“A EaD demonstra que o aprendizado não conhece fronteiras e que o compromisso é capaz de superar qualquer distância”. A frase do professor Vagner Herculano de Souza, diretor do Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), resume o espírito que marca o Dia Nacional da Educação a Distância, celebrado em 27 de novembro, nesta quinta-feira.
Mais do que uma modalidade, a EaD tem se consolidado como uma estratégia fundamental para democratizar o acesso ao ensino superior, fortalecer a formação acadêmica e profissional e transformar trajetórias de vida dentro e fora de Alagoas.
Atualmente, a Uncisal conta com cerca de 1.600 matrículas em seis cursos de graduação a distância. São quatro licenciaturas (Educação Física, Matemática, Biologia e Letras/Libras) e dois cursos tecnológicos (Gestão Hospitalar e Empreendedorismo e Inovação em Turismo), além de quatro pós-graduações lato sensu em andamento.
Segundo Vagner Herculano, esse crescimento é resultado de um processo planejado de fortalecimento da modalidade. “Nos últimos anos, a instituição tem investido na formação de equipes, reorganização de processos internos e ampliação das estruturas de apoio, para garantir uma EaD com qualidade, vínculo e resultados concretos para os estudantes”, afirma.
A atuação da EaD da Uncisal alcança hoje 17 polos em todas as regiões de Alagoas, incluindo Arapiraca, Boca da Mata, Cajueiro, Delmiro Gouveia, Maragogi, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Laje, Teotônio Vilela, entre outros, além das unidades em Maceió.
Por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), essa presença no interior tem sido fundamental para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior público.
“Estamos presentes em diferentes territórios, com realidades distintas, o que exige um modelo de gestão colaborativo e ajustado a cada contexto. Por isso, trabalhamos de forma colegiada, envolvendo coordenações de cursos, tutoria, docentes, equipe multidisciplinar e coordenadores de polo, com apoio permanente da Reitoria”, destaca Vagner.
A Uncisal tem atuado também para garantir a qualidade da formação e a permanência estudantil. Entre as ações estão o acompanhamento sistemático do desempenho discente, a produção de relatórios pedagógicos, formações continuadas para tutores e professores, além do fortalecimento do diálogo com os polos. Esse conjunto de medidas ganha ainda mais relevância diante do atual cenário de transição do novo marco regulatório da EaD no país.
“Vivemos um período de adaptação às novas normativas, mas com o compromisso de preservar nossas ofertas, manter os bons resultados regulatórios e elevar ainda mais a qualidade da educação a distância”, acrescenta o diretor.
Impacto
O impacto da EaD pode ser visto nas trajetórias de quem passou e de quem segue na modalidade. É o caso de Raquel dos Santos Pereira Lima Lopes, egressa do curso de Gestão Hospitalar, formada em 2020 pelo polo UAB de São José da Laje, e atualmente mediadora pedagógica no próprio polo.
“Estudar a distância me mostrou que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação quando é usada com intencionalidade, acolhimento e compromisso. Fortaleceu minha disciplina, minha autonomia e a certeza de que a educação pode e deve ultrapassar barreiras”, afirma.
Agora como tutora, ela afirma que voltar à EaD “é como revisitar um caminho que transformou sua vida” e deixa um recado aos estudantes: “Organizem-se, criem uma rotina e não tenham medo de pedir ajuda. A EaD oferece liberdade, mas essa liberdade exige responsabilidade. E vocês não estão sozinhos no processo”, orienta.
Outra história que ilustra o alcance da EaD da Uncisal é a da aluna Alexia Lara Lacet Fireman Coelho, estudante de Gestão Hospitalar, hoje morando em Santos (SP). Natural de Maceió, ela mudou de cidade após ser aprovada em concurso público e seguiu os estudos mesmo à distância.
Já formada em Enfermagem, com pós-graduação em Auditoria Hospitalar e cursando mestrado em Saúde Coletiva, Alexia destaca que a EaD foi essencial para alinhar formação acadêmica, trabalho e pesquisa.
“A educação a distância me deu a oportunidade de conhecer professores excelentes, que têm me ajudado a realizar o sonho de um dia lecionar. Sou muito grata à Uncisal, ao professor Vagner Herculano e ao meu orientador Rafael Barros. Fiz de tudo para aproveitar o máximo dessa oportunidade”, relata.
Alexia também participou de iniciação científica, está submetendo artigo e pretende seguir no doutorado futuramente pela própria instituição. Segundo ela, a modalidade permitiu não apenas estudar, mas construir vínculos e ampliar horizontes acadêmicos, mesmo estando a mais de dois mil quilômetros de distância de Alagoas.
No Dia Nacional da Educação a Distância, Vagner Herculano reforça a mensagem de reconhecimento à comunidade acadêmica.
“Reafirmamos nosso profundo agradecimento a estudantes, tutores, professores e equipes que constroem diariamente uma educação mais acessível e inclusiva. Seguimos firmes na missão de democratizar o conhecimento, fortalecer a educação em Alagoas e avançar em novas ofertas, parcerias e projetos, especialmente a partir de 2026, com a consolidação do novo marco regulatório”, finaliza.
Fonte: Danielle Cândido / Ascom Uncisal