Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Defesa da mulher que levou tio morto ao banco pede prisão domiciliar

Blogs

Cabelo, barba e bigode

12.11.2023 às 19:40

PARA REFLETIR

"Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e esta não pode ser limitada sem ser perdida." – (Thomas Jefferson)

Cabelo, barba e bigode

Com a montagem do cenário político pra o próximo ano, vão surgindo as coligações possíveis e até “impossíveis” na busca de não perder ou ganhar o poder a nível municipal. Em Maceió situação tende a virar uma guerra de acusações, ataques á honra e muitos fakes, o que não poderia faltar. A maior liderança política da capital, prefeito JHC, com reeleição garantida, já trata de olhar para 2026, com estratégia robusta, aliado a Arthur Lira, Alfredo Gaspar, Davi Davino (e família) Rodrigo Cunha, Fábio Costa, Luciano Barbosa (Arapiraca) e muitos outros que virão para se agregar.

Aí o prefeito sorridente me falava - “água de morro abaixo, fogo de morro acima e vontade do eleitor, não tem quem segure

Sem licitação

As contratações e compras na administração pública deveriam como regra, ser precedidas de processo licitatório, através do qual a empresa ou o fornecedor que, cumprindo a regras, oferecesse melhores vantagens financeiras e qualitativas seria vencedora. Assim diz a lei 8666/93 em vigor e também a 14133/21 que entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano.

Burlando a lei, afrontando os órgãos de Controle Externo, as administrações públicas, principalmente nas prefeituras municipais, têm adotado como prática o instituto da dispensa ou inexigibilidade de licitação em negócios públicos o que é crime, quando ocorrido ao arrepio da lei.

Sem fiscalização

Já faz muito tempo que os órgãos públicos, estaduais e municipais, vêm cometendo os maiores absurdos jurídicos e financeiros no trato com contratações de obras e serviços sem licitação. Compras fraudulentas, licitações viciadas e com direcionamento, propinas e todo tipo de aparente ilegalidades, têm sido a tônica predominante tanto em prefeituras do interior, como em órgãos públicos da administração estadual.

O mais grave é o alheamento do Tribunal e Contas que não fiscaliza e não pune os responsáveis pelos crimes contra o erário.

Hotel Jatiúca, o fim?

O MP (Ministério Público) de Alagoas abriu investigação sobre a venda e o que será feito com o Hotel Jatiúca, marco inicial e símbolo do turismo em Maceió, cidade mais vendida como destino turístico do país, segundo rankings recentes da CVC e da Decolar.

A noticia sobre o “negócio” abriu os olhos dos órgãos públicos e da imprensa, que buscam levantar o que está por trás da negociação, os eventuais riscos ambientais e urbanísticos, que possam advir da interferência em uma área de 62 mil metros quadrados em local privilegiado da capital. 

Gratuidade para idosos

(BRASÍLIA) - A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que garante gratuidade ao idoso em estacionamentos privados e públicos em que haja sistema rotativo pago.

O texto, que altera o Estatuto do Idoso, prevê ainda pena de seis meses a um ano de detenção e multa para quem discriminar idosos, impedindo ou dificultando o seu acesso às vagas de estacionamento.

Jornalistas ameaçados

Jornalistas de vários países se reuniram em Washington (EUA) para um evento promovido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Unesco a fim de marcar o Dia Internacional para o Fim da Impunidade para Crimes contra Jornalistas.

Atentar contra jornalistas é o mesmo que atentar contra a Democracia e a Constituição. Dias atrás assistimos um jornalista alagoano ser ameaçado, por sua opinião. Não seria a hora de a OAB/AL instalar uma comissão permanente para cuidar da defesa dos jornalistas, da opinião e da liberdade de imprensa, como tantas outras? Fica a ideia para o presidente, Vagner Paes.

No tapetão

Os adversários do prefeito JHC já não têm mais dúvidas sobre o seu potencial eleitoral e sua preferência na reeleição. As várias pesquisas encomendadas e as constantes avaliações, não sugerem um nome com capital político capaz de enfrentá-lo. Então tomaram a seguinte decisão: “não ganhamos no voto, mas podemos ganhar no tapetão”. Eles possuem aliados poderosos na Magistratura, (aqui e em Brasília) no Ministério Público, no Tribunal de Contas, além de outros.

Do lado do prefeito, com guilhotina armada sobre seu pescoço, os cuidados têm que ser redobrados e muito cobrado de seus auxiliares. Qualquer pequeno deslize, pode ser fatal.

Verdades e mentiras

No imbróglio do Hospital adquirido pela prefeitura e Maceió, cada dia surge um flash. A mais nova se refere a suposta parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, anunciada pelo prefeito JHC e agora desmentida por seus adversários e denunciantes de que a direção do grupo paulista, afirmando que nenhum acordo foi assinado com o município de Maceió.

Para tumultuar mais a situação surge nova denúncia de que na verdade o tal acordo foi assinado por uma empresa privada (Cardiodinâmica), cuja origem, atividades e sociedade ninguém tinha conhecimento. Mesmo com todos os votos que carrega e com uma reeleição com previsibilidade real, o prefeito não pode nem deve se aventurar a correr riscos, que confrontem sua credibilidade.

Pílulas do Pedro

O advogado Adeilson Bezerra cobra do prefeito Júlio Cezar, de Palmeira dos Índios, transparência para a verba de 100 milhões sob sua guarda. Ai tem!

Dizem os bem informados que a situação em Palmeira dos Índios é assim:  Onde apertar sai pus.



Postado por Pedro Oliveira

Só ele quer

05.11.2023 às 13:20
Hugo Barreto

PARA REFLETIR

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. (Philip Chesterfield).

Só ele quer

Cinco anos calado, após o desastre ambiental da Braskem, de repente o senador Renan Calheiros resolve se tornar o “arauto” das famílias atingidas pela tragédia, sabe-se lá motivado por qual interesse .Foi para a imprensa e procurou espaço para se fazer ouvir, propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, cuja ideia não interessou a praticamente nenhum senador. Com sua instalação aprovada, nenhum partido fez indicações de nomes o que decepcionou o velho politico alagoano, que agora quer impor ao presidente Rodrigo Pacheco, a indicação dos nomes necessários para a instalação da CPI. 

