Com a intensificação do calor e das chuvas típicas do verão, período em que o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta significativamente, a Agreste Saneamento reforça o alerta à população para a adoção de cuidados permanentes. A prevenção é fundamental para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e proteger a saúde coletiva.
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.660.190 casos prováveis de dengue ao longo de 2025, demonstrando a intensa necessidade em manter rotinas preventivas no dia a dia. Em Alagoas, o balanço do ano acendeu o sinal de alerta. O estado contabilizou 7.952 casos de dengue, evidenciando a permanência do mosquito em circulação e a necessidade de manter as ações preventivas de forma contínua, especialmente nos primeiros meses de 2026.
A principal forma de prevenção segue sendo a eliminação de locais que possam acumular água parada. Manter caixas-d'água, cisternas e reservatórios sempre bem vedados, garantir a limpeza regular de calhas e ralos, descartar corretamente recipientes sem uso e ter atenção constante com vasos de plantas, bebedouros de animais e o lixo doméstico são medidas simples, mas extremamente eficazes.
Para a diretora-geral da Agreste Saneamento, Ângela Lins, o combate ao Aedes aegypti começa dentro de casa e depende diretamente do envolvimento da população. "Mesmo pequenas quantidades de água parada já são suficientes para a proliferação do mosquito. Por isso, o cuidado diário com quintais, reservatórios e áreas externas é fundamental. A prevenção é um ato de responsabilidade coletiva e faz toda a diferença para reduzir os casos de dengue e outras arboviroses", destaca.
Sobre a Agreste Saneamento: Há 13 anos em Alagoas, a Agreste Saneamento atua por meio de uma Parceria Público-Privada com a Casal, ampliando a capacidade de abastecimento de água em 10 municípios do Agreste e beneficiando cerca de 400 mil pessoas. Reconhecida pela qualidade dos serviços e pelo compromisso socioambiental, desenvolve projetos sustentáveis, promovendo o reaproveitamento do subproduto do tratamento da água. Eleita oito vezes uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, a Agreste acumula importantes prêmios, como o Troféu Alagoas Verde e reconhecimentos do Instituto Trata Brasil e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), incluindo, em 2025, o Nível III Quíron Diamante ESG.
Fonte: Assessoria