Dólar com. 5.2607
IBovespa 0.03
18 de maio de 2021
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com novas doses, Alagoas inicia imunização por idade simples a partir de 59 e 58 anos

Blogs

Inimigo da inovação

06.04.2021 às 21:00

 

O medo é o maior inimigo da inovação


Dia do Jornalista

Nossa homenagem e reconhecimento aos profissionais dessa essencial e valorosa profissão

.

"Rainha do Guerreiro"

Etcetera se une a FMAC na solidariedade à  família da mestra do Guerreiro Zelina Sebastiana dos Santos , falecida nesta terça-feira (6), aos 82 anos, vítima de infarto. Mestra Zelina era a Rainha do Guerreiro São Pedro Alagoano, cuja sede fica no Conjunto João Sampaio, na Chã da Jaqueira, em Maceió.


Talento reconhecido

Ninguém duvida do talento do artista  Luiz Campos, mas por essa nem ele esperava. Uma de suas obras postadas no seu instagram, homenageando o ator americano Morgan Freeman, foi curtida e elogiada pelo próprio - "O que eu amo sobre a arte é o jeito que o artista captura a energia do momento. Trabalho fenomenal, Luiz Campos. Obrigado!", disse o ator ao comentar a obra do autor alagoano.


Valorizada

Foi sancionada, na segunda-feira (5), a lei que institui o Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada em Palmeira dos Índios. A data será comemorada no dia 18 de fevereiro. Todo ano será homenageada uma advogada indicada pela Subseção da OAB-AL de Palmeira dos Índios, recebendo a Comenda Maria Daguia Queiroz Barros.

Reforçando a dica - "Sem nenhuma direção"

Na próxima quinta (08), Castor Daudt , guitarrista da banda Defalla estará em live com os autores do livro "Sem nenhuma direção - De Falla 1987". A obra narra o início da trajetória da banda até o lançamento do disco Papaparty em 1987 e já pode ser adquirida em @livrariataverna e @produtooficial.

"Rainha" vacinada

A craque de bola alagoana Marta, de 35 anos, seis vezes eleita a melhor do mundo pela Fifa, recebeu, nesta segunda-feira (5), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em ação promovida pelo seu time de futebol, o Orlando Pride, da Flórida.

Mais velocidade

Em entrevista ao programa "Em Pauta" da Globo News, o doutor em microbiologia, Átila Iamarino afirmou que o Brasil deve aumentar a velocidade na imunização para que não haja um cultivo de novas variantes capazes de escapar das vacinas.

Webinar

Ensino Jurídico e Exame de Ordem em Tempos de Pandemia é o tema do Webinar promovido pela Comissão do Exame da Ordem, que será realizado dia 8 de abril.


Homenagem

O Instituto de Direito Administrativo de Alagoas (IDAA), a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/UFAL) e a Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL)  se unem para prestar uma justa homenagem ao professor Fábio Marroquim , Presidente de Honra do IDAA, professor Emérito da UFAL e Procurador de Estado aposentado.


Um ano de pandemia

Os avanços garantidos pela ciência , os novos cenários da pandemia e o que os especialistas recomendam para a prevenção da Covid-19 são alguns dos pontos que serão abordados na live “Um ano de Covid-19: o que aprendemos”, agendada para a próxima quarta-feira (7), às 15h, no Instagram do Sesc Alagoas, com o médico intensivista da UTI Covid-19 no Hospital da Mulher, Dr. Guillermo Melendez, e mediação da assistente social do Sesc Alagoas, Mabel de Araújo.






Postado por Etcetera

Átila

Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido fotógrafo/ colaborador Átila Vieira

04.04.2021 às 21:00

 

Átila

Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido fotógrafo e colaborador Átila Vieira, mais uma vítima dessa desgraça pandêmica mundial.  Além de atuar na revista Painel Alagoas, nos acompanhou em eventos produzidos pela Press e em campanhas eleitorais da nossa querida Heloísa Helena. Era também ator e um excepcional “recitador de poemas”. Deixa inúmeras boas lembranças...


"Sem nenhuma direção"

Na próxima quinta (08), Castor Daudt , guitarrista da banda Defalla estará em live com os autores do livro "Sem nenhuma direção - De Falla 1987". A obra narra o início da trajetória da banda até o lançamento do disco Papaparty em 1987 e já pode ser adquirida em @livrariataverna e @produtooficial.


