A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) promoveu, na manhã dessa terça-feira (9), no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, o evento “Combate ao Capacitismo”, uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).
A frente de honra foi composta pelo delegado-geral Gustavo Xavier, a Secretária da Secdef, Tereza Nelma; o delegado-geral adjunto, Eduardo Mero; os delegados Sidney Tenório, Igor Diego, Antônio Carlos Lessa, Thales Araújo, Mario Jorge Barros, Alexandre Leite e Fabrício Lima; a titular da Delegacia Especial dos Crimes contra os Vulneráveis, Rebecca Cordeiro; e o superintendente de políticas para os direitos da pessoa com deficiência, Julius Schwartz.
O evento contou com atividades educativas e informativas direcionadas aos servidores da PCAL, com a finalidade de promover o aprimoramento dos conhecimentos relacionados à cidadania, inclusão e ao enfrentamento do capacitismo, contribuindo para o enriquecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
“O letramento é um comprometimento do governo estadual com a inclusão e com a garantia de acesso igualitário a oportunidades para todos. Portanto, essa ação educativa de aprendizado coletivo e de transformação visa conscientizar e fomentar a cultura da igualdade social”, disse a secretária Tereza Nelma.
Foram proferidas quatro palestras: letramento sobre o combate ao capacitismo, cidadania e inclusão, acessibilidade comunicacional e o fluxo de atendimento da Delegacia de Vulneráveis com foco nas pessoas com deficiência.
A iniciativa reafirma o compromisso da Polícia Civil de Alagoas com a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva, consciente e comprometida com os direitos humanos. Por meio da parceria com a Secdef, a instituição dá mais um passo no fortalecimento de práticas que promovem o respeito à diversidade e a garantia de acessos e oportunidades para as pessoas com deficiência.
Fonte: Ascom PC