O desconto oferecido pela Prefeitura de Maceió no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026 é o maior e mais vantajoso entre as capitais brasileiras, segundo dados publicados pela Isto É Dinheiro, na última sexta (23). A reportagem apurou os descontos oferecidos na cota única do imposto nas 27 capitais do País e em Brasília, no Distrito Federal, e destaca Maceió como um dos lugares “Onde vale a pena pagar o IPTU à vista”.
Ainda de acordo com a reportagem, a capital alagoana é uma das cidades onde o desconto do IPTU é maior do que o rendimento de qualquer investimento conservador no período. O texto ainda classifica esse tipo de desconto como “3 a 10 vezes maior do que o rendimento que o dinheiro teria se investido até março”, apontando mais vantagem para o contribuinte neste início de ano.
Nas 27 capitais brasileiras, o desconto de 20% de Maceió, válido até o dia 30 de janeiro, é o maior atualmente sem qualquer requisito ou critério estabelecido ao contribuinte, como por exemplo, pagamentos em dia, inscrição do CPF em nota fiscal ou cadastros que antecedem a cobrança do tributo.
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é necessário que o contribuinte não tenha débitos pendentes com o município para ter direito ao desconto, também de 20%, restritos aos imóveis adimplentes. Já em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, o desconto de 20% foi encerrado no dia 5 de janeiro. Ou seja, em Maceió, qualquer cidadão tem direito aos 20% de abatimento com um prazo de vencimento maior, até o final deste mês.
No ranking das capitais do Nordeste, Maceió também se destaca em relação às demais cidades que oferecem entre 16% e 7%.
De acordo com a Receita Municipal da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) a oferta de descontos vantajosos no pagamento à vista possibilita que o cidadão mantenha o seu imóvel em dia economizando. Desde 2021, a Prefeitura de Maceió oferece os maiores descontos entre as capitais do País.
“O abatimento é uma maneira do contribuinte economizar e evitar complicações futuras que o débito pode gerar, como a inscrição em dívida ativa, cobranças judiciais, juros e multas, entre outros’’ destacou o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Phillippe Félix.
Como emitir o boleto do IPTU 2026?
As guias do IPTU 2026 já estão disponíveis no site www.online.maceio.al.gov.br, digitando ‘IPTU 2026’ no campo de busca e informando o número de inscrição municipal. O número pode ser encontrado em carnês e boletos antigos e também em documentos do imóvel.
Também é possível emitir o IPTU pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (82) 3312-5990. O boleto pode ser pago via Pix, em aplicativos bancários e agências.
A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens ou boletos com a guia ou código de pagamento. O atendimento pelo WhatsApp deve ser feito, exclusivamente, em contato com a conta verificada do órgão.
Fonte: Ascom Sefaz