Percepção, disposição e mudança

Paloma Tavares (Marmita Consciente) convida para a live "Rotina e Produtividade Tóxica - como identificar se você está vivendo dessa forma?", com a participação da mentora de produtividade Wanessa Lays, na próxima segunda(05), a partir das 21:00hs.

Honraria

A jornalista Elen Oliveira, foi agraciada com o Troféu Selma Bandeira na categoria "Serviço Público Municipal". Elen recebeu seu prêmio de Ana Paula Mendes,  coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.  Além do troféu, Elen foi presenteada com mudas de plantas da espécie ixora mirim.

Ciência & Evolução

O Instituto Butantan vai iniciar neste mês de abril os testes em humanos do soro anticovid. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu o aval para o início dos testes, porém ressaltou que aguarda o Butantan entregar o ‘termo de compromisso’, que determina realização de estudos prévios antes de iniciar os testes nos voluntários.

Novos comandos

A cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira , é a nova diretora presidente do banco digital no Brasil. Com a mudança, o também fundador David Vélez Osorno passa a assumir a liderança global da instituição, uma cadeira que não existia até então na companhia.


Respeito aos protocolos

Felicitamos Fátima Lopes, primeira-dama de Penedo (na foto ao lado do marido prefeito Ronaldo Lopes). Fátima aniversariou em 03 de abril, sem comemorações públicas por causa da pandemia, sendo festejada pelas redes sociais por familiares e amigos.





Postado por Etcetera

Apenas ser humano ...

30.03.2021 às 21:00

 

Não é preciso ser negro para lutar contra o racismo. É preciso apenas ser humano...

Luto

Etcetera se solidariza com familiares e amigos do ex-prefeito, secretário de estado e deputado federal Alexandre Toledo, falecido no dia 30.

Convidados especiais

A Fundação FHC convida para webinar, no dia 07/04, "O complexo industrial da saúde no Brasil: desafios que a pandemia escancarou e soluções para o futuro" com José Fernando Perez - Diretor presidente da Recepta Biopharma, Maurício Mendonça - Diretor de Relações Institucionais da Sanofi no Brasil, Martha Novelli Penna - Vice-presidente de Estratégia e Inovação da Eurofarma e Marco Aurélio Krieger - Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz

Desafio

30 de Março - Dia Mundial do Transtorno Bipolar. O objetivo dessa data é chamar a atenção mundial para os transtornos bipolares, eliminar o estigma social e levar informação à população, educando para a doença, que representa um desafio  para pacientes, profissionais de saúde, familiares e comunidade.

Força jovem

A vereadora Teca Nelma protocolou indicação ao prefeito JHC para a criação do Conselho Municipal da Juventude.  Um espaço de construção dos jovens junto ao poder público, onde poderão elaborar  políticas  para outros jovens e para a sociedade em geral.

Para a Páscoa

Dica especial da blogueira de gastronomia Nide Lins para a Páscoa -  o ovo com cobertura de brigadeiro, recheado com bolo de damasco do Castro Bistrô. É muito axé e doçura na Semana Santa.

Paixão de Cristo

A Secult convida para no dia 2/4 celebrar a vida  em uma live especial do espetáculo ‘Paixão de Cristo’, com transmissão ao vivo pelos canais do Youtube: ATAF e PORTAL ALAGOAS NT.

Comando Nacional

Em congresso online do partido,no último domingo (28), presidido por  Marina Silva, a ex-senadora Heloísa Helena e o engenheiro ambiental Wesley Diógenes foram eleitos Porta Vozes nacionais da Rede Sustentabilidade pelos próximos 2 anos.


Puro Talento

No próximo domingo(4/4) a multi talentosa Vitoria Rodrigues estará com Clea Paixão em mais uma edição de " As Marias do Brasil", pela Tv União de Brasília a partir das 13:30 hs.

Um ano de pandemia

O Sesc Alagoas promove, na próxima quarta (31), às 16h, pelo Instagram @sescalagoas, a live “Um ano de pandemia de Covid-19: mudanças na economia alagoana”, com o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles.

"Flor de Pedra"

No próximo domingo(04), Karina Fukumitsu comanda a live " Acolhimento a vida e o processo de extrair flor de pedra", a partir das 19:00 hs pelo Facebook do Grupo Ame sua Vida!

Postado por Etcetera

Tanta gente...