Calheiros vê-se diante de dois dilemas: 1) a CPI ser instalada e morrer por “inanição” 2) Não acontecer a instalação e o senador ser desmoralizado.

Eles brigam, a gente ganha

A briga política entre o governo do estado e a prefeitura de Maceió até que tem contribuído com alguns segmentos da sociedade alagoana. A disputa para ver quem paga os salários dos servidores primeiro, tem antecipado a cada mês o recebimento para os que trabalhadores estaduais e municipais.

Agora foi a negativa do prefeito em apoiar o “Festival do Bumba Meu Boi”, tradicionalmente patrocinado pela municipalidade, cuja demanda receberá o apoio do governo estadual.

PS. Sob “espontânea pressão” a prefeitura repensou e na quinta feira decidiu bancar o patrocínio. Agora vai ter dinheiro sobrando para as atrações.

Sem perdão

(BRASÍLIA) - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou  a decisão que manteve a prisão de Kleber Nascimento Freitas, um dos três ex-agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusados de participação na morte de Genivaldo de Jesus Santos, em maio de 2022.Os ministros avalizaram uma decisão individual do ministro Edson Fachin, relator do caso, que rejeitou pedido de soltura feito pela defesa do acusado. A defesa do ex-policial recorreu ao Supremo para derrubar decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a prisão. Entre os argumentos apresentados, os advogados afirmaram que Freitas passa por "graves transtornos mentais" e não há condições adequadas para tratamento na prisão. É preciso rigor absoluto quando um agente da lei, tortura e mata um cidadão inocente, acima e tudo.

Promessa boa

Nas eleições de 2020 entre os estreantes para a Câmara de Vereadores de Maceió, estava o líder comunitário Claudio Moreira da Silva (CAU), com uma boa colocação e disposição de trabalho. Com muita influência em comunidades periféricas, com pessoas em situações de dificuldade é tido como o “vereador das Grotas”. Tem desenvolvido um eficiente mandato nessas comunidades, além de ser um fiel aliado do prefeito da Capital (JHC). Poderá ser um dos mais votados nas eleições do próximo ano. Uma boa promessa para o futuro.

Lula animado e cauteloso

Faltam dois meses para o fim do ano, mas Lula está inquieto com 2024. A tentativa de afrouxar a meta fiscal e blindar os gastos do governo aponta para o que o petista trata como um ajuste de rota. "No ano que vem, se preparem, porque eu vou viajar para cada estado. Eu quero inaugurar muitas escolas, muitas universidades", afirmou o presidente.

“Lula quer garantir uma ampla vitória para seus aliados, sem tirar o olho da responsabilidade fiscal com o país”. Me dizia pessoa do entorno do presidente.

Apenas fingimento

Quem não conhece as entranhas da política local e meia dúzia de jornalistas “chapa branca” engoliram a lorota explicita na festa de lançamento do PAC, que juntou todos os pesos pesados em uma solenidade, no Centro de Convenções. Os próprios protagonistas esbanjaram forjada união de intenções, com afagos cheirando a hipocrisia e “sorrisos de hienas”. Com certeza, no âmago de cada um, explodia o “desejo de matar” (figurativamente, claro.). Talvez o único que agiu com autenticidade foi o prefeito de Maceió (JHC), que não pisou lá.

Governadora Raquel Lyra

Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra é uma política  com forte influência no interior do Estado. Ela foi também a primeira mulher eleita prefeita e Caruaru (depois reeleita) e mantem a liderança em toda a região. Formada em Direito, é viúva e tem dois filhos, tem outra mulher como sua vice-governadora, Priscila Krause. Raquel foi deputada estadual por dois mandatos, secretária da Infância e da Juventude, muito jovem foi aprovada em concurso público para delegada da Polícia Federal.

Algumas amostragens já pontuam a governadora pernambucana com a melhor avaliação entre os governos do Nordeste. É a mulher mostrando o seu protagonismo.

Cadê o dinheiro?

Fala-se que a prefeitura de Maceió está com as “burras cheias”, mas o cenário não revela essa situação, muito pelo contrário. Credores estão em polvorosa crise de ansiedade, alguns até antevendo um calote por parte da Secretaria da Fazenda Municipal.

O secretário João Felipe Alves Borges, “importado” pelo prefeito JHC, jovem técnico, com um robusto currículo, ao que parece não está dando conta nos quesitos “dever e pagar”, o que pode ser muito grave em véspera de ano eleitoral.

Pílulas do Pedro

O procurador geral de justiça, Marcio Roberto, quer ser desembargador. A nomeação depende da vontade do governador. Está tudo explicado.

Conselheiro do TCE-AL, Rodrigo Cavalcante deu 72 horas para JHC explicar a compra do Hospital do Coração. Nunca se viu tanta agilidade no órgão.

Postado por Pedro Oliveira

Prefeito Ronaldo Lopes - Uma unanimidade

30.10.2023 às 08:40
Assessoria

PARA REFLETIR

Brigar por politica no atual cenário é o mesmo que ter uma crise de ciúme na Zona

Prefeito Ronaldo Lopes - Uma unanimidade

Estive em Penedo esta semana um fato chamou a minha atenção. Com minha veia de repórter curioso, gosto e fazer “pesquisas informais aleatórias” em minhas andanças. Nas ruas, em bares, feiras etc. Ouvi garis, vendedor de picolés, professores, artistas e pessoas que estavam assistindo o Festival de Música de Penedo (FEMUPE), patrocinado pela prefeitura e Universidade Federal de Alagoas, com a praça lotada. Desisti de continuar a “pesquisa” ao chegar ao 18º entrevistado com respostas idênticas: Ronaldo Lopes. Nunca vi nada nem parecido.

O reconhecimento do povo penedense ao seu prefeito tem causa e efeito. A cidade é uma explosão de cultura, atrativos e os projetos de educação, saúde e assistência social funcionam exemplarmente.

