Para refletir - O povo quer honestidade na política, mas as pessoas não sabem ser honestas com o próximo. A política é o reflexo do seu povo.
O Dino do governo
O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o governo federal mobilize em quinze dias o maior contingente possível da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas e Força Nacional para combater os incêndios na Amazônia, supostamente criminosos – em várias regiões do país. A corte já havia determinado a elaboração um plano e combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal.
Em Brasília já circulam informações de que o ministro estaria comprometido com o governo, em confrontar alguns parlamentares rebeldes, que insinuem pressão e ameaças.
A sorte está lançada
Ao transgredir a ordem, Júlio César violou a lei de Roma e declarou guerra às
instituições. No instante em que atravessou o Rubicão, exclamou: “Alea jacta est” (A sorte está lançada). A partir daquele momento, todos ficaram contra o perverso tirano. Por aqui, o protótipo mal-acabado do “louco de Roma” violou os códigos da impessoalidade, moralidade, legalidade e eficiência, humilhou e enganou o Poder Legislativo local e tratou a população com desprezo e arrogância. Além de tudo entregará ao sucessor, uma cidade acabada, destruída pelo despreparo evidente de sua incompetência. Espera-se que o povo saiba retribuir, na mesma medida, não votando em seus candidatos.
Mais estupro
O Brasil registrou um crime de estupro
a cada seis minutos em 2023. Com um total de 83.988 casos de estupros e
estupros de vulneráveis registrados e um aumento de 6,5% em relação a 2022 o
país atingiu um triste recorde. As mulheres são a maioria das vítimas e os
agressores estão, na maior parte das vezes, dentro de casa.Os
dados são do Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança
Pública. Além do recorde em estupros, a publicação aponta o aumento dos
registros em todas as modalidades de violência contra a mulher no país.
Ou se endurecem as penas carcerárias para estupradores, ou iremos assistir a violência contra mulheres crescer a cada ano.
O voto nulo
Permeia um preconceito idiota de que o eleitor que anula o voto ou vota em branco, está cometendo erro e ferindo os “princípios democráticos”, tudo conversa fiada, tanto que as opções estão prescritas em lei.
Eu mesmo já anulei alguns votos e aconselho a todos que são obrigados a votar, (sob pena de pagar multa, ser negativado na Justiça eleitoral) que se você não concorda com os nomes que lhe são oferecidos, use de sua convicção para não votar ou anular o voto.
Me dá um dinheiro aí
A guerra eleitoral começou pra valer e tem neguinho com os nervos à flor da pele morrendo e medo de perder a eleição, principalmente os vereadores da capital, com mandatos. Com a inflação no preço do voto comparando com a última eleição (2020) cada mandato custará alguns milhões, segundo analistas políticos. As campanhas majoritárias se dizem “sem folego” para cumprir o prometido e o dinheiro ainda não apareceu. Tem candidato dando casa e veículos como garantia, fazendo a festa dos agiotas.
Nem... nem
A coluna recebeu informação de fonte acreditada, que no entorno do governador Paulo Dantas tem alguns entronchando a cara para o vice-governador Ronaldo Lessa.
Na “coxia do poder” a reclamação é que Lessa não só está gostando, mas também incentivando a especulação de seu nome para governador em 2026. No radar dos manda-chuva do governo o nome não nem cogitado.
Imprensa livre
(BRASÍLIA) - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Cármen Lúcia reafirmou seu posicionamento em defesa da atuação da imprensa livre para a efetiva democracia. Ela participou da mesa de abertura da Reunião do Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e falou para um público de gestoras e gestores da comunicação de diferentes regiões do Brasil, destacando a importância, para o período eleitoral, da imprensa livre e comprometida com a verdade. A coluna esteve presente ao evento, a convite da Abert.
Santana perdeu
A população de Santana do Ipanema perdeu uma grande oportunidade de cortar as amarras que se submete há anos e ter um prefeito honesto e com planos e melhorar os deploráveis índices negativos em todos os níveis da administração.
Na verdade, quem ganhou mesmo foi o desembargador José Carlos Malta, que se livrou de um abacaxi e vai curtir sua aposentadoria. Santana perdeu.
Pílulas do Pedro
Os bairros de Maceió estão em festa com a animação das campanhas para prefeito. JHC e Rafael Brito estão todos os dias puxando os blocos da “vitória”.
Sem propostas, sem debates, sem criatividade, as campanhas seguem em processo de desânimo, em Maceió
Para refletir
Não é a política que transforma homens em corruptos é votar em bandidos que torna a política suja!
O amigo oculto
Não está sendo fácil para o candidato do MDB, Rafael Brito e as principais lideranças da oposição em Maceió, esconder o senador Renan Calheiros do eleitorado, nas atividades de campanha. Até por “dever de ofício”, pois é ele, exatamente o pai da candidatura de Brito e o cacique das tribos, que formam uma aliança. Sem dúvida, o político mais rejeitado pelo entre todos na capital. Já está comprovado que a sua companhia tira votos (muitos) de qualquer candidato. Por aqui ele é conhecido como “Mandacaru, não dá sombra e quem encostar nele sai ferido.
Os trapalhões
Pasmem, a Câmara dos Deputados criou uma comissão com quase 40 membros, com o objetivo de “acompanhar as investigações sobre o trágico acidente aéreo, ocorrido em Vinhedo, São Paulo, com a queda do avião da empresa Voepass, no qual morreram 62 pessoas”.
Desde a ocorrência do acidente todos os órgãos da aviação civil, aeronáutica, policia científica, polícia federal, órgãos internacionais, onde o avião é fabricado (França) e onde são fabricados os motores (Canadá). A investigação pode durar meses e a coordenação das operações cabe ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado a FAB. Agora vem a pergunta: o que um magote de ignorantes vai fazer a não ser atrapalhar, gastar dinheiro público e tirar “selfies” para redes sociais? Os trapalhões.
Caça bandidos
No primeiro fim de semana de campanha de candidatas e candidatos das Eleições Municipais deste ano, o aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 4.396 denúncias até as 18h desta segunda-feira (19), vindas principalmente dos estados de São Paulo (695), de Minas Gerais (514) e do Rio Grande do Sul (422). A propaganda eleitoral das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador começou na sexta-feira (16).
