14 de janeiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Imóveis ociosos da Previdência poderão ser cedidos para fins sociais
13/01/2026 às 23h59

Geral

Sesau abre inscrições para a IV Mostra de Experiências Exitosas em Hanseníase

Iniciativa promove um espaço de troca de experiências vivenciadas por profissionais de saúde

Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVISA) e do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Hanseníase, está com as inscrições abertas, até o próximo dia 19 de janeiro, para a IV Mostra de Experiências Exitosas em Hanseníase, que será promovida no dia 3 de fevereiro, no auditório da Escola de Governo de Alagoas (EGAL), localizado no bairro Centro, em Maceió.

A iniciativa destina-se aos profissionais e gestores dos serviços de saúde, membros de organizações da sociedade civil e acadêmicos de áreas afins dos 102 municípios.

Para se inscrever basta acessar o link: (https://docs.google.com/forms/d/1E8Ktxb5Z_8B9q0xr5wcpRkmApWTo96491NTf1kNqt2s/viewform?edit_requested=true)

A assessora da Área Técnica da Hanseníase, enfermeira Fernanda Vieira, explica que a Mostra de Experiências Exitosas contribui para a troca de conhecimentos e para o aprimoramento da assistência no Estado.

“A exposição permite a reflexão coletiva acerca da integração e avanços na assistência à hanseníase no território alagoano, estimulando o desenvolvimento de ações efetivas para a Atenção à Saúde em Hanseníase no cotidiano dos serviços”, disse.

Fernanda Vieira destaca ainda a importância da conscientização sobre a hanseníase e o diagnóstico em tempo oportuno para evitar sequelas graves e óbitos.

“Fortalecendo o diagnóstico precoce, interrompe-se a transmissão e evita-se sequelas físicas permanentes, permitindo início do tratamento adequado, o que garante que o paciente receba o suporte necessário para a cura sem abandono do tratamento. Ao focar na vigilância do óbito, corrige-se falhas no sistema para que ninguém morra por complicações de uma doença que tem cura e tratamento gratuito”, salientou.


Fonte: Ascom Sesau

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]