28.03.2021 às 21:00


 Para refletir:
"Tanta gente que se ama e não tá junto, tanta gente que tá junto e não se ama".
Estreitar os laços para florescer mais afetos!- @suahistorianarede

Facilidade I

A Receita Federal disponibilizou  uma nova forma de declarar o Imposto de Renda 2021.O órgão liberou para contribuintes cadastrados no Gov.br a opção pela declaração pré-preenchida.Até então, 4,8 milhões de usuários com certificado digital tinham acesso à ferramenta. Com a nova regra , outras 96 milhões de pessoas passam a  ter acesso à declaração.

Facilidade II

Usuários do Pix podem ter uma novidade em breve: a partir de 1º de abril, será possível integrar a lista de contatos do celular ao meio de pagamentos instantâneos nas instituições que aderirem à nova funcionalidade. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União de 22 de março, segunda-feira, e é opcional para as instituições que oferecem o Pix – ou seja, elas podem ou não oferecer a função.


Saúde na pauta

Na próxima segunda-feira (29), a OAB Alagoas vai promover um webinar com o presidente Nivaldo Barbosa e outras ilustres presenças femininas, sobre o lançamento do projeto: Geração com Saúde - Sem Câncer de Colo de Útero.

Articulando tendências

O grupo Ralph Lauren decidiu explorar a mudança do comportamento dos consumidores com o lançamento do The Lauren Look em sua marca Lauren Ralph Lauren. De acordo com a empresa, The Lauren Look é o primeiro modelo de aluguel de roupas totalmente articulado a ser lançado por uma marca de luxo.

Nas plataformas

Meu Pai, um dos grandes indicados ao Oscar 2021, ganhou data de estreia em plataformas digitais no Brasil. Protagonizado por Anthony Hopkins e Olivia Colman, o longa estará disponível em 9 de abril para compra no NOW, Itunes e Google Play, e também para aluguel nessas plataformas e também na Sky Play e na Vivo Play.


Relação simbiótica

Novo livro de Ana Cláudia Laurindo reúne estudo, análise e perspectivas de compreensão dos fenômenos sociais e políticos que desenvolveram relação simbiótica com a religião, em uma narrativa de fácil entendimento.  "Deus e Política: Enredo da Morte no Brasil" está disponível impresso ou em formato Ebook (Amazon). Maiores informações (82) 98808-4903

Ariana

Etcetera felicita a amiga jornalista Sabrina Scanoni que comemorou idade nova no último dia 26/03.




Postado por Etcetera

Sem lockdown, com feriadões

25.03.2021 às 21:00

 

Convênio

A OAB Alagoas e o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais)firmaram um Convênio Científico, no intuito de realizar eventos em conjunto.O convênio visa oferecer atualizações e promover importantes debates na área criminal.

Mês da Poesia

Para celebrar o Mês da Poesia, o Sesc Alagoas promoverá na próxima sexta-feira (26), às 15h, a live “CASAPOESIA: abrigando poemas durante a pandemia”, com a participação da escritora, fotógrafa, aquarelista e produtora cultural alagoana, Lisley Nogueira

Antológico

Na próxima sexta(26),  Castor Daudt presenteia seus ouvintes com o controverso, polêmico e antológico Aqualung, do Jethro Tull, que está completando 50 anos de lançamento. A partir das 14 horas pela Mutante Rádio. Bora lá?

Top jewerly

A designer Renata Barros, estreia seu e-commerce apresentando a coleção “Egito” . As novas criações transitam pela história cheia de mitos de uma civilização misteriosa e de estética incomparável.

Tudo bem

Vem de Nilópolis, baixada fluminense do Rio de Janeiro, a notícia de uma estreia muito esperada: a sequência do curta-metragem "Tudo Bem". O filme "Nosso Tudo Bem" foi produzido em um formato especial de 50 minutos e será lançado, gratuitamente no YouTube, no dia 29 de março.

Resistência e luta

O Dia Nacional do Orgulho LGBTQI+ é celebrado no dia 25 de março no Brasil. Na certeza de ser um dia, em breve, de celebração, até então, é um dia de resistência, de luta.

Ariana

Etcetera felicita a querida amiga Gilda Alexandre Rodrigues que comemorou idade nova no dia 25/3.

Postado por Etcetera

Camelo à procura de deserto

23.03.2021 às 21:00


À procura de deserto

Se não desenvolver a Amazônia, eventual ministério será 'camelo à procura de deserto' - Hamilton Mourão - Vice-presidente da República,

De olho na Garça

Estudos recentes consideram que a drenagem urbana tradicional é um sistema insustentável e caótico, isso se comprova através dos impactos sociais, ambientais e econômicos gerados nas últimas décadas. 