A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Vamos mostrar que por aqui também denunciamos os “bandidos dos votos”. Baixe o aplicativo e denuncie.
O poder excêntrico
A foto que ilustra esse texto é de muito simbolismo na história da política brasileira. Uma reunião na sede do STF, para a qual foram “convocados” os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e representantes da presidência da República, foi tratada como se fosse a coisa mais normal do mundo. Como diz o texto de Mário Sabino (Metrópoles) Mas é estranha. Como é que o Judiciário pode participar de discussão política entre o Legislativo e o Executivo sobre as formas de liberação de dinheiro público? Que o Judiciário virou poder político, todos sabemos, mas transformar a constitucional “harmonia” em “rodadas de ajustes e entendimento” é um pouco demais. Misturou-se quem detém mandato popular legítimo, com quem não o abriga, mas manda e pronto.
Por baixo dos panos
O problema com essas emendas parlamentares é o tráfico poderoso de bilhões de dinheiro público, para bancar campanhas políticas, enriquecer prefeitos, deputados, senadores e multa gente grande.
Se chegassem intactas ao seu destino, não teria problema, mas o ralo da bandalheira leva a maior parte. E o pior, tudo por baixo dos panos.
O que disse o presidente Lula: “Sou plenamente favorável ao direito dos deputados de apresentar emendas, mas com transparência. É normal que um deputado, eleito pela sua cidade, tenha o direito de propor emendas para realizar obras em sua região.
Em Palmeira é Mosabelle
Em Palmeira dos Índios toma conta da cidade um sentimento e redenção, após quase oito anos de declínio econômico, índices se condições de vida cada vez mais negativos, perseguição, assédio moral e muitas histórias de desvios e crimes contra a administração pública.
Ao mesmo tempo pode se notar a busca autoestima perdia e a esperança de um futuro, que os palmeirenses clamam. O nome mais em evidência para operar essas mudanças é o de Mosabelle Ribeiro, que tem o compromisso de resgatar a vida da cidade.
Em Penedo é Ronaldo Lopes
Para que o candidato a prefeito, Ronaldo Lopes, de Penedo, seja considerado vencedor, só falta mesmo contar os votos. Desde o lançamento das candidaturas o seu concorrente, que já foi prefeito da cidade Marcius Beltrão, carrega números inexpressivos e sofre uma alta rejeição. É o povo penedense retribuindo o resultado de uma boa administração.
Sem concorrente
A escolha para prefeito em 214 cidades do país está praticamente definida. Nesses municípios, só há um candidato para o cargo. Um único voto já pode garantir a vitória.
Cidades representam 3,8% de total no Brasil. Com apenas um nome na disputa, o voto do próprio candidato já pode garantir sua vitória no dia 6 de outubro. As 214 cidades correspondem a 3,84% do total de municípios do país, que somam 5.569 localidades. Em Alagoas estão quatro essas cidades, Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho. Nada democrático esse quadro.
Pílulas do Pedro
Nas caladas da noite, madrugada adentro as malas de dinheiro já começaram a transitar. Se sabe até candidato que está dando recibo.
Lobão já anunciou, que quer debater. “Só os frouxos se acovardam”, teria dito.
Para refletir
A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes. (Winston Churchill)
Conselhos na mira
Um dia teria que acontecer e parece que esse dia está chegando. Grande parte dos Conselhos profissionais das diversas categorias, contam com orçamentos milionários e quase nada de fiscalização de controle externo. É dinheiro a rodo e os critérios de gastos nada republicanos. O Tribunal de Contas da União está mapeando os fluxos financeiros de milhões, tentando entender como está sendo feita a transparência. Estão em exames mais de 500.Em apenas um ano a arrecadação os Conselhos arrecadaram conjuntamente R4 5,5 bilhões. Apenas um desses Conselhos declarou ter em caixa R$708 milhões de recursos.
TCU Prêmio Guilherme Palmeira
(BRASÍLIA) - O Prêmio Ministro Guilherme Palmeira, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), recebeu 38 inscrições, sendo 30 na categoria “Sociedade Civil” e oito na categoria “Tribunais de Contas”.
Com o término das inscrições, o concurso prossegue com a fase de julgamento das monografias. Uma comissão julgadora avaliará os trabalhos com base em critérios como adequação ao tema e originalidade da abordagem. Os vencedores serão premiados com valores em dinheiro, sendo R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro, além de certificados de participação.
Cassação do governador
(BRASÍLIA) - O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, na quarta-feira, o julgamento de recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que cassou os mandatos do governador do estado, Antônio Olivério Garcia de Almeida (Antônio Denarium), e do vice-governador, Edilson Damião, por abuso de poder político e econômico nas Eleições 2022. O Regional também declarou a inelegibilidade do chefe do Executivo local por oito anos, bem como determinou a realização de novas eleições.
É bom ficar de olho pois o caso é idêntico ao que estará sendo julgado aqui, tenho como personagens o governador Paulo Dantas e o vice Ronaldo Lessa.
Emendas PIX
(BRASÍLIA -O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino de limitar a execução das chamadas “emendas Pix” não pode tirar do Congresso o poder constitucional sobre emendas parlamentares. Segundo Lira, o Parlamento tem o poder constitucional de garantir suas prerrogativas estabelecidas em cláusulas pétreas.
Só que o ministro e alguns integrantes da Corte, ouvidos, não concordam com as desculpas de Lira, que pode levar um tombo e tanto, na reta final de sua gestão como presidente da Câmara. Quem pode, pode.
Pode melhorar
O resultado da pesquisa Atlas Ranking pontuando a aprovação dos governadores, não foi favorável a Paulo Dantas, que ficou num incômodo 17º lugar entre os 27 avaliados, por critérios diversos. Claro que não foi a colocação que o governo desejaria e particularmente vejo até uma pontinha de injustiça. O governador tem se esforçado e entregue avanços significativos aos alagoanos. Vejo, no entanto, alguns sinais que podem atrapalhar, a exemplo do seu entorno “caboclo e arrogante”, com alguns auxiliares se sentindo como e fosse “o jumento que carregou Jesus”. Pode melhorar.
