09 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Acompanhe ao vivo o julgamento da ação que apura a tentaiva de golpe de estado
09/09/2025 às 12h00

Geral

Circuito da Cultura Alagoana destaca talentos musicais na Escola Municipal Maria de Fátima Lira

Evento reforça importância da educação integral como espaço de construção de identidade, criatividade e expressão artística

Evento reforça importância da educação integral como espaço de construção de identidade. Foto: Edhmovie/ Ascom Semed

A música tomou conta da Escola Municipal Maria de Fátima Lira, na última sexta-feira (5), durante o 1º Circuito da Cultura Alagoana na Rede, promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed). O evento marcou a conclusão das atividades do macrocampo Arte e Cultura nas escolas de tempo integral e teve como foco o desempenho musical de alunos, que encantaram a comunidade escolar com talento e dedicação.

Com apresentações feitas exclusivamente por estudantes do 4º e 5º anos da Educação Integral, o circuito mostrou o resultado do trabalho desenvolvido nas aulas de música ao longo dos meses de julho e agosto, com o tema “Identidade Cultural”.

Expressão e pertencimento

De acordo com o coordenador-técnico de Arte e Cultura da Semed, Tércio Smith, o circuito tem o objetivo de incentivar a produção artística nas escolas e promover a troca de experiências entre professores e alunos. “Essa foi a primeira edição do circuito, que nasceu com a proposta de valorizar a cultura alagoana a partir do olhar dos estudantes. A música foi o destaque, e a Escola Maria de Fátima Lira se envolveu de forma exemplar, mostrando o potencial do ensino integral para revelar talentos”, afirmou.

O evento contou com a participação de cerca de 100 estudantes do turno da tarde, que se apresentaram com instrumentos e repertório trabalhado em sala de aula. As apresentações foram acompanhadas por professores, familiares e comunidade.

O circuito ocorreu na praça, em frente à escola, utilizando um dos coretos do espaço como palco principal. A estrutura foi montada para receber o público e oferecer um ambiente acolhedor às diversas atrações.

Além das apresentações musicais, o evento contou com uma programação diversificada, que incluiu danças, manifestações culturais típicas de fogueiros, exposição de trabalhos artísticos, cartazes e falas dos próprios estudantes. Foi um trabalho integrado, envolvendo vários professores e turmas da escola, refletindo o compromisso coletivo com a educação artística e cultural.

Envolvimento coletivo

Responsável pelas performances, o professor de música Rodrigo Lima, comemorou o sucesso do evento e destacou o apoio recebido da gestão escolar e da Semed. “Os alunos estavam muito empolgados e se dedicaram bastante. Foi gratificante ver o resultado no palco. Agradeço à direção da escola e ao setor cultural da Semed por todo o suporte. A música é uma ferramenta poderosa para a educação, e eventos como esse mostram isso na prática”, disse.

Para a comunidade escolar, o evento reforçou a importância da educação integral como espaço de construção de identidade, criatividade e expressão artística. “Foi uma tarde de muita emoção. Nossa escola está viva, funcionando com qualidade, e a música trouxe ainda mais beleza a esse momento. Sempre que possível, vamos abrir as portas para que mais pessoas participem dessas ações. Tudo isso é pelo crescimento dos nossos estudantes”, finalizou Tércio.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]