Marcius x Ronaldo

Quando prefeito de Penedo Marcius Beltrão teve ao seu lado o vice dos sonhos. Daqueles que não atrapalham, nem torce para tomar a vaga do titular, muito pelo contrário, usou de sua larga penetração politica para ajudar a administrar com recursos de várias fontes e projetos importantes. Seu nome: Ronaldo Lopes, que virou prefeito nas últimas eleições municipais e se destaca como um dos mais bem avaliados gestores do momento. O povo de Penedo não vê com aprovação uma candidatura do ex-prefeito em oposição a quem lhe ajudou, com lealdade e compromisso. Marcius, um político com futuro promissor, não deveria manchar sua trajetória se insurgindo contra o seu parceiro de tantas conquistas. Até por saber que Ronaldo Lopes é imbatível. Deveria esperar sua vez, em 2028.

O Bolsonaro argentino

Por enquanto a esquerda vai ganhando na Argentina, derrotando o Bolsonaro de lá e sai forte para o segundo turno. O aloprado Milei se parece muito com o ex-presidente brasileiro, em gestos, palavras e pensamento. Basta ver algumas de suas declarações durante a campanha, tipo “esse é um país de merda”, com planos que ameaçam a estabilidade de seu já enfraquecido país.

Com a improvável eleição de Milei haveria também graves problemas nas relações com o Brasil, quando este já declarou que pretende limitar o comércio entre os dois países e chamou Lula de “comunista raivoso”

Cada tragédia, um flash

Esta semana ocorreu mais um atentado em escola, no interior de São Paulo, onde uma estudante foi morta e outros ficaram feridos. Como das vezes anteriores o autor entrou armado no recinto e disparou sua arma várias vezes, até que fosse dominado. Com a tragédia anunciada surgem nas redes sociais ministros, governador e autoridades policiais a lamentar o fato e anunciarem providências para cessar a violência que se repete. Após todo mundo aparecer nos jornais e televisão, tudo “volta ao normal”, aí vamos esperar pela próxima tragédia, para novos “flashes” e discursos.

Procurando um palco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco  (PSD-MG), realizou a leitura do requerimento de instalação da CPI para investigar o desastre envolvendo a atuação da mineradora Braskem, afetando bairros da capital.

O requerimento, apresentado por Renan Calheiros, prevê a investigação sobre “fatos relacionados aos efeitos e a responsabilidade jurídica e socioambiental da empresa decorrente do maior acidente ambiental urbano já constatado no país, o caso Pinheiro/Braskem.

Até agora soa muito estranha a denúncia de Calheiros, que ficou calado cinco anos e só agora resolveu falar sobre o assunto. Há quem diga que ele está à procura de um “palco” para emergir do ostracismo que se encontra no Senado.

Conflito de interesse

Em sessão plenária do Senado, Rodrigo Cunha, denunciou a possibilidade de conflito de interesses de Renan e a proposta da CPI da Braskem, tendo em vista que ele já presidiu uma das empresas do mesmo grupo empresarial, além de alegar a competência estadual ou municipal para isso. O presidente Rodrigo Pacheco recusou a questão de ordem, argumentando que casos de impedimento devem ser autodeclarados. Na verdade, essa CPI está fadada ao “arquivamento” rápido, pela inconstância das denúncias e até falta de interesse dos parlamentares. Para Calheiros, no entanto, será uma maneira de aparecer na mídia, coisa que ela adora.

Rodrigo Cunha insiste em sua denúncia e diz que vai em frente.

Mais uma do ZEMAné

Dois meses após defender uma frente Sul-Sudeste contra o Nordeste em um discurso separatista, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pediu a criação de uma espécie de "Otan" para transformar os sete estados das regiões nos "mais seguros do Brasil”. A fala ocorreu durante o encerramento do encontro do Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), na capital paulista. Zema disse que “tendo uma Otan nossa para entrar em ação assim que for visto qualquer foco de incêndio” seria possível “transformar esses sete estados nos estados mais seguros do Brasil”.

Pílulas do Pedro

Palmeira dos índios perdeu sua importância, histórica, cultural e administrativa. Vai perder mais.

O ódio entre os políticos alagoanos resvala para embates que só prejudicam o estado.

Postado por Pedro Oliveira

Uma guerra inaceitável

23.10.2023 às 09:40

PARA REFLETIR

Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertolt Brecht)

Uma guerra inaceitável

O ataque aéreo que  atingiu o hospital Ahli Arab, na cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, deixou mais 600 entre mortos e feridos, segundo o Ministério da Saúde da Palestina.

Autoridades israelenses e palestinas trocaram acusações sobre quem teria sido o responsável pela explosão do hospital.

Autoridades palestinas atribuíram o ataque a Israel. Já as Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que de acordo com "informações de inteligência" a "organização terrorista Jihad Islâmica é responsável pelo lançamento que falhou e atingiu o hospital".

Sabe-se uma coisa, com certeza, os culpados estão nos dois lados. É inaceitável mais esse confronto que destrói cidades inteiras e principalmente, de forma brutal, mata crianças, jovens e famílias, sem uma justificativa plausível para tanto ódio.

Lula sobre a ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o mandatário, a entidade não “representa aquilo para o qual foi criada” e está “longe de ter a mesma credibilidade da ONU de 1945”, quando foi instalada.

“O Conselho de Segurança, que deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade, é o que faz a guerra sem conversar com ninguém. A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos vão para o Iraque sem discutir no Conselho de Segurança. A França e a Inglaterra vão invadir a Líbia sem passar pelo Conselho de Segurança e agora essa carnificina entre Israel e Palestina. Isso não está certo.

Escola negligente?

Um adolescente passou mal dentro da escola, com dores que resultaram uma cirurgia de emergência em uma unidade hospitalar. A escola contrariando qualquer regra de cuidado e proteção, colocou o estudante em um veículo por aplicativo e o mandou para ser atendido, sem ao menos um acompanhante. A família denunciou o lamentável fato, lavrando um BO em delegacia competente. Tentando justificar o injustificável a escola publicou nota na qual declara que “a mãe do aluno autorizou que este fosse encaminhado para uma unidade de saúde”, o que não foi bem assim, pois ninguém iria imaginar que o jovem iria sozinho.