Os melhores
Com a divulgação do ranking e avaliação do Congresso Nacional, dois parlamentares de Alagoas, obtiveram excelente colocação, se destacando dos demais, pele eficiência de seus mandatos em Brasília. Com presenças assíduas em plenário, nas Comissões e na gestão financeira as verbas e gabinete, sob controle de cada parlamentar. Alfredo Gaspar e Rafael Brito obtiveram notas 8,35 (uma das melhores em toda a Câmara) e 6,84, respectivamente. Ambos se ressaltam do demais pelos mandatos proficientes.
Os piores
Já a na rebarba dos piores deputados avaliados pelos mesmos critérios, ficaram Isnaldo Bulhões e Marx Beltrão, tendo a pesquisa considerado ambos com desempenhos negativos e sem nenhum protagonismo no plenário e nas Comissões da casa. É preciso o alagoano reavaliar seu voto nas próximas eleições. No caso específico e Isnaldo Bulhões, tem muita fita e pouco fato.
Avaliação no Senado
Ainda na avaliação a Atlas Ranking, um novo fato chama a atenção pela sua peculiaridade. O resultado da apuração coloca o senador Rodrigo Cunha em primeiro lugar na bancada alagoana, com 8,67 % de aprovação ( uma das maiores em todo o Congresso), Fernando Farias 7,47e pasmem o “super” Renan Calheiros, com uma das mais baixas avaliações entre Câmara e Senado, minguados 3,91,um vexame para quem já foi o manda chuva em Brasília. Sinais dos tempos ou começo de um inferno astral.
E os outros?
Recebi do amigo deputado Arthur Lira, uma reclamação por conta de minha abordagem sobre as emendas Pix e a voracidade de parlamentares em relação ao suspeito critério e distribuição, em análise pelo ministro Flávio Dino (STF).
- “Você acha que as emendas são a Câmara e não do Senado também”? Concordo com o presidente da Câmara, uma vez que critérios, formas e distribuição são as mesmas para as duas casas.
Pílulas do Pedro
Tirem as crianças da sala, desliguem as televisões. O cabaré político vai começar
A Justiça Eleitoral alagoana é cega, muda e burra.
Tem vereador de Maceió, vendendo casas, carros e alguns até a família, para gastar na eleição. Se perder vai virar “sem teto”.
Para refletir
“A questão das Emendas Parlamentares na Câmara dos Deputados causa asco até nos mais virulentos bandidos da Cosa Nostra” (De pessoa próxima de Lula, para a coluna)
Emendas bandidas
(BRASÍLIA) - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, compareceu à audiência de conciliação realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito da transparência das emendas de relator (RP9). Dantas detalhou os trabalhos do Tribunal sobre o tema ao ministro do STF Flávio Dino. O principal objetivo da reunião, segundo Dino, foi assegurar a transparência na execução do orçamento da União. Água na fervura do Centrão. Quem não está gostando nada desse movimento é o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.
Combatendo a podridão
(BRASÍLIA) – Ainda quando ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino prometeu a Lula que o Centrão não o chantagearia e o presidente gostou da ideia. Logo no início do governo ficou conhecido como o “rolo compressor” do Planalto e fez a oposição ser encurralada, diversas vezes, na Câmara e no Senado. Lula logo viu o seu ministro como uma luz a se instalar no Supremo Tribunal Federal e o fez chegar no “front”, com a missão de cumprir seu papel, do qual ele tem se desincumbido muito bem. Já começou seu bravo combate ao imoral Orçamento Secreto e ao cheiro fétido das Emendas Parlamentares. Lula aplaude.
Os Porsches da morte
É pelo a terceira vez, em um curto espaço de tempo, em que Porsche são usados como armas letais. Houve a morte do motorista de aplicativo Ornaldo Viana, cujo carro foi destruído pelo Porsche 91 em São Paulo. E a morte do entregador de aplicativo Hudson Ferreira ao ser atingido em sua moto pelo Porsche Cayenne de Arthur Navarro, em Campo Grande (MS). Também o motorista do Porsche que perseguiu e matou um motociclista na avenida Interlagos, em São Paulo.
Todos usaram os veículos como uma arma, geralmente bêbados e com intensão de matar.
O carro, que custa milhões, é o preferido dos “Influencers”, para ostentar riqueza e idiotice. Por aqui já foi detectada essa desprezível espécie.
Calote petista
(BRASÍLIA) A Justiça determinou que a ex-presidente Dilma Rousseff e o diretório nacional do PT paguem uma dívida de cerca de R$ 246 mil referente à campanha presidencial de 2014.A ordem de pagamento foi dada pelo juiz Valdir Queiroz Júnior em uma ação aberta em 2016 pela empresa Ângela Maria do Nascimento Sorocaba ME. De acordo com o processo, a empresa forneceu 300 mil bandeiras plásticas para a campanha na qual Dilma foi reeleita presidente, mas não foi pago. Essa turma não tem jeito. Vive de embromação.
O dia em que o PT acabou
Estou falando do PT de Alagoas, burro, fisiológico e sem lideranças de expressão. Vem decaindo há tempos e nestas eleições, ao tentar impor uma candidatura ridícula de Ricardo Barbosa e peitar o senador Renan Calheiros, seu resto de vida sucumbiu. Busca agora salvar alguns cargos no governo, para acomodar alguns de seus “pelegos”, para mamar nas tetas do poder.
A dobradinha 2026
As conversas estão fluindo mais rápido do que o esperado, não entre os dois, mas por personagens da mais alta confiabilidade de ambos. Está montada a chapa para o Senado em 2026 com Renan Calheiros e Arthur Lira. Não adianta choro, nem vela, quem entrar nesse meio vai ser atropelado, não importa o tamanho. É a velha história, política é para profissional.
