04 de maio de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Chuvas em Pernambuco causam deslocamento de 9,4 mil pessoas
04/05/2026 às 14h30

Geral

Unidades de emergência do Estado registram mais de 800 atendimentos no feriadão do Dia do Trabalhador

Maior parte dos acolhimentos ocorreu no Hospital de Emergência do Agreste, com 552 registros

Ascom HGE e Ascom HEA

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registraram 827 atendimentos durante o feriadão do Dia do Trabalhador em Alagoas. Os dados compreendem o período entre a sexta-feira (1º) e o domingo (3) e foram divulgados nesta segunda-feira (4) pelas unidades hospitalares.

No HGE, principal referência em urgência e emergência da Rede Estadual de Saúde Pública, foram realizados 275 atendimentos no período. Já no HEA, foram acolhidas 552 pessoas.

Do total de atendimentos feitos pelo HGE, 151 foram por casos clínicos e 102, por acidentes, sendo 57 ocorrências de trânsito (28 de moto, 24 colisões e três atropelamentos), 44 acidentes casuais e um acidente de trabalho. Também deram entrada 16 pessoas vítimas de agressões, das quais oito feridas por arma de fogo, quatro por arma branca e quatro por agressão corporal. O balanço contabiliza ainda quatro tentativas de suicídio, um afogamento e uma pessoa queimada.

“Além da assistência imediata prestada na porta de entrada da emergência, a maior unidade de urgência e emergência da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] registrou 100 altas médicas, 97 novas internações, 26 cirurgias e 24 transferências para outras unidades de saúde. Esses dados demonstram a alta rotatividade e a integração do HGE com a Rede Estadual de Saúde Pública”, salientou o diretor geral da unidade, Fernando Fortes Melro.

Com funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, todos os dias da semana, o HGE é estruturado para receber casos de média e alta complexidade, especialmente situações graves e tempo-dependentes, quando cada minuto pode ser decisivo para salvar vidas. A unidade conta com áreas específicas para classificação de risco, internação, centro cirúrgico, leitos de terapia intensiva e equipes multiprofissionais preparadas para atender desde traumas e emergências clínicas até queimaduras e outras ocorrências críticas.

“A manutenção desse serviço contínuo representa um dos maiores desafios da saúde pública: assegurar equipes completas, insumos, equipamentos e fluxos assistenciais organizados em todos os turnos, inclusive em fins de semana e feriados prolongados, períodos tradicionalmente marcados pelo aumento de acidentes e intercorrências”, pontuou a diretora administrativa do HGE, Sônia Alves.

“É válido salientar que a população pode ajudar reduzindo as demandas nas unidades de saúde com o respeito às leis de trânsito, usando equipamentos de proteção, evitando situações de violência, redobrando os cuidados durante o lazer, além da manutenção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, vacinação atualizada, controle de doenças crônicas e acompanhamento médico periódico”, orientou o diretor médico do HGE, Miquéias Damasceno.

Hospital de Emergência do Agreste

Já do total de pacientes atendidos pelo Hospital de Emergência do Agreste, 143 foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 90 desses atendimentos foram relacionados a acidentes envolvendo motocicletas. Também chegaram para receber assistência 11 vítimas de acidentes de bicicleta, duas por atropelamentos, duas por capotamento e 38 acidentados em colisões.

Outras sete pessoas deram entrada no HEA por acidentes de trabalho. Os profissionais de plantão também receberam quatro vítimas de violência física, sendo três por agressão corporal e uma por arma branca.

No caso de problemas provocados por intoxicação exógena, provocadas pela exposição a substâncias químicas externas como medicamentos, agrotóxicos, produtos de limpeza, drogas e venenos, sete foram acolhidas. A unidade hospitalar também atendeu 38 pessoas acometidas por luxações ou entorses e 34 por pancada.

Ainda deram entrada no HEA durante o feriadão do Dia do Trabalho, 10 pessoas por mordida de cachorro, duas por picada de abelha, 14 vítimas de escorpião e seis por picada de inseto. Outras 10 pessoas foram atendidas por queda de animal, 100 por queda da própria altura, 18 por queda de altura e oito por queimadura.

O Hospital de Emergência do Agreste também realizou 19 cirurgias entre a sexta-feira (1º) e o domingo (3).


Fonte: Ascom HGE e Ascom HEA

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]