Segurança e organização. Essas foram as palavras do comerciante Júnior Paizão, que há quase sete anos atua como vendedor de lanches na praça Liberato Mitchell, mais conhecida como Praça do COC, que foi completamente reformada e entregue à população na última sexta-feira(26).
O empreendedor afirmou que antes da reforma não havia organização entre os comerciantes da região e que a falta de infraestrutura sempre foi um desafio.
“Pouca iluminação, falta de espaço para o cidadão se sentar e para as crianças brincarem, além da constante ameaça de invasão de moradores de rua e usuários de drogas”, frisou Junior.
Hoje, ele afirma que a transformação impactou positivamente seu comércio, trazendo mais segurança e dignidade para quem trabalha e para quem frequenta o local.
“Agora temos câmeras de monitoramento, suportes adequados para trabalhar e um ambiente que oferece mais conforto. Isso trouxe mais segurança tanto para os comerciantes quanto para os frequentadores, que agora têm um lugar agradável para fazer suas refeições. E isso, consequentemente, aumenta o movimento de clientes e as vendas”, destacou.
Estrutura
A nova Praça do COC conta com mais de 2 mil metros quadrados e um espaço totalmente repaginado para receber maceioenses, turistas e comerciantes de forma aconchegante. O local também marcou uma inovação: tornou-se o primeiro food park oficial de Maceió.
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã(Semsc) foi a responsável pela regulamentação dos 10 comerciantes que já trabalhavam no local e foram beneficiados. O secretário da Semsc, Eduardo Marinho, demonstrou o seu orgulho em participar do projeto.
“Fiquei muito feliz em fazer parte dessa novidade que vai trazer mais qualidade para o trabalho desses comerciantes e também mais lazer e conforto para os maceioenses”, afirmou o secretário.
Marinho destacou também que o investimento na infraestrutura com iluminação apropriada e câmeras de segurança afasta a criminalidade, propiciando um ambiente protegido para confraternizar. “Devolver espaços de convívio para a população também é um investimento em segurança”, disse.
A praça oferece fonte interativa, playground, espaços pet e gourmet, áreas de lazer, palco para apresentações culturais, estacionamento, mobiliário moderno, iluminação cênica e recursos de acessibilidade. Além disso, o lugar foi planejado para organizar a presença de food trucks, dando mais conforto e segurança aos frequentadores.
“Como comerciante, estou muito feliz de ter sido agraciado com esse espaço que leva o sustento da minha família. E, como maceioense, estou muito contente com o trabalho da Prefeitura”, enfatizou Junior.
Ele também contou que foi a partir da reforma que buscou a legalização do seu negócio e que o projeto trouxe dignidade, visibilidade e novas oportunidades para os comerciantes do bairro.
“Sou muito agradecido a todos envolvidos, ao prefeito JHC, ao secretário Rodrigo Cunha, ao secretário Eduardo Marinho e a todos que realizaram esse brilhante trabalho em equipe em prol dos comerciantes da praça”, concluiu.
Fonte: Ascom Semsc