Suco de laranja podre
O folclórico Lobão, que de ator pornô, foi para vereador e deputado, sem qualquer base eleitoral considerável, surge agora como candidato a prefeito de Maceió. Pela mudança de eloquência, já mostra que veio para “detonar” o prefeito JHC, sob encomenda. Sua candidatura foi criada pelo “mestre dos negócios políticos” (Adeilson Bezerra- Podemos), muito ligado ao senador Renan Calheiros e ao pessoal o governo. Não é suspeita é constatação.
Maus antecedentes
Se Palmeira dos Índios conceder “atestado de bons antecedentes” ao prefeito, radialista Júlio Silva, votando irresponsavelmente em sua candidata, sem destino, vocação ou capacidade política, estará assinando o seu “atestado de óbito”, sem nenhuma dúvida. Palmeira sucumbiu em todos os quesitos de qualificação exigíveis em administração pública. Tem os piores indicadores para a Saúde, Educação e Atenção Social e para completar muitas ações que o ligam a atos de desvios de finalidade e corrupção. Eleger sua candidata é manter ele no cargo, por mais quatro anos. A raposa vai continuar cuidando e galinhas dos ovos e ouro.
Marechal tem prefeito
Em uma análise matemática simples, pode se perceber que a eleição de Marechal Deodoro está equacionada. Na última eleição o atual prefeito Cacau ganhou por minguados 21 votos, do seu adversário Junior Dâmaso. Sua administração tem sofrido restrições dos moradores. O seu candidato é um vereador com 1.345 votos na última eleição e o adversário ninguém menos que Junior Dâmaso, tendo como vice o ex-prefeito Cristiano Matheus, com uma considerável fatia do eleitorado. Mas, política não é matemática.
Pílulas do Pedro
Divergências à parte, não tenho nenhum problema em dizer que o ministro Renan Filho é o político mais carismático de Alagoas.
Cobra não enfrenta cobra, pois sabe que pode ser mordida. Em Maceió não haverá debates entre os candidatos. Receio ou precaução?
Lula está queimando seu capital político, com Maduro na Venezuela e alimenta fascistoides no Brasil.
Penedo, a maior Convenção
O prefeito Ronaldo Lopes, da encantadora Penedo, realizou a maior Convenção de Alagoas, na festa que homologou sua candidatura a reeleição. Uma multidão vestida de vermelho (suas cores) abarrotou o local, com a população engajada na campanha do atual prefeito, que pontua com uma margem e intenções que deixa seu principal concorrente sem a menor chance de disputa. Ronaldo está agora colhendo os frutos da mais competente história política penedense.
Obrigado ao ladrão
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que “se não fosse pelo Centrão o Brasil já teria virado uma Venezuela”. Ele está correto. E isso é péssimo. Lira quer que o Centrão seja visto como algo bom para o país, que seja reconhecido como algo positivo. Não é para tanto.
Elogiar o Centrão é mais ou menos como alguém ser assaltado e levar um tiro na perna enquanto se dirigia ao aeroporto para pegar um avião que posteriormente acabou caindo com todos a bordo. A vítima do assalto escapou do desastre maior graças ao tiro do assaltante.
Pela ótica de Lira, o passageiro deveria mandar flores, ou dinheiro, ao ladrão.
(Da coluna Cena Política, Igor Maciel JC/PE)
Os invasores
Políticos desavergonhadamente agridem o povo e a história de alguns municípios, na ânsia de conquistar mais poder, os invadindo, como nas guerras medievais, com dinheiro sujo e assistencialismo bancado por verbas do governo federal e estadual. Os municípios precisam honrar as suas origens e tradições e se aliarem aos seus verdadeiros lideres locais, que por anos estiveram junto a seu povo, os amparando, em seus maiores anseios e necessidades. Votar em “estrangeiros” e renegar a história de sua terra e daqueles que sempre estiveram ao lado da população.
Santana, um fiasco
A convenção que homologou o candidato a prefeito, o pelo MDB, em Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões, foi considerada um fiasco de público e considerada elitizada pela população santanense. Com a presença de alguns caciques da política alagoana o evento foi um desadoro e mostrou talvez a insatisfação povo e a indicação do desejo de mudança na administração, para indicar que prefeitura não é Capitania Hereditária..
Na ponta
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto, é pontuado como um dos mais votados no pleito de outubro. Realizando uma gestão inovadora e com grande liderança entre seus pares, não se descuida de suas bases onde tem uma aceitação crescente e segue em frente. Está entre os três mais bem avaliados nas pesquisas. Vai longe.
Sob suspeição
(BRASÍLIA) -O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o governo da Venezuela “se afasta” da lisura e da transparência eleitorais”.
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) anunciou a reeleição do presidente Nicolás Maduro após o pleito do último domingo (28). A oposição contesta o resultado, ressaltando que o CNE não divulgou as atas eleitorais que confirmam os totais de votos para cada candidato.
Para Pacheco, o governo Venezuelano não apresenta os valores que garantiriam a legitimidade democrática do processo eleitoral. Ele também afirmou que as violações à democracia devem ser apontadas sem “casuísmo”.
Apoio forte
Surge em Palmeira dos Índios uma nova frente de oposição que pode deixar a “titia” do prefeito Júlio Silva (o vivaldino) fora da polarização nas próximas eleições. O jovem Advogado Gervásio Neto, de tradicional família palmeirense, ao lançar sua candidatura, recebe o apoio do tio Deputado Marcelo Victor, hoje o mais influente politico local e muita lierança na região. Dois fatos: a polarização pode mudar para Gervásio Neto e Mosabelle Ribeiro, ambos bons candidatos.
Campanhas nas ruas
Após bater o martelo tendo como vice o senador Rodrigo Cunha (que não se afastará do mandato durante a campanha) o prefeito JHC vai colocar sua campanha nas ruas de Maceió, cidade que o conhece bem e já lhe dá vantagem eleitoral para ganhar (segundo todas as pesquisas) no primeiro turno. Com uma vitória praticamente concretizada e ainda podendo crescer, agora é administrar a caminhada e não cometer nenhum deslize grave, o que certamente não acontecerá, mesmo com a enxurrada de acusações da oposição.