Cheiro de povo

O governador Paulo Dantas não precisou fazer qualquer treinamento, ou receber orientação no quesito “conquistar pessoas”. Líder político na região do Sertão, acostumado ao abraço e o aperto de mão, cumprimenta a todos com entusiasmo e ainda lembra do nome das pessoas. Isso vale muito para a caboclo do interior e as lideranças municipais se sentem prestigiadas. Diferente de alguns companheiros seus, não traz o poder no bucho é cumpridor da palavra dada e planta para o amanhã. Terá uma farta colheita.

Caça corrupto

O deputado Alfredo Gaspar tem se constituído a maior revelação da bancada alagoana no Congresso Nacional. Muito bem articulado, com experiencia aprofundada nos tribunais do júri e no exercício de suas funções públicas, suas intervenções no plenário ou nas comissões são sempre pontuais e têm recebido cobertura positiva da imprensa em Brasília. É de sua autoria o Projeto de Lei que propõe mudanças importantes no Código Penal Brasileiro e na Lei 9.613, estabelecendo a imprescritibilidade dos crimes de ocultação de bens, direitos e valores que causem prejuízo ao erário, corrupção ativa ou passiva e peculato doloso. Como sempre fez em Alagoas, sua missão de “Caça Corrupto” pode lhe render muitos dividendos eleitorais.

Raspa de Tacho

Prefeitos em fim de mandato geralmente se excedem nos gastos da administração, pois sabem que após deixarem os cargos acabam as mordomias e o dinheiro fácil. Compras superfaturadas, abuso nas dispensas de licitação, fraudes em contratações e outros artifícios nada republicanos.

De olho nessas práticas a CGU, TCU, com o apoio da Policia Federal, começam a “desenhar uma ampla operação que já tem até nome – “Raspa de Tacho”, em referencia aos assaltos aos cofres das prefeituras.

Beber o sangue

Entre os opositores do prefeito JHC já não há mais dúvida de sua invencibilidade, em busca da reeleição. A preocupação agora recai em quem vai para o “sacrifício”, desde que não sofra desgaste de imagem e também não tenha uma derrota desastrosa, em número de votos, o que pode acontecer.

Sem nenhuma chance de vitória, os adversários do prefeito, sob o comando do bruxo “Ravengar” partem para o desespero e apostam em denúncias que possam inviabilizar os planos para 2024 e também 2026. A ordem é ataque balístico a cada movimentação, denuncismo e criação de fatos negativos. Com um agravante, o grupo conta tentáculos em órgãos de controle externo. A ordem é “beber o sangue” 

Pílulas do Pedro

O procurador geral agiu com tanta pressa e colocou tanta gente para “estudar” o caso do Hospital de Maceió, que parece até aliado do Senador Renan Calheiros.

E a CPI da Braskem, está assustando políticos que receberam propinas e vão ser revelados em números e nomes. Foi um tiro no pé.

Postado por Pedro Oliveira

Um tiro no pé

16.10.2023 às 09:20
Marcos Brandão/Senado Federal

PARA REFLETIR

“Lamento que um ministro de Estado tenha se portado sempre como não devia: dando bom dia a cavalo”. (Renan Calheiros, que foi sobre Alexandre de Moraes – 24/10/2016)

Um tiro no pé

(BRASÍLIA) - Segundo se comenta nos corredores do Congresso alguns dos autores do requerimento para a criação da CPI da Braskem, capitaneada pelo senador Renan Calheiros, estariam bastante preocupados com um fato não calculado, na ânsia do denuncismo e busca e busca de visibilidade midiática. Vasou a informação de que a empresa e suas parceiras já pediram um levantamento geral de dinheiro distribuído nas últimas campanhas milionárias de políticos, fato que certamente atingirá em cheio muitos dos membros da CPI. O proponente da Comissão, Renan Calheiros, tem inclusive, histórico vínculo com o setor petroquímico como vice-presidente da Petroquisa (Petrobras Química S.A 1993/1994).

Pá de Cal

(BRASILIA) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes julgou procedente e considerou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não deveria seguir com a análise dos autos do afastamento do Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), ocorrido às vésperas da eleição do ano passado.

Na decisão anterior, o ministro Gilmar Mendes considerou que as eventuais provas obtidas pela ordem de busca e apreensão executadas pela Polícia Federal em pleno segundo turno eleitoral eram “inadmissíveis”. O ministro Luís Roberto Barroso também já tinha se manifestado no sentido de retornar com Paulo ao cargo. Portanto, uma pá de cal nessa história que tumultuou a última eleição.

Está impedido?

 O senador Rodrigo Cunha (Podemos) questionou quais seriam os reais interesses do senador Renan Calheiros (MDB) em buscar a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação da Braskem em Alagoas. No documento, Cunha afirma que Renan teria ligação direta com a antiga Salgema e com a Odebrecht, nome da atual Novonor, uma das donas da Braskem. A questão ainda prova que Renan estaria impedido legalmente de atuar em uma CPI da Braskem. - As vezes a questão não é legal, mas moral.

Rota da Cachaça

O programa criado pela Secretaria se Turismo do Estado, foi bem pensado, mas ao que parece não será bem executado e tende a não durar muito. Estive no dia do seu lançamento no Engenho Caraçuipe, onde estavam todos os produtores de Cachaça da região e ouvi o discurso entusiasmado da Secretária Bárbara Braga. Tinha tudo pra dar certo, mas não vai dar. A Rota falha ao não preparar os municípios para receber turistas, com seus artesanatos, folguedos e outras tradições. Nem todo mundo quer ver apenas “Cachaças”. Recebi um folheto de uma agência se turismo, que não motiva e falta informações. Não adianta só criar e largar, precisa participar. É o tal do turismo amador.

Palmeira em declínio

Não bastasse o descalabro vergonhoso pelo qual passa a gestão do município de Palmeira dos Índios, surge mais uma bomba de efeito devastador e humilhante.

A cidade de se coloca em uma situação alarmante que levanta sérias questões sobre a qualidade dos serviços de saúde e o bem-estar de sua população. De acordo com o Ranking do Previne Brasil, que avalia o desempenho dos municípios em indicadores de saúde, Palmeira dos Índios amargou uma das últimas posições no Estado de Alagoas, ficando na 95ª posição entre os 102 municípios do estado.

