As comunidades de Fernão Velho, Goiabeiras, ABC, Rio Novo e parte do Clima Bom receberam nesta quarta-fera (6) um reforço na área de segurança pública com a inauguração do 25º Distrito da Capital. O pleno funcionamento da delegacia, que já havia sido criada por Lei, foi um compromisso assumido pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, durante um café da manhã, realizado no final do ano passado, com a participação dos moradores dessas localidades.
O secretário adjunto de Estado da Defesa Social, José Edson de Freiras Júnior, destacou na inauguração a importância desse novo equipamento para a tranquilidade das comunidades da região e afirmou que os órgãos de segurança pública estão abertos ao diálogo com a população para atender às suas reivindicações. “Fazer segurança é um trabalho árduo e momentos como este nos revigora para continuarmos nossa luta contra a criminalidade.
O secretário estadual adjunto dos Esportes, Jorge VI, anunciou a criação de núcleos de esportes em diversos bairros de Maceió e garantiu que Fernão Velho será uma das localidades beneficiadas. “Nós precisamos oferecer opções de ocupação sadia às pessoas, como o esporte e a cultura, principalmente aos jovens, para que elas não sejam atraídos pelo crime”, alertou.
Jorge VI lembrou que a segurança pública é uma responsabilidade do Estado, mas que todos devem oferecer sua parcela de contribuição. “As pessoas precisam ajudar a polícia, denunciando os criminosos, pois somente assim será possível se reduzir a criminalidade”.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novais, autor do requerimento para a instalação da delegacia, agradeceu ao governo e aos dirigentes da Defesa Social e da Polícia Civil pelo atendimento à sua reivindicação. “A atual direção da segurança pública em Alagoas tem compromissos com a sociedade no combate aos inimigos de todos nós que são os bandidos”, disse ele, ressaltando o espírito pacato da população de Fernão Velho e localidades adjacentes.
“Aqui, prevalece o espírito de família, mas equipamentos de segurança como este são muito importantes para garantir que pessoas de outras localidades não venham para cá cometer crimes”, concluiu Galba Novais.
Já o líder comunitário José Argeu também agradeceu às autoridades do governo pelo cumprimento do compromisso que haviam assumido com os moradores da região. Ele reivindicou ainda a instalação em Fernão Velho de uma Base Comunitária, no modelo das que vêm sendo implantadas em outros bairros e cidades alagoanas.
Oséias Alencar, líder sindical, destacou o tráfico de drogas como o grande mal que atinge a sociedade como um todo, mas reconheceu que o governo estadual vem se esforçando na luta contra os traficantes.
Com a inauguração da nova delegacia, que terá como titular a delegada Maria o Socorro Almeida Tavares, as comunidades de Fernão Velho, Goiabeiras, ABC e Rio Novo não terão mais que se deslocarem ao 11º Distrito – no Clima Bom – para registrar ocorrências e dispor do atendimento da Polícia Civil.
A nova delegacia funciona em um prédio na Praça São José, área central de Fernão Velho, em frente à antiga sede da Fábrica Carmem.
A solenidade de inauguração teve ainda as presenças do diretor de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), delegado Arnaldo Soares; diretora de Administração e das Finanças da Polícia Civil, delegada Rebecca Cordeiro; diretor de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA-2), delegado Maurício Henrique Duarte; empresários e moradores da região.
Fonte: Ascom PC/AL