponto de água no local e o descerramento da placa inaugural na associação de moradores. Para o presidente da Casal, Luiz Neto, o momento marca um avanço significativo. “Levar água tratada e de qualidade às comunidades distantes das áreas urbanas é um testemunho do compromisso do Governo de Alagoas e da Casal em melhorar a saúde e o bem-estar daqueles que mais necessitam de serviços de saneamento”, destacou.
O vice-presidente Corporativo, Diego Tenório, também celebrou a conquista. “Com a chegada do novo sistema, Lagoa dos Ranchos e Lagoa do Mato dos Lopes passam a integrar o crescente número de localidades beneficiadas. Para a Casal, universalizar o acesso à água é promover dignidade e melhores condições de vida para a população rural”, afirmou.
Fonte: Ascom Casal