É a maldição do voto equivocado.

Juceal é autarquia

O governador Paulo Dantas sancionou a lei que transforma Junta Comercial do Estado de Alagoas em autarquia com personalidade jurídica de direito público. De acordo com a lei, a Juceal passa a ser vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL) e possui autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio, sede e foro na capital alagoana.

Entidade que completou 130 anos de história em 2023 permanece como órgão alagoano responsável pela abertura, alteração e baixa de empresas no estado e como instituição responsável pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.

Mérito para a gestão do competente presidente da nova autarquia, Ricardo Dória.

Penedo cuidando

Uma obra orçada em dois milhões e cem mil reais vai gerar um benefício incalculável para a população de Penedo e para o Rio São Francisco. Com a ampliação da rede coletora de esgoto na parte baixa da cidade, os efluentes lançados no Velho Chico serão tratados, reduzindo consideravelmente a poluição e as doenças de veiculação hídrica.

O investimento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), instituições que firmaram compromisso para tornar realidade mais um benefício de amplo alcance social.

Pílulas do Pedro

De um especialista: “A pessoa que está planejando o trânsito de Maceió, pode entender de tudo, menos de trânsito”.

Governador Paulo Dantas, logo vai ter baixa na equipe, por esgotamento. A reclamação é que “o cara não dorme, nem come”.

Postado por Pedro Oliveira

Todos iguais

09.10.2023 às 09:40
Senado Federal / Montagem Painel

PARA REFLETIR

“A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação”.(Robert Louis Stevenson)

Todos iguais

A pauta dos três senadores de Alagoas, Renan Calheiros, Fernando Farias e Rodrigo Cunha é claramente de direita, todos sabem.

Renan Calheiros, de “comunista de araque” cresceu na política se aproveitando de todos os governos pelos quais passou, nos últimos quarenta anos; Fernando Farias, usineiro por “herança”, virou senador por conta do saldo bancário e o poder do dinheiro “doce” das usinas e Rodrigo Cunha, aquele que chegou, sem nunca ter chegado, ao Senado Federal.

Os três votaram juntos a proposta do marco temporal, em obediência a seus interesses, junto ao poderoso setor do Agronegócio, contrariando a história e a vida dos povos indígenas e a própria história do país. E o povo besta, ainda vota.

Animais, defesa e cuidado

A Holanda se tornou o pioneiro em acabar com o problema dos cães de rua, garantindo um lar para todos eles. Atualmente, o país também é conhecido por ser extremamente amigável aos animais de estimação, com a presença de bares e restaurantes que os aceitam.

Neste sentido, a Holanda se destaca como um exemplo de sucesso na proteção e cuidado dos animais, tendo praticamente eliminado a presença de cães abandonados pelas ruas.

No Brasil nem precisa chegar a tanto, mas bastaria uma legislação mais rígida em defesa dos animais e punição para o gestor que negligenciar a causa.

Salvando vidas

Na Espanha todo cidadão é considerado doador, a menos que se manifeste ao contrário. Ao morrer o órgão pertence ao estado e não a família.
No Brasil a família tem que autorizar e muitas vezes é tarde demais e vidas se perdem por causa da burocracia e falta de conhecimento. Está no Congresso proposta de mudança da legislação, fato que contribuirá para salvar muitas pessoas em listas de transplantes.

Crimes de trânsito

No Brasil a legislação de trânsito e a penal precisam ser aperfeiçoadas, principalmente no que diz respeito aos acidentes provocados por motoristas sob efeito de álcool ou outras drogas. A “Lei Seca” pode até contribuir, mas não tem resolvido o problema. Muitas vezes, as prisões, ainda brandas, não resolvem e logo os mesmos voltar a dirigir e agir irresponsavelmente. Em alguns países, motorista bêbado que matar ou incapacitar, pagará pensão alimentícia, para filhos menores da vítima, até completar maioridade.

Esclarecendo fatos

Diferente do que o ministro Renan Filho (Transportes) faz parecer, em suas redes sociais, a Ferrovia Norte Sul (recém-inaugurada) passou por processo de concessão em março de 2019, início do desgoverno Bolsonaro e da midiática gestão do Ministro Tarcísio de Freitas. Desde então, todos os investimentos para a conclusão das obras foram realizados exclusivamente pela concessionária RUMO, sem nenhuma participação do atual governo. Não é mérito fazer fita com chapéu alheio.

Pensam que tudo podem

Ao menos 1.534 magistrados de TRFs (Tribunais Regionais Federais) da 1a à 5a região receberam remunerações acima do teto constitucional no primeiro semestre deste ano, aponta estudo da Transparência Brasil. Para 44% desses juízes federais, isso ocorreu em mais de um mês. O relatório foi feito a partir de dados do painel de remunerações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) analisados pelo projeto Dados JusBr, feito em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Federal de Alagoas.

O Congresso precisa, além de promover mudanças para barrar a “ditadura das togas”, auditar a gastança desenfreada com salários e penduricalhos do Judiciário.

Um algoz de Maceió

Com sua preocupação em mirar no prefeito JHC, que ameaça seu poderio eleitoral, o senador Renan Calheiros não parou para imaginar o perigo que corre caso consiga atrapalhar a transação que visa dotar Maceió de um Hospital Municipal. A população da capital, que já nutre altíssima rejeição ao nome da família, jamais perdoará essa ação que a privará de uma unidade hospitalar de qualidade e dotada e alta tecnologia. Na campanha que vem aí o fato será explorado em abundância.

Nada de mini

É uma baita reforma eleitoral, que promove retrocessos graves tanto na garantia de espaços de poder para mulheres quanto no enfrentamento à corrupção.” A avaliação é do procurador de Justiça Roberto Livianu, presidente do Instituto “Não Aceito Corrupção”, sobre a chamada minirreforma eleitoral, em tramitação no Congresso.  A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base de uma reforma que passará a valer para as eleições municipais de 2024.Livianu citou a anistia para os partidos que não cumpriram as cotas para candidaturas de mulheres e pessoas negras, e a “ligeira multa” para os casos de punição da compra de votos, o que antes era passível de cassação de mandatos. De minirreforma não tem nada.