Na Convenção
Em seu discurso, na Convenção que homologou a candidatura do prefeito de Maceió, o presidente a Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) destacou a capacidade de comunicação de JHC e ressaltou “teremos uma uma campanha de prestação de contas, vamos divulgar o que foi feito, o que se realizou”, disse o poderoso parlamentar. Na ocasião fez rasgados elogios ao senador Rodrigo Cunha e ressaltou sua coragem ao deixar o Senado, para concorrer ao lado.
Pílulas do Pedro
Água de morro abaixo, fogo de morro acima e vontade do povo não tem como segurar.
Ai os amadores do PT decidiram peitar o senador Renan Calheiros. Manda quem pode...o resto obedece. Ai levaram bomba.
PARA REFLETIR
A educação no Brasil jamais será prioridade, porque a política brasileira sobrevive da ignorância do Povo.
A Barra com Biu
Convenção realizada na Barra de São Miguel, homologou o nome do prefeito Benedito e Lira, (PP) para concorrer à reeleição, tendo como companheiro de chapa o seu secretário governo Luiz Henrique Alves Pinto. Muito difícil que apareça algum nome para concorrer com o experiente político, colecionador de vitórias em sua longeva carreira política.
Onde mora o perigo
Sabe-se que uma eventual vitória de Trump é vista como uma potencial alavanca para as teses que bolsonaristas têm promovido no exterior, de que o Brasil vive uma suposta "ditadura", que não há liberdade de expressão e que existe uma perseguição à oposição liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Se a narrativa falsa não prosperou durante o governo de Joe Biden, a expectativa é de que tudo isso pode mudar radicalmente se Trump vencer a eleição e eventualmente escolher abrir uma frente de tensão com Lula.
O enredo já está desenhado. Com o apoio das redes de Elon Musk, políticos e blogueiros bolsonaristas se apresentam como supostos perseguidos, usam figuras como a de Filipe Martins como exemplo de supostas prisões arbitrárias, transformam o debate num tema de direitos humanos e emplacam a ideia de que o Brasil supostamente deixou de ser uma democracia. Uma vez golpistas, sempre golpistas.
Porque o PT se apequenou
Não importa mais o desfecho ou o resultado, o Partido dos Trabalhadores sairá bem menor destas eleições, depois da vergonhosa derrota que os seus dirigentes locais construíram e alimentaram dentro do próprio partido. Levados pela vaidade de um “oferecido” candidato com estatura política de um anão e um deputado federal do baixo clero, eleito com os votos de outros, e na certeza de que seu mandato não será renovado.
A dupla ainda culpa o senador Renan Calheiros (MDB) pela burrice cometida, como se ele tivesse influência capaz de decidir em nome a direção nacional do PT. Vão pagar um preço alto pela vulgar rebeldia.
Negócios, traições e dinheiro
Desde sábado (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos e as federações podem realizar convenções partidárias para escolher as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e deliberar sobre eventuais coligações para as Eleições Municipais 2024. O prazo consta do Calendário Eleitoral do pleito de outubro.
A movimentação tem sido grande com políticos a procura de constituir suas bases e arregimentar aliados para a disputa. Em pauta, negócios, traições, muito dinheiro sujo e o embate das grandes lideranças para ver quem e maior, na busca do voto.
Imbatível não é invencível
Exatamente assim, o imbatível hoje pode não ser o invencível amanhã, que é outro dia. Já vi, por aqui mesmo, candidato considerado eleito por antecipação, ao abrir das urnas ter fragorosa derrota e uma imensa decepção. Aí está o exemplo de Ronaldo Lessa, governador bem avaliado, contando com uma vitória certa, perdeu para Fernando Collor, quem em menos de um mês, chegou feito um furacão, rodou o estado em um helicóptero e lhe tomou a eleição que considerava sua.
Petrobrás de novo?
A Operação Lava Jato está morta e sepultada, mas parece que a Petrobrás e os políticos que exercem influência na estatal, não aprenderam a lição. Se facilitar voltarão todos os crimes e sinais já começam a aparecer.
Uma auditoria do TCU encontrou indícios de favorecimento em licitação da Petrobras para contratação de navio-plataforma, entre outras falhas.
O processo licitatório foi conduzido de forma a direcionar o resultado desde a escolha do modelo de contratação, que permitiu que a empresa superasse dificuldades de financiamento. O trabalho constatou que a Petrobras não avaliou outros modelos mais tradicionais de contratação.
O TCU determinou que a Petrobras instaure Comissão Interna de Apuração para investigar os fatos e identificar os responsáveis.
Mercado da Produção
O prefeito JHC chega às eleições com uma profunda “ferida aberta” que certamente vai lhe trazer graves danos colaterais em sua campanha. Prometeu fazer, anunciou e não fez. Não vai adiantar dizer que fará em um novo provável mandato. O Mercado da Produção já deveria ter sido fechado por atentar contra todas as normas de politica sanitária.
Codevasf sob denúncia
A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) foi alvo de muitas denúncias no governo Bolsonaro e parece que vai no mesmo caminho no governo Lula.
A empresa sofreu prejuízo em um contrato firmado pela Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré (MA) com verbas de emenda parlamentar do então deputado e hoje ministro dos Esportes, André Fufuca (PP-MA). A prefeitura é comandada pelo pai dele, Fufuca Dantas. Os órgãos e Controle inclusive o TCU estão de olho.
Pílulas do Pedro
Maceió à beira de uma epidemia sanitária. A proliferação e cães e gatos, famintos e doentes, nas ruas, tem preocupado autoridades médicas.
O presidente Lula precisa discursar menos e governar mais. Setores populares que o elegeu, começam mostrar inquietação.
PARA REFLETIR
Por um voto em branco, você está dizendo que tem uma consciência política, mas não concorda com qualquer um dos candidatos existentes.
A violência que assusta
A suposta tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump e o acirramento do antagonismo que se espalha pelo mundo, não só causam espanto, mas também o medo que descambe para uma onda de violência política, a qual o Brasil também não escaparia, tendo em vista do extremismo de muitos bolsonaristas fanáticos e tresloucados. O presidente Lula precisa ter muito cuidado e reforçar a segurança.