 Vidas quilombolas importam

A deputada federal Tereza Nelma solicitou ao governador Renan Filho, por meio de ofício, a priorização dos quilombos na imunização contra COVID-19. No documento, a deputada diz que são 70 comunidades Quilombolas em todo Estado, com uma média de 180 a 200 famílias por comunidade e uma média de seis pessoas por domicílio.

Trocando ideias

Jornalista Mozart Luna e ex-prefeito Rogério Farias trocando ideias sobre política tendo o Norte (Porto de Pedras) como horizonte pós pandemia. 

Partiu Massachusetts

Jamile Falcão, de 18 anos, natural de Pacajus(CE), foi  aprovada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A estudante  é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática, já representou o país na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas e concorreu com mais de 33 mil candidatos para conquistar sua vaga no MIT.

"Brand New"

A atriz e empresária Suzana Werner participa de uma live com Izabel Barbosa, criadora do Método brand New, sobre sua trajetória como empreendedora. Suzana vai contar sobre o sucesso da @queenslife_beauty em Portugal, sobre o que a levou a empreender e os desafios da jornada. Será no próximo dia 25/03, às 18h, pelo Instagram do @metodobrandnew.

Prestação de contas em alimentos

Lascejuc convida para live com Dr Rafael Calmon, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e com a Advogada Colaboradora, e Associada do IBDFAM- AL, Dra Cosmélia Fôlha, no próximo dia 25/3 as 19 hs. Mediação da presidente Alajose Caballero

Direitos

Estar bem informado sobre os nossos direitos pode fazer muita diferença na hora de reivindicá-los. Para abordar o assunto, o Sesc Alagoas realiza, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Maceió, a live “Mulheres e violação de direitos: resistência em tempos de pandemia”. A transmissão será na próxima quarta-feira (24), às 15h.

Marco legal

O que muda com o Novo Marco Legal? Quais desafios e como o Brasil deve agir para universalizar o saneamento básico? Tudo isso vai ser debatido no próximo dia 24 em um Webinar com grandes nomes da advocacia e especialistas no Youtube da OAB Alagoas.

Segredos da Páscoa

No próximo dia 25 (quinta-feira), Lucas Corazza, Flávia Souza, Lu Neves, Renata Penido e Abner Ivan se reúnem em um webinar promovido pelo Chocolat Festival para mostrar as tendências em ovos de Páscoa, novidades do setor – como os ovos 2D – adaptações da confeitaria ao cenário de pandemia e outras dicas que aplicam em suas receitas.

Perfis fakes

Mais de 300 mil pessoas já foram enganadas por perfis fakes de participantes do Big Brother Brasil 2021, de acordo com levantamento exclusivo realizado pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, empresa especializada em cibersegurança do grupo CyberLabs.A análise identificou mais de 60 perfis falsos se passando por participantes do programa nas redes sociais.

Postado por Etcetera

E na "República do Mimimi"...

21.03.2021 às 21:00

 

E na "República do Mimimi"...

Temos um Ministro da Saúde que saiu mas não saiu, um outro Ministro da Saúde que chegou mas não chegou e quase 3.000 mortes diárias por Covid-19...

Unidos pela vacina

Show de Bola a entrevista, comandada por Zélia Cavalcanti, com a empresária Luiza Trajano. A #live multiplataforma também teve a participação de Maria Fernanda Teixeira, co-fundadora do grupo Mulheres do Brasil. Quem não viu ou quiser rever acesse o Instagram @amaalagoas. 

Empreendedorismo feminino

Para construir uma sociedade cada vez mais diversa e igualitária, é necessário o aumento de representatividade da mulher em posições de liderança, e isso inclui o mundo dos negócios.Sebrae convida para webinar "Empreendedorismo Feminino", no próximo dia 24(quarta) às 19:00 hs.

Finalista

Trabalho realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por meio da Agência Peixe Vivo é um dos finalistas da categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Em 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir das 14h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciará os trabalhos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020

Linha "assinada"

A mega influencer Gabriela Sales (Rica de Marré) revelou em suas redes parceria com a Vult, numa linha de makes e fragâncias. Inspirada em Paris a linha "De Marré", terá, segundo Gabi, preços acessíveis e estará disponível a partir do dia 15/04 nas melhores lojas de todo Brasil!