Pílulas do Pedro

O deputado Dr Wanderley não disse uma palavra sobre a aquisição do Hospital do Coração e o enredo criado pelos Calheiros.

No gabinete do prefeito de Palmeira dos Índios o café servido já é frio e a água quente. Sinais de final de poder.

Postado por Pedro Oliveira

Fundo imoral

24.09.2023 às 11:20

PARA REFLETIR

Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos.

Fundo imoral

Deputados e senadores estão avaliando como insuficiente o valor estipulado pelo governo do presidente Luiz Inácio da Silva para o fundo eleitoral, reserva que é utilizada para financiamento público das campanhas. O projeto de Lei Orçamentária Anual traz uma previsão de cerca de R$ 1 bilhão para financiar as candidaturas a prefeito e vereador em 2024. Insatisfeitos, parlamentares preveem o aumento desse montante pelo Congresso Nacional. São a benesses imorais que sustentam e bancam a putaria eleitoral país afora.

Contra as mulheres 

Com dificuldades para cumprir a cota de candidatas em eleições recentes, líderes partidários passaram a apoiar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê reserva de vagas a mulheres nas casas legislativas. A medida funcionaria como uma compensação para acabar ou flexibilizar a cota para candidaturas femininas, que prevê a obrigação de um percentual mínimo de 30% nas chapas que concorrem a vagas de vereador ou deputado.

Mas, mais que isso, a discussão caminhou também para que seja reduzido de 30% para 15% o limite da cota estipulada para gastar nas eleições de candidatas mulheres e de negros.

Máquinas ao lixo

Nos dois últimos anos bancadas pelo governo federal e também pelo estado, aconteceu um festival de distribuição de ônibus escolares, ambulâncias e muitas máquinas de terraplanagem e agrícolas para as prefeituras do interior. A coisa era tão desproporcional que prefeitos chegaram a pedir pra parar, pois a contemplação já era desnecessária diante do tamanho do município. Resultado: com menos de dois anos muitos desses equipamentos estão se amontoando nos pátios das prefeituras, literalmente enferrujando, pois, os municípios não têm como fazer os reparos. É o dinheiro público jogado no lixo em troca e votos.

Proteção animal

O prefeito de Maceió, JHC, fez uma visita ao Hospital Veterinário de Osasco, em São Paulo, para entender como funcionam os serviços para animais de pequeno porte. O local é referência no atendimento de animais em todo o Brasil. JHC foi recebido pelo prefeito de Osasco, Rogério, e durante a visita ele afirmou que o modelo adotado pelo município é um divisor de águas para Osasco e todo o Brasil. “Ficamos felizes em ter vindo aqui in loco, ter visto e aprendido um pouco sobre o local”. – disse o prefeito da capital.

Espero que esse entusiasmo funcione, pois Maceió tem sido negligente com a política de proteção animal.

O golpe fracassado

Após a derrota para Lula, em outubro de 2022, Jair Bolsonaro procurou Valdemar Costa Neto e perguntou se, na avaliação do presidente do PL, a classe política apoiaria a convocação dos militares para interferir no Supremo Tribunal Federal, ou seja, num golpe.

Segundo Valdemar contou a interlocutores, ele foi direto ao dizer que não só não haveria apoio para isso, como Bolsonaro seria preso.

A quem conta o episódio, o presidente do PL costuma dizer, orgulhoso, que foi isso que fez Bolsonaro desistir de qualquer aventura.

Padrinho ruim

O presidente do TCU, Bruno Dantas, tinha tudo para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal. Preparado, preenchia os requisitos, com uma vantagem a favor: a oportunidade de abrir vaga para um politico do governo como ministro na corte. Certo dia Lula amanheceu com essa ideia na cabeça e ao chegar ao palácio do Planalto narrou para dois ministros da casa, quando foi advertido - “presidente tudo bem, mas o senhor considerou quem é o padrinho do Bruno Dantas”? – “Esquece tudo que eu falei”, reagiu Lula. O padrinho em questão seria o senador Renan Calheiros, responsável pela vitoriosa carreira do presidente do TCU e Arthur Lira não iria ficar nada feliz com solução.

Maceió, sinal amarelo

Fonte do mais elevado crédito me passou a informação: “Acendeu o farol amarelo, na prefeitura de Maceió”. Com queda de arrecadação, dinheiro encurtado, só está dando quase para não atrasar os salários dos servidores e os investimentos terão que diminuir. Fornecedores e contratados começam a perder a paciência e ameaçam gritar. O prefeito JHC terá que cortar na própria carne, do contrario não termina o ano com uma bomba no colo, com pavio aceso. Só lembrando, o próximo ano é de eleição e qualquer deslize pode ser fatal. É a velha história, “rapadura e doce, mas não é mole não”.

Liderando em Palmeira

O nome da enfermeira  Mosabelle Ribeiro apontou como líder em pesquisa de opinião em Palmeira dos Índios. Em consulta realizada pelo instituto FALPE apareceu com 38% de intenção de votos seguida apenas por Ângela Garrote com 19% sendo a pontuação dos demais nomes todos sem nenhuma expressividade.

Mosabelle tem história na política local por sua família (seu esposo James Ribeiro foi prefeito e mantem farta liderança), além de pessoalmente gozar de muito prestígio junto ao eleitorado.

O atual prefeito, além de contar com o declínio de fim de mandato não tem encontrado um nome que empolgue para chamar de seu. Havendo ainda a possibilidade de juntar Mosabelle e Ângela Garrote no mesmo palanque.

Pílulas do Pedro

O protagonismo de Lula na Conferência da ONU o mostrou de volta à maior liderança da América Latina. O Brasil voltou, mesmo.

Políticos forasteiros tentam roubar a liderança de Ângela Garrote em Estrela de Alagoas. Mas seu eleitorado fiel e grato responderá a altura.