No Reino Unido, os seguranças do Rei Charles III também tiveram um susto na segurança durante uma visita à Jersey, uma ilha que fica entre a Inglaterra e a França, na última segunda-feira, dia 15. O casal real foi retirado às pressas e levado do local.
Proxonetas e prostitutas
Na atual legislatura, considerada a mais “contaminada” da história da Câmara dos deputados, quando a gente imagina que já viu tudo surge, sem o menor descaramento, mais uma excrecência, ressaltando o caráter geral da casa. O TSE puniu partidos políticos que fraudaram as eleições, praticaram crimes e embolsaram muita grana pública. Condenados pela mais alta corte eleitoral do país, sujaram a Democracia e em manobra macabra confrontam o Poder Judiciário, dão uma “banana” para o povo e revogam a decisão que lhes foi imposta. Não passam de “proxonetas” da vida pública e nós, o povo, as prostitutas.
Proxoneta - Quem mercadeja publicamente coisas de ordem moral: vendilhão da pátria, rufião, cafetão – (Dicionário Aurélio)
Renan e Alfredo
Ainda sobre a proposta em questão que coloca em jogo milhões de reais de dinheiro público que foram usados indevidamente por partidos políticos, que não destinaram os valores proporcionais para candidaturas de mulheres e pessoas negras nas eleições de 2022, apenas dois integrantes da bancada alagoana se pronunciaram contra. O coerente deputado Alfredo Gaspar e o senador Renan Calheiros que ressaltou:“O Senado não pode aceitar o inaceitável: anistia de 25 bilhões de multas, de irregularidades e parcelamento de dívidas. Seria premiar quem desrespeitou a lei eleitoral e punir quem obedeceu a mesma legislação. É antipedagógico.”, escreveu em suas redes sociais.
Heil Hitler!
O Candidato republicano a vice já teria comparado Trump a Adolf Hitler. J.D. chamou o ex-presidente de "idiota", "nocivo" e "repreensível" em um post publicado no Twitter e no Facebook, em 2016, e desenterrado por usuários algum tempo depois. O deputado estadual democrata Josh McLaurin, antigo colega de quarto de Vance, também divulgou o print de uma suposta mensagem recebida do republicano. "Eu oscilo entre pensar que Trump pode ser um babaca cínico como Nixon, que não seria tão ruim (e pode até ser útil) ou que ele pode ser o Hitler da América”. Mas quantos não chamaram Lula de ladrão e depois saíram em defesa de sua candidatura, como o vice daqui Geraldo Alckmin.
Eliane e Valões
O publicitário Felipe Valões sai a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió e para seu lugar foi nomeada a jornalista Eliane Aquino, até então a número 2 da Secom. Valões vai cuidar da campanha do prefeito JHC e sua substituta volta ao posto que ocupou na gestão de Rui Palmeira (segundo mandato). Profissional altamente capacitada, assume o cargo em momento crítico do órgão, que acumula uma dívida financeira muito alta, com veículos de comunicação e agências de propaganda, que vem se estendendo por duas gestões (Lininho Novaes e Felipe Valões), ambos não tiveram o apoio do prefeito para tocar a importante pasta. Se repetir com Eliane e eu a conheço de perto, ela devolve o “abacaxi azedo”.
Transparência do ministro
(BRASÍLIA) - O ministro Renan Filho tem muito o que comemorar em sua gestão que se destaca como uma das mais produtivas do governo Lula. O Ministério dos Transportes, aparece como o único que atende a todos os critérios da Controladoria Geral da União, no quesito transparência, segundo o painel da Lei de Acesso à Informação. Quando exerceu o cargo de governador de Alagoas o quesito transparência foi considerado um dos mais eficientes do país.
Pílulas do Pedro
A próxima eleição em Alagoas será uma das mais caras dom país. Quem não tiver dinheiro pra comprar votos não leva.
O prefeito de Maceió, JHC, precisa primeiro entregar a recuperação do Salgadinho, para ai anunciar o VLT.
PARA REFLETIR
“Não é a política que transforma homens em corruptos, é votar em bandidos que torna a política suja”.
PT perde, e atrapalha
Chamo de burrice consciente a atitude tresloucada do Partido dos Trabalhadores, em Alagoas, ao jogar fora a chance de se reerguer e sair do ostracismo e da pequenez em que se colocou nos últimos anos. Toda loucura tem endereço certo: o poder e o dinheiro (muito)que vai rolar do Fundo Partidário.
O candidato indicado, o “risonho” Ricardo Barbosa, se mostra sem destino nem vocação política, mas apenas de exibicionismo. Os apelos conscientes foram muitos, até o governador Paulo Dantas, tentou que o partido indicasse o vice do candidato do MDB (desde que não fosse RB). Terá uma votação vexatória e cinicamente, como sempre o faz, no segundo turno (se houver) pedir para entrar em busca de migalhas e cargos e benesses. Eles são assim, sempre
Os bons aeroportos
Dois aeroportos brasileiros estão entre os 10 melhores do mundo, segundo o ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira (9). O aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília, e o aeroporto Val-de-Cans, de Belém, ocupam a quinta e a nona posição, respectivamente. A edição de 2024 do ranking avaliou 239 aeroportos em 64 países, com base na opinião de 17,5 mil clientes. A pontuação, que varia de 0 a 10, considerou critérios como pontualidade, satisfação do cliente com os serviços gerais e qualidade das lojas e restaurantes. Na relação dos 20 melhores aeroportos do mundo aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Recife/ Guararapes, na 14a colocação, e o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/ Tancredo Neves, no 19º lugar.
Raposa cuidando de galinha
Auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) foram denunciados internamente pela suspeita de fraudarem certificações profissionais, com o objetivo de aumentar seus próprios salários em até 10%.
A Corte recebeu uma denúncia de que servidores que pediram aumentos fizeram os mesmos cursos para conseguir certificados, muitos com datas de conclusão no mesmo dia.
É para isto que servem os órgãos que devem fiscalizar a administração? Alagoas campeã de Emendas
(BRASÍLIA) -O estado de Alagoas é destacadamente o mais favorecido pelas emendas parlamentares da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.
