01 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Sindicato orienta clubes a suspender venda de bebidas destiladas
01/10/2025 às 19h00

Geral

Seplag e Sesau promovem Dia D de mamografia para servidoras públicas estaduais

Ação visa facilitar o acesso ao exame preventivo e reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

A parceria entre as pastas busca unir esforços para cuidar da saúde de quem se dedica ao serviço público

Em iniciativa conjunta para a campanha Outubro Rosa 2025, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão promover, no dia 16 de outubro, uma ação de saúde dedicada às servidoras públicas estaduais no Hospital da Mulher, em Maceió.

No dia da ação, o setor de mamografia do hospital estará reservado exclusivamente para o atendimento das servidoras, nos turnos da manhã e da tarde. O objetivo é reforçar a mensagem sobre a importância do autocuidado e facilitar o acesso a exames preventivos essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A parceria entre as pastas busca unir esforços para cuidar da saúde de quem se dedica ao serviço público. 

“O câncer de mama é o que mais acomete e mata mulheres no mundo. Esse movimento visa informar e conscientizar a população para a importância do autocuidado, sendo fundamental para que mulheres conheçam os sinais e sintomas do câncer de mama e procurem ajuda médica imediatamente se perceberem alguma alteração. Prevenir é o melhor caminho e a maneira mais sábia de ganhar uma guerra e impedir que ela aconteça”, ressalta a superintendente de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, Thaylise Nunes. 

Para participar da ação, a servidora deve entrar em contato com o setor de gestão de pessoas do seu órgão e apresentar, no dia do exame, Cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Caso já possua um encaminhamento, a servidora deve levá-lo e se não tiver, o documento poderá ser preenchido no próprio local, no momento do atendimento. Também é recomendado levar resultados de ultrassonografias e/ou mamografias realizadas nos últimos 12 meses, se houver.

“O exame de mamografia é fundamental para a saúde da mulher, porque, através dele, identificamos alterações suspeitas nas mamas ainda em fase inicial, o que aumenta significativamente as chances de diagnóstico e de cura do câncer de mama. É importante que a mulher, principalmente acima de 40 anos, tenha esse cuidado com a saúde e realize o exame uma vez ao ano”, explica Yarin Rocha, diretora-geral do Hospital da Mulher de Alagoas.


Fonte: Ascom Seplag

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]