Postado por Pedro Oliveira

Sem Ética

17.09.2023 às 09:00


PARA REFLETIR

“Em nosso país a imbecilidade é um título e a mediocridade um brasão” (Machado de Assis, que lembra a quantidade de condecorações e homenagens que se vulgarizaram nas casas legislativas)

Sem ética

(BRASÍLIA) - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou, nesta semana, representações apresentadas contra os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) relativas a acusações de quebra de decoro.

Foi aprovado, com 12 votos favoráveis e um contrário, o parecer do deputado Josenildo (PDT-AP) pelo arquivamento da Representação 7/23, apresentada pelo PT contra o deputado Eduardo Bolsonaro, por desentendimento com o deputado Marcon (PT-RS), em reunião da Comissão de Trabalho do dia 19 de abril. Esse é o fisiologismo criminoso para proteger entre eles, mesmo com todas as provas criminalizando.

Governo que faz

O governador Paulo Dantas regressou da China com a mala lotada de histórias boas pra contar. Os resultados de sua viagem são a perspectiva de novos investimentos e a promoção do estado em um polo de alta capacidade para atrair negócios e turismo. Após seu périplo Dantas retorna animado com o que viu e ouviu dos chineses.

Ronaldo Lessa

O vice-governador Ronaldo Lessa tem tido papel estratégico e importante na condução das atividades administrativas e políticas, do estado, o que era de se esperar, por sua experiencia acumulada e bem sucedida. Com sabedoria não procura ofuscar a figura do governador do qual tem toda confiança. Se chegar ao fim do mandato sem atritos com o titular, será a primeira vez na história recente da política alagoana.

Qualificando agentes

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou, na cidade de Penedo, o workshop “Os desafios da atividade policial ostensiva frente o pacote anticrime”, o segundo vinculado ao Projeto Direitos Humanos em Pauta, cuja finalidade é capacitar as forças de segurança pública em todo estado. O evento teve a participação de seis promotores de Justiça e reuniu oficiais e militares lotados em todas as unidades da região, ligadas ao 11° Batalhão. 

Guardas agressivos

A guarda municipal de Maceió tem sido notícia constantemente, por atos de violências e arbitrariedades, nas abordagens em diversas ocorrências. As redes sociais mostraram esta semana a brutalidade desregrada de um grupo de agentes contra pessoas que realizavam um protesto pacífico no bairro de Ipioca, chegando a espancar um cidadão e dando tiros e esmo, com risco de ferir pessoas. Tudo isso é resultado de falta de preparo para a função e a liberalidade de portar armas, sem treinamento.

Dispensadas e fraudadas

Chama a atenção a quantidade de contratações, nas esferas de governo, estadual e municipal, por dispensa de licitação, fato que só deveria ocorrer em casos especialmente indicados na legislação reguladora. O pior é que gestores mal-intencionados resvalam para a fraude, superfaturamento e outras formas de burlas, como prática corriqueira. Com um Tribunal de Contas que finge que não vê e órgãos de Controle Externo incapazes de agir, os infratores agem a céu aberto, a administração e lesada e o povo paga a conta.

Rota da Cachaça

Na quarta-feira, dia em que se comemorou o Dia Nacional de Cachaça, a convite da Secretaria Estadual de Turismo, participei do lançamento oficial de um programa que visa incrementar as atividades turísticas do estado, que certamente irá movimentar setores importantes de nossa economia em cinco municípios do Agreste alagoano. A rota reúne os municípios e suas respectivas Cachaças: Teotônio Vilela, Coração da Mata; Campo Alegre, Caraçuipe; São Sebastião, Gogo da Ema; Junqueiro, Brejo dos Bois e Arapiraca, Taverna Beer.

O programa teve degustação das cachaças que farão parte do projeto e reuniu agências de turismo, empresários e jornalistas.

Pílulas do Pedro

Não entendo porque tanta dificuldade de se acessarum gestor da prefeitura de Maceió. Se acham o jumento que carregou Jesus?

A Assembleia Legislativa e Câmara de Maceió, viraram núcleos de distribuição de homenagens e honrarias. Não têm o que fazer?

Postado por Pedro Oliveira

Lava Jato, a farsa

10.09.2023 às 09:12

PARA REFLETIR

Sergio Moro e Deltan Dallangnol precisam ser investigados, processados e presos, por crime contra a Democracia brasileira.

Lava Jato, a farsa

(BRASÍLIA) - O presidente Lula estava condenado desde o primeiro momento em que se iniciou o processo da Operação Lava Jato.Com um enredo de filme de terror, sob a nefasta liderança do ex-juiz Sergio Moro e do ex-procurador Deltan Dallangnol, havia o objetivo calculado, tramado, com  uma capa de “moralidade  salvadora”, mas o que existia era um plano de poder, nascido da mente doentia, dessas duas figuras excrescentes e que felizmente não deu certo. 

Na decisão em que anulou provas usadas pela Lava Jato, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou duramente a operação e seus integrantes.

O magistrado disse que os investigadores forjaram provas e que os processos acabaram levando inocentes à prisão e causando a destruição de tecnologias nacionais e empresas.

Lava Jato, a farsa II

(BRASÍLIA) - Um dos trechos mais pesados na decisão do ministro Dias Toffoli, ressalta o rastro criminoso liderado por Sergio Moro e Deltan Dallangnol, ao afirmar:

“E pior, destruíram tecnologias nacionais, empresas, empregos e patrimônios públicos e privados”, declarou. “Atingiram vidas, ceifadas por tumores adquiridos, acidentes vascular cerebral e ataques cardíacos, um deles em plena audiência, entre outras consequências físicas e mentais”, completou.

A operação se utilizou de um “cover-up” [uma figura, um pretexto] de combate à corrupção, com o intuito de levar um líder político às grades, com parcialidade e, em conluio, forjando-se “provas”.

Fumaça Branca

(BRASÍLIA) Após intensas negociações que vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) -, este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) - no primeiro escalão do governo. André Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Silvio Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos. O anúncio foi comemorado, após a “fumaça branca” surgir na chaminé do Palácio do Planalto.