Alagoas foi destino de 320 milhões de reais, endereçados às prefeituras e governo do estado. O total da verba da comissão, presidida pelo deputado José Rocha (União Brasil-BA), é de R$ 1,1 bilhão. Este valor recebido pelo Estado é superior à verba indicada pela mesma comissão para outros 19 estados da federação. (com informações da Folha de São Paulo).
Dissidência em Arapiraca
O jornalista e intelectual arapiraquense, Erick Bispo, é uma figura muito atuante na política e nos meios culturais da cidade e região. Foi secretário de Finanças no primeiro governo do prefeito Luciano Barbosa, quando realizou um eficiente programa de gestão e arrecadação, com seriedade e calcado nos valores e princípios da administração pública. Anda magoado com o caminhar da campanha de Barbosa e seu entorno. Os motivos são diversos e justificáveis.
Salgadinho e VLT
Se o prefeito JHC não entregar as obras do riacho Salgadinho concluídas até o final de seu mandato, o que não deve acontecer, vai escancarar as portas para que os adversários cobrem sua promessa não cumprida e transforme isso em pesadas e insistentes críticas – e não adianta dizer o quanto fez – o que valerá é que não fez. Quanto ao megaprojeto do VLT anunciado pelo prefeito e que o levará para a campanha, também sofrerá na pauta de denúncias, do seu principal opositor, que já prepara o script dos debates no que certamente dirá “mentiu em um e mente no outro”. Politica não é para amador.
Eles brigam, Maceió ganha
A nova forma que o governador Paulo Dantas e o prefeito e Maceió (JHC) encontraram para a disputa dos votos é inovadora e com certeza vai contribuir para muitos avanços na capital, principalmente nos bairros periféricos, nas grotas, onde o cuidado público não chegava até pouco tempo. São creches, escolas, equipamentos de saúde assistência social. Ninguém xinga ninguém, as famílias são poupadas e as comunidades ganham. Que bom que continuasse assim, mas logo chegarão os malditos marqueteiros com suas bagagens podres , cheias intrigas, inescrupulosas e destruidoras de reputações. Não que alguns não mereçam.
Pílulas do Pedro
Não é a primeira vez que sou confrontado sobre se eu atrelaria minha coluna a determinado grupo político ou econômico. Jogar fora mais de meio século de independência? Minha dignidade não está venda.
A compra e venda e votos em Maceió, está uma coisa afrontosa para o Tribunal Eleitoral. Nos gabinetes políticos, nas “missões se voluntários” nas periferias. Logo vão armar tendas no meio da rua.
PARA REFLETIR
A corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do povo.
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Costumo dizer que se nossos administradores públicos fossem submetidos a um exame, levariam “nota vermelha” em todos eles.
O princípio da impessoalidade é um dos mais aviltados, ao se ver gestores públicos nas redes sociais, feitos macacos se exibindo em busca de visibilidade.
Outro fato muito usual em festas públicas com grandes atrações, subir ao palco e ter seu nome anunciado pelos cantores, para a multidão, enganada com o “pão e circo”. Fazem e sabem que não serão punidos pelos órgãos de controle externo, que fingem nada ver. Isto é Brasil, minha gente.
Prêmio Guilherme Palmeira
O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza concurso, com a denominação “Prêmio Ministro Guilherme Palmeira”, em homenagem ao ilustre alagoano, que chegou a presidir a corte.
O evento vai premiar as seis melhores monografias relacionadas à solução consensual, que é uma forma de resolver controvérsias e prevenir conflitos. A premiação será dividida em duas categorias. A primeira é “Tribunais de Contas”, destinada a servidores das cortes de contas de todo o país. A segunda é a categoria “Sociedade Civil” e vai receber trabalhos de acadêmicos, servidores públicos e cidadãos.
Afonso Arinos, um exemplo
Vejo a movimentação política no processo de escolha de ministros dos Tribunais Superiores e altos cargos na administração, alguns como “pagamento” pelo apoio e pelos votos, raros pela meritocracia, faz-me lembrar de um único brasileiro que rejeitou o cargo de ministro do STF, Afonso Arinos, quando convidado, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Ao recusar disse: “eu participei de sua campanha, seria indigno aceitar o cargo”.
Mulheres não entram
A ampliação da representatividade feminina em espaços de decisão, o combate às desigualdades e a promoção da autonomia econômica das mulheres. Esses temas foram debatidos durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, encontro internacional legislativo dos países-membros do G20. A troca de experiências aconteceu aqui em Maceió,
O evento reuniu representantes de vários países e foi aberto com grane pompa, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, onde a figura principal foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A nota desafinada foi a expulsão de um grupo de mulheres, que pacificamente, protestavam, fora do recinto, contra o PL do estupro, com ação e intimidação de agentes policiais.
Entre títulos e comendas
Chama a atenção o fraco desempenho da Assembleia Legislativa na atual legislatura, considerada uma das piores já registradas. Com um plenário vazio de ideias e de temas importantes, não se percebe destacar nenhum dos parlamentares, entre os 27 que formam o parlamento alagoano. De resto, parece que a grande pauta se restringe a títulos honoríficos, comendas e cidadania.
O melhor do Brasil
Em todas pesquisas a nível nacional, o jovem prefeito de Recife, João Campos, se mostra com uma avaliação bem à frente dos demais gestores municipais em todo o país. Tem uma reeleição sem disputa e ainda conta com o apoio do presidente Lula, que vive se declarando ao carismático filho do ex-governador Eduardo Campos. Na mesma pesquisa entre os chefes de Executivos das capitais, o prefeito de Maceió, JHC ficou em 10º lugar.
Festejando a Cultura
A Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes está comemorando os seus 24 anos de fundação. É hoje, junto com a Fundação de Cultura, os dois únicos equipamentos privados que tem sustentado o papel cultural de Palmeira dos Índios, destruído pelo desgoverno do senhor Júlio Cezar, em quatro anos de uma administração caótica e cheia de suspeições. Sob a presidência da professora Isvânia Marques, a academia tem alcançado muitas conquistas e se situa como uma das mais bem avaliadas do Nordeste.