Felicidade que contagia

No Dia Internacional da Felicidade(20/03), Etcetera felicita (uma vez mais) o  querido e feliz casal Endy & Guga e, claro, Otto, que com sua chegada consolidou a contagiante felicidade da família.

Brasil Profundo

De 22 a 30 de março acontecerá a 1ª edição da Mostra Histórias do Brasil Profundo - o cinema contemporâneo no Norte e no Centro-Oeste, com uma seleção de filmes recentes realizados por cineastas e produtores destas regiões do país. A programação será on-line e gratuita, pelo serviço de streaming InnSaei.TV e Youtube, e, além dos filmes, inclui também debates com críticos e especialistas e conversas com os cineastas.

Pandemia & Feminismo

A Associação dos Advogados (AASP) realiza na segunda-feira, 22/3, às 16h, o painel “Pandemia e Feminismo”.O objetivo do evento é abordar os efeitos da pandemia da Covid-19  a partir  atual crise sanitária que é mais nociva às mulheres, sobretudo trabalhadoras e negras, como revelam dados divulgados pela ONU.As palestrantes serão: Juliana Borges (Colunista e Escritora), Maria Machado (Direito Penal e Sociologia do Direito) e Juliana Vieira dos Santos, Conselheira da AASP (mediadora).O painel, on-line e gratuito, integra o calendário de atividades do “Mês da Mulher AASP”.


Grupos minoritários

Secult convida para a oficina "A Mulher no Cinema Brasileiro: Rotas e Desvios", que acontecerá de 29/03 a 02/04, e vai analisar a entrada de grupos minoritários na produção cinematográfica e audiovisual brasileira (mulheres negras, indígenas, lésbicas, periféricas)

Postado por Etcetera

Alagoas Vermelha

18.03.2021 às 21:00


É sempre bom lembrar

Decisão judicial impede corte de fornecimento de água pela Casal, durante a pandemia.

Uso Inadequado

Com a palavra Darlan Rosa, criador do famoso personagem "Zé Gotinha", usado em outras campanhas nacionais de vacinação: "Zé Gotinha empunhando uma metralhadora é o pior exemplo que se pode dar"

Unidos pela vacina

Na próxima sexta (19), a AMA realiza entrevista com a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do grupo Mulheres do Brasil @grupomulheresdobrasil , sobre o movimento Unidos pela Vacina  @unidospelavacina . O objetivo é aprimorar a infraestrutura e suporte das prefeituras para vacinar todos os alagoanos até o final do ano.A live conta também com a participação Maria Fernanda Teixeira, co-fundadora do grupo Mulheres do Brasil.

Fica ligado

Leanara  Abiorana convidando para Live com a psicóloga Nielky Nóbrega, sobre " A implicação do divórcio para crianças e adolescentes", na sexta(19) às 19:30 hs

É preciso falar sobre...

O câncer colorretal é o segundo que mais mata no País. Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3% sendo que ela é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família.

Nomeada

A Conselheira Seccional Júlia Nascimento,(na foto  tirada antes da pandemia com o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr) foi nomeada na quarta-feira (17) para compor a Comissão Especial de Celeridade Processual do Conselho Federal da OAB. 

CNM

Amanhã(19) a Confederação Nacional de Municípios promoverá um bate papo com a consultora  Mariza Abreu, e Manoel Humberto Gonzaga, Presidente Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação,  Uncme, para debater sobre os novos CACs do Fundeb.

Saindo do forno

A Badejo Editorial acaba de anunciar o lançamento de "Sem nenhuma direção - DeFalla 1987" de Emerson G e Fred M. O livro conta a história do início da lendária banda Defalla em 1985, até o lançamento do álbum "Papaparty", aclamado pela crítica e de grande influência sobre  bandas formadas na década de 1990.

Postado por Etcetera

Sagrados direitos de uns e de outros

16.03.2021 às 21:00


Ciência & Coerência

"O que eu vi, o que eu escrevi, o que eu aprendi está acima de qualquer ideologia e acima de qualquer expectativa que não seja pautada em ciência" - Ludhmila Hajjar - Cardiologista 

Ciência & Incoerência

"Não pode ser política de governo fazer lockdown" - Marcelo Queiroga - Ministro da Saúde

Sagrados direitos de uns e de outros

O direito de manifestação é sagrado, mas se manifestar aglomerando e atrapalhando a vacinação além de antidemocrático é...cruel

Nova gestão

Os Professores George Sarmento Lins e  Maurício Pitta  assumem, respectivamente, a Coordenação e a Vice-Coordenação da Graduação em Direito da FDA. Etcetera deseja sucesso aos novos gestores acadêmicos.