Toffoli, o perdão

(BRASÍLIA) Para a grande imprensa brasileira a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht tem sua origem em janeiro de 2019, quando o presidente Lula, preso em Curitiba, pediu autorização para ir a São Paulo enterrar o seu irmão, Vavá. O ministro, a quem cabia decidir, passou longas horas em silêncio. Quando o ministro decidiu, impondo várias e complicadas condições logísticas, Lula decidiu não aceitar e guardou essa mágoa no peito. Desde então Toffoli, que foi nomeado por Lula, para o STF em 2009, tem procurado uma reaproximação com o presidente.

Os prêmios, os mesmos

Por estes dias, aguardando ser atendido em um consultório médico, folheei uma revista, dessas que estão sempre em salas e recepção. Uma publicação até bem-feita, gráfica e editorialmente, aí me deparei com um fato que não me surpreendeu. A escolha dos melhores de cada ramo de serviços e comércio, escolhidos e anunciados pela publicação, com um detalhe: a totalidade dos agraciados são anunciantes da revista. Não é um fato isolado, pois a maioria dos prêmios hoje em dia não são por conquistas, mas por “aquisição”.

O Brasil voltou

(BRASILIA) O presidente Lula (PT) participou do desfile cívico de 7 de setembro em Brasília, seu primeiro após o governo de Jair Bolsonaro (PL) e oito meses após os ataques golpistas de 8 de janeiro. Com o mote de união, democracia e soberania, o mandatário procurou desmilitarizar a cerimônia, e trazer a questão da pacificação do país. Um dos objetivos foi buscar associar as Forças Armadas com democracia, após meses de desconfiança devido à aproximação da cúpula militar com o bolsonarismo e mesmo as suspeitas relativas ao vandalismo nos três Poderes. Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão realizado na quarta-feira (6), pediu que a data ocorresse "sem ódio" e afirmou que é possível viver superando as divergências. A solenidade transcorreu na mais perfeita paz e o Brasil voltou a ser feliz.

Não há dúvida quanto a ação criminosa com a colocação de cercas na praia de Japaratinga, por ação de luxuoso resort. Só não vê quem não quer.

Pela hora da morte. Cemitérios de Maceió com excesso de lotação abre disputa por vagas de túmulos. O preço chega perto de imóveis residenciais. Alguém pode avisar ao prefeito? 

Postado por Pedro Oliveira

Um marginal com mandato

04.09.2023 às 11:20
Divulgação

Um marginal com mandato

Alvo da 15ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga quem incitou, fomentou e participou dos atos golpistas de 8 de janeiro, o deputado estadual Amauri Ribeiro (União-GO) responde a processo na Justiça de Goiás por racismo na modalidade homofobia. Também virou notícia após ter agredido a filha de 16 anos, ter tomado posse com a esposa no colo, ameaçado uma vereadora e admitido ter feito sexo com animal. Em junho, chegou a dizer em plenário que deveria estar preso por ter ajudado bolsonaristas acampados.

O melhor e o pior

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores. O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada esta semana.

Qual foi o pior presidente da história do Brasil?

O Datafolha perguntou também quem foi o pior presidente da história do Brasil. Jair Bolsonaro foi citado por 48% dos entrevistados. Em seguida, está Lula, mencionado como pior presidente por 18% dos entrevistados, seguido por Fernando Collor (8%), Dilma (7%), FHC e Sarney (ambos com 2%)

Falta segurança

Parentes de uma pessoa agrediram um profissional e quebram móveis de uma unidade de Saúde, em Maceió, por conta de um idoso que após atendimento veio a falecer. 

A equipe médica precisava estabilizar o paciente para removê-lo para uma unidade de saúde mais equipada, mas veio a óbito infelizmente. As UPAS não dispõem da capacidade para casos mais complicados e isso é de conhecimento geral. Por falta de segurança muitos profissionais estão temendo trabalhar em postos de atendimento médico nos bairros.

O PAC de Alagoas

O programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem o objetivo de implantar ou retomar uma grande quantidade de obras por todo o todo o país será de muita generosidade com Alagoas e Bahia, o que tem causado certo ciúme por parte de outros governadores e parlamentares. O ministro Renan Filho, dos Transportes, foi o responsável direto pelos benefícios do programa no seu estado.

Pelos animais

Abandono e negligência com os animais é crime punível com até cinco anos de prisão. O descaso com a pauta é tanto que nunca vi ninguém punido com a medida punitiva. A mesma pena deveria ser imposta para prefeitos e governadores que negligenciassem com cães e gatos e ainda responsabilizando juízes promotores que assistem inertes o cometimento desse crime que é praticado frequentemente. Nunca vi tamanho desprezo com a causa animal, como o que aqui assistimos.

Em Murici

Uma especulação esta semana sobre a possibilidade de uma candidatura do brilhante advogado Diógenes à prefeitura se Murici, acendeu os faróis amarelos no lado da família que controla há décadas o mando e desmando político da cidade, como se fosse uma “capitania hereditária”. Diógenes seria candidato atendendo a inúmeros apelos de parte da população. Carismático, com um currículo robusto e de família tradicional e muito influente, nunca deixou e manter laços e defender causas do município e região. Em 2024 Murici poderá mudar o seu destino.

Enfermidade legislativa

Um membro do Conselho e Medicina (CREMAL) me confidenciava que está havendo muita preocupação do órgão quanto ao número de deputados estaduais acometidos por “doenças”, requerendo o afastamento da Assembleia Legislativa. Temerosos de uma possível causa epidêmica alguns conselheiros já sugerem uma avaliação físico e psicológica para evitar que o surto se alastre.

Rosa Tenório

Após o cumprimento de um mandato de muitas realizações e conquistas a primeira mulher a ocupar a presidência do CREA/AL, Rosa Tenório se propõe ao desafio de uma segunda gestão. A valorização da engenharia, o rigor na fiscalização da atividade e o protagonismo diante das demais entidades profissionais, além de sua grande liderança, com certeza vão lhe assegurar mais um período no cargo.

Pílulas do Pedro

Nessa briga de governo com prefeitura quem sai ganhando são os servidores. A cada disputa, um ganho.

Municípios fecharam as portas no dia 30 em sinal se protesto. O único resultado positivo foi a economia de gastos.

Postado por Pedro Oliveira


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]