Etiqueta para magistrados
Vocês pensaram que vimos tudo? Segura essa então:
A Escola de Magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul, contratou um curso de etiqueta para seus novos juízes. Entre as lições da palestra “Etiqueta corporativa”, estava o “ABC da Mesa”, que ensinou a posição correta de pratos, copos e talheres na mesa.
A nota de empenho disponível no site do TRF-3 aponta que a empresa Moreno Produções Artísticas, de propriedade de Matarazzo, recebeu R$ 9.800. Muita falta de vergonha na fuça.
Pílulas do Pedro
O candidato forçado do PT sabe que fará um papel ridículo, mas pelo menos vai ter grana pra gastar e televisão para fazer graça.
Conheci um eleitor que me disse estar em três “cadastros”. É assim, eles enganam a gente e a gente os engana.
PARA REFLETIR
Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertolt Brecht)
Todos na farra do Gilmar
Realmente tinha razão o autor da frase, segundo se atribui ao ex-presidente francês, Charles de Gaulle, “o Brasil não é um país sério”. A cada dia nos deparamos com fatos e atos da política que nos mostra claramente esse fato.
Ao menos 160 autoridades da Justiça, dos governos estaduais, da gestão Lula (PT) e de outros órgãos públicos receberam aval para participar do 12º Fórum de Lisboa, evento capitaneado pelo ministro do STFGilmar Mendes que ficou conhecido como "Gilmarpalooza".
Os convidados do evento terão despesas pagas com recursos públicos. Dados de portais da transparência apontam gastos já realizados de ao menos R$ 450 mil para levar 30 dessas autoridades a Portugal, onde ocorre o encontro nesta semana. No ano passado o gasto público com o evento chegou a mais de R$ 1 milhão.
Agora, a vez do “Tigrão”
Pasmem! O Congresso Nacional está prestes a aprovar a liberação dos “jogos de azar” para todo o país, permitindo a abertura de Cassinos, jogos eletrônicos e até o “jogo do bicho”, hoje atuando de forma clandestina.Com a chegada dos cassinos e das “casas de jogos”, chegarão juntos os bicheiros, hoje contraventores, as máfias, como em todo o mundo e um número incalculável de jogadores compulsivos, viciados e promovendo um caos de quebradeiras financeiras, famílias estruídas, suicídios pelo desespero das dívidas, tal qual o miserável “tigrinho”, que está destruindo a vida de tantas pessoas , pelo vício e o desespero de perder todo seu dinheiro. A legalização dos jogos de azar, trará riqueza para alguns e tragédias para muitos.
Um PT pequeno e burro
O Partido dos Trabalhadores, em Alagoas, passa por uma crise entre seus membros que pode terminar diminuindo, ainda mais, o seu já encolhido tamanho.
Está jogando fora a sua chance de sobrevivência, indicando o vive de Rafael Brito (MDB), mas prefere se queimar na “fogueira da vaidade”, largando a sua única tábua de salvação.
No foco um candidato dele mesmo (Ricardo Barbosa), sem destino ou vocação política, forçando a barra para uma candidatura suicida, com o apoio do deputado Paulão, outro que quase não chega por falta devotos.
Tudo isso resvala pela vaidade e o olho grande para o robusto Fundo Partidário,
que vai trazer muita grana para o partido. Eles só pensam “naquilo”.
Tem boi na linha
Um vereador de Maceió, recebeu de presente um órgão do município, dentro do critério “é dando que se recebe”, fato corriqueiro da política de alianças. Tudo normal se não tivesse sido aberto “um balcão de negócios”, dentro do próprio órgão, buscando a operação captação de recursos financeiros para “Caixa de campanha” do tal vereador. A ordem está dada: quem entra não sai sem fechar um acordo paralelo. Voltarei ao assunto, com muitos detalhes.
Mobilidade para Maceió
O governador Paulo Dantas, tem destacado os esforços que seu governo está empenhado na busca para a melhoria da mobilidade urbana em Maceió e nos municípios da Região Metropolitana.
Com um plano de mobilidade passando pelos últimos ajustes, ele destacou que não medirá esforços para resolver os gargalos existentes no trânsito e na questão da acessibilidade da capital e seu entorno.
O governador tem encarado os graves problemas da mobilidade da capital com muita preocupação e fará tudo para buscar soluções, segundo declarou.
- Quero ver Maceió e região metropolitana com os melhores índices de mobilidade – acrescentou Paulo.
Debates Tio Jota x Tio Rafa
Nas eleições, que estão bem próximas, com certeza uma das boas atrações serão os debates entre os dois principais candidatos. Ambos “vendem” uma boa imagem pessoal e certamente receberão “treinamento intensivo” de seus marqueteiros, no papel de aparecer bem na televisão, vendendo suas propostas (se é que terão) ou apenas um atacando o outro e mostrando as mazelas de cada lado. Se partir para um debate de ideias, (o que é pouco provável) Rafael Brito (MDB) sairá na vantagem, se comunica bem e é articulado, não desprezando o prefeito que é “esperto” e tem tiradas estratégicas. Nenhum dos dois tem robustez cultural e preparo para grandes discursos, então quem ganhar vai ser no “grito”. Você aposta em quem?
Os velhinhos
(BRASÍLIA) - Deputados da Comissão de Legislação Participativa se comprometeram a lutar pela revogação de alguns dispositivos da reforma da Previdência, como a contribuição previdenciária de aposentados. A decisão foi tomada ao final da audiência púbica que discutiu com representantes de associações e sindicatos a exclusão de aposentados e pensionistas da política de reposição salarial. A proposta que está pronta para ser votada (PEC 555/06) acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. Além disso, a PEC unifica regras gerais, muda a base de cálculo e inclui critérios de incapacidade.
Pílulas do Pedro
Pesquisas são o retrato do momento e o momento pode não ser o mesmo amanhã. Cuidado!
Mosabelle Ribeiro caminha na liderança para a prefeitura de Palmeira. Tem história e tem raiz.
Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.