Grávidos

Lorena Improta e o cantor Leo Santana anunciaram na manhã desta terça-feira (16) a chegada do primeiro filho do casal. Eles contaram as novidades em seus respectivs perfis no Instagram.⠀

Talento alagoano

Alunos da Escola Sesi Cambona são finalistas de feira científica promovida pela USP com o projeto Placas em Braille Sustentáveis. A cerimônia de premiação será no dia 27 próximo, com transmissão pelo Youtube da Febrace.⠀

Biblioteconomia em foco

Secult convida para próxima quarta (17), para um bate papo sobre a biblioteconomia no contexto de pandemia, com o professor Jorge Moisés Kroll do Prado, presidente da FEBAB. Pra participar, é só se inscrever no link que está na Bio da @seplagalagoas .

Com aval do Papa

Vaticano anunciou,na segunda-feira (15/3), que padres e outros ministros da Igreja Católica não podem abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo e que tais bênçãos não serão consideradas lícitas se forem realizadas.

Postado por Etcetera

Edição Especial - A arte popular compartilhada no Museu Coleção Karandash

Edital Mestra Hilda resgata arte popular para alunos da rede pública

14.03.2021 às 21:00


O projeto "Mediação do Conceito Arte Popular em Plataforma Digital Para Alunos da Rede Pública de Ensino", do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea tem apoio financeiro da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), via Lei Aldir Blanc.

Ao longo dos tempos, a história vem aproximando a arte das pessoas e, a partir dessa construção, o poder público tem criado meios, a exemplo dos editais, para apoiar e estimular a produção e os saberes culturais do povo. 

A recente Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc/Edital Mestra Hilda, disponibilizado pela Prefeitura Municipal em 2020, por meio de sua Fundação de Ação Cultural (FMAC), contemplou o projeto “Mediação do Conceito Arte Popular em Plataforma Digital para alunos da Rede Pública de Ensino”, numa proposição do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, sob a coordenação de Maria Amélia Vieira e Dalton Costa.

O Museu Karandash compartilha, além de suas obras, inúmeros e importantes "conceitos e aprendizados para as crianças e adolescentes sobre arte, oferecendo material em suas plataformas digitais para auxiliar o desenvolvimento das atividades com os docentes", o que representa exatamente a meta do projeto. 

No planejamento, serão seis "momentos com a turma", incluindo atividades, debates, apresentações, cujos resultados formam o trabalho final, com montagem, exposição e apreciação. Entre os incalculáveis e ricos produtos deste projeto, o principal é o Plano de aula para Professores.  Em função da pandemia da Covid-19, a proposta é promover interação entre os alunos e quatro obras de arte popular da respeitadíssima coleção do Museu Karandash, disponíveis em espaços públicos, como as esculturas (de seis metros de altura), contemplando toda a orla urbana de Maceió.

Na Lagoa da Anta, na Jatiúca, "O Beijo", de Mestra Irinéia e Seu Antônio; "A Sereia", de Mestre Zezinho, na orla da Pajuçara, "O Boi", do Mestre João das Alagoas, na orla de Jaraguá; e "Leão", de Mestre André da Marinheira, que valoriza a orla do Pontal da Barra. 

A verdadeira imersão virtual na impressionante coleção de arte popular reunida por Maria Amélia e Dalton, contribui para que professores, alunos e o público em geral, "construam conhecimento de arte a partir de algo que exista na cidade, já que, no plano de aulas, visitas aos locais onde estas quatro esculturas estão inseridas".

 Serão pequenos grupos, respeitando todas as orientações contra a pandemia, além de viagem virtual por todo o acervo Karandash " que vem de longe e parece não ter fim". Esculturas, pinturas, desenhos, banco de imagens, pequenos documentários, enfim, uma documentação material e imaterial de um segmento importante da arte brasileira. 

Enfim, visitar a Galeria Karandash é visualizar uma relação profunda entre as obras e seus criadores com a coleção. De modo que, vale muito conferir.

Postado por Etcetera


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). CEO da Press Comunicações e titular da coluna Etcetera, veiculada no portal Painel Notícias e  na revista Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]