A Secretaria de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu) deu início, nesta quarta-feira (26), ao primeiro módulo do Percurso Formativo Temático do Alagoas Lilás. A formação, que reúne equipes da rede de atendimento de diversos órgãos estaduais e municipais, tem como objetivo fortalecer e qualificar a rede de acolhimento às mulheres em situação de violência em todo o estado.
Realizado no Hotel Best Western Premier, o percurso segue até sexta-feira (28) e faz parte do conjunto de formações permanentes implementadas pelo Governo de Alagoas para qualificar técnicas e gestoras que atuam diretamente no enfrentamento à violência de gênero.
“O Percurso é um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres em Alagoas. Começamos a levar a política do Alagoas Lilás aos municípios. A secretária Marília Albuquerque percorreu, nas últimas semanas, diversas cidades para dialogar sobre o Alagoas Lilás. A meta é mobilizar os 102 municípios, para que cada mulher, em cada canto do nosso estado, possa viver uma vida sem violência”, afirmou Izabelly Keline, Superintendente de Políticas para Mulheres da Semu.
O primeiro dia da formação promoveu vivências e simulações para aprimorar a tomada de decisão e a atuação integrada da rede.
Além disso, o grupo participou de atividades voltadas à escuta, avaliação e investigação do caso, fortalecendo a atuação intersetorial e a comunicação entre os serviços. O dia também contou com três minipalestras, que aprofundaram temas centrais da política de enfrentamento.
Nesta quinta-feira (27), as participantes trabalharão práticas fundamentais como escuta sensível, avaliação adequada de cada caso e elaboração de estratégias que qualifiquem o atendimento e rompam o ciclo da violência. No último dia do evento, as equipes irão trabalhar os caminhos para o fortalecimento da autonomia financeira das mulheres, as ferramentas estratégias para superar a violência e a estratégia estadual.
Alagoas Lilás
Criado pelo Governo de Alagoas por meio do Decreto nº 103.602, de 1º de agosto de 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do país voltada exclusivamente ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.
A iniciativa integra os 102 municípios alagoanos em ações de prevenção, proteção, acolhimento e apoio, fortalecendo a rede e qualificando o atendimento em todos os níveis.
Fonte: Camilla